VMware Workstation 9 – Criar e Configurar Máquina Virtual

VMware Workstation 9 – Criar e Configurar Máquina Virtual

Neste tutorial vou mostrar como usar o software VMware Workstation 9 para criar uma nova máquina virtual (VM).

O VMware Workstation 9 pode ser baixado no site da VMware:

VMware Workstation 9 - Instalação

É necessário fazer um registro no site para poder efetuar o download do software, em versão de avaliação (o software é pago). Após baixá-lo e instalá-lo, vamos à criação de uma VM.

VMware Workstation 9 Download

 

1. Abra o software para ter acesso à sua interface.

VMware Workstation 9 Interface

2. No painel do lado direito, temos diversas opções, como criar uma nova máquina virtual, abrir uma VM existente, virtualizar uma máquina física, editar redes virtuais, atualizações de software, entre outras. Clique em “Create a New Virtual Machine” para criarmos uma nova máquina virtual:

VMware Workstation Criando Máquina Virtual

3. Será aberto o Assistente para novas Máquinas Virtuais. Marque a opção Custom (Advanced) para criarmos uma VM personalizada, e clique em Next:

VMware Workstation 9 - Criando Máquina Virtual

4. Na próxima tela é possível escolher o nível de compatibilidade do hardware virtual. Vou manter as configurações recomendadas e clicar em Next para prosseguir:

VMware Workstation 9 - Criando Máquinas Virtuais

5. Agora vamos inserir a mídia para instalação posterior do sistema operacional. Você pode usar um CD/DVD físico escolhendo a opção Installer Disc, ou uma imagem .iso com a opção Installer disc image file (iso), que é a opção que vamos escolher. Clique no botão Browse… para navegar no sistema de arquivos de seu computador e localizar a imagem iso desejada. Vou usar uma imagem do Ubuntu Linux 12.10 que possuo na minha máquina.

Será utilizada a opção Easy Install, na qual o próprio VMware Workstation irá preencher alguns dados durante a instalação do sistema, como nome de usuário e senha.

Também é possível deixar essa etapa para depois, escolhendo a opção I will install the operating system later. Clique em Next para prosseguir:

VMware Workstation 9 - Instalando o Ubuntu Linux

6. Preencha os dados requisitados – NOme completo, nome do usuário e senha. O que será pedido nesta tela vai depender muito do sistema operacional que foi selecionado na etapa anterior. Clique em Next.

VMware Workstation 9 - Instalação do Ubuntu Linux

7. Dê um nome para a máquina virtual, e especifique o local onde ela será salva. Clique em Next.

VMware Workstation 9 - Instalar Linux Ubuntu

8. Na próxima tela, configure o número de processadores virtuais e o número de núcleos de processamento por CPU. Clique em Next.

VMware Workstation 9 - Instalação de Máquina Virtual Ubuntu

9. Agora é a vez da Memória RAM. Configure a quantidade de RAM desejada para a máquina virtual (respeitando os limites de seu computador físico) e clique em Next

VMware Workstation 9 - Configurando memória RAM

10. Vamos agora escolher o tipo de rede a ser usada pela VM. Há quatro opções disponíveis:

  • Use bridged networking – A máquina virtual terá acesso direto à rede Ethernet externa, com seu próprio IP inclusive. É a opção recomendada.
  • Use network address translation (NAT) – A máquina virtual terá acesso à rede externa por meio do IP do computador hospedeiro (usada para compartilhar internet com a VM)
  • Use host-only networking – A máquina virtual só terá acesso à máquina hospedeira via rede privada virtual.
  • Do not use a network connection – Sem conexão de rede na máquina virtual.

Escolha a opção Use bridged networking e clique em Next.

VMware Workstation 9 - Configurando Rede

11. Agora selecione o tipo de controladora de disco a ser usada. Os tipos disponíveis são IDE e SCSI. Recomendamos sempre usar SCSI, a nçao ser quando não disponível. Clique em Next.

VMware Workstation 9 - Controladora de Disco SCSI

12. Vamos agora configurar o disco rígido virtual a ser usado. Como ainda não temos nenhum, vamos criá-lo. Selecione a opção Create a new virtual disk e clique em Next.

WMware Workstation 9 - Criando Disco Rígido Virtual

13. Escolha o tipo de HD virtual – de acordo com o tipo de controladora instalada. Marque SCSI e clique em Next.

VMware Workstation 9 - Disco SCSI

14. Agora especifique a capacidade do disco rígido virtual. Vou usar os 20 GB recomendados. Não marque a opção Allocate all disk space now pois isso irá alocar os 20 GB de uma vez, tomando muito tempo no processo e desperdiçando espaço do disco físico da máquina hospedeira. Deixe as outras opções como estão, e clique em Next.

VMware Workstation 9 - Discos virtuais

15. Na próxima tela, especifique o local onde o HD virtual será salvo. Vou deixar o local padrão (pasta do VMware Workstation). Clique em Next.

VMware Workstation 9 - DIsco vmdk

 

16. Quase tudo pronto. Ainda é possível alterar ou acrescentar alguns itens de hardware clicando no botão Customize Hardware. Clique nesse botão para ver as opções disponíveis:

VMware Workstation 9 - Sumário de Hardware

17. É possível alterar todosos parâmetros de hardware já configurados, e acrescentar outros, como mais placas de rede virtuais, controladoras de discos, HDs, drives de DVD, placa de som, controladoras USB, etc.

VMware Workstation 9 - Customize Hardware

 

18. Clique no botão Add… e veja quais itens de hardware podemos escolher para adicionar, como por exemplo uma nova interface de rede. Como não vamos adicionar mais nenhum item de hardware nesse tutorial, cancele a operação e clique em Close para fechar a tela Customize Hardware:

VMware Workstation 9 - Adicionar Interface de Rede

 

19. Tudo pronto. Vou desmarcar a opção Power on this virtual machine after creation para que a máquina virtual não seja inicializada logo após ter sido criada. Clique em Finish para finalizar o processo.

VMware Workstation - FInalizar Configuração de Hardware

20. Aí está a máquina virtual criada. Você ainda pode alterar seu hardware clicando na opção Edit virtual machine settings, ou pode inicializá-la para começar a instalação do sistema operacional clicando em Power on this virtual machine. Tudo pronto agora! Note que o sistema operacional ainda deve ser instalado para que seja possível suar a máquina virtual.

VMware Workstation 9 - Máquina Virtual Ubuntu Linux criada

 

É isso aí! Assista agora ao vídeo da Bóson Treinamentos que detalha todo o processo descrito acima:

Sobre Fábio dos Reis (1338 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em VMware Workstation 9 – Criar e Configurar Máquina Virtual

  1. Ótimo tutorial e graças a sua página que consegui achar a pasta virtualizada quando criei uma máquina virtual com Ubuntu.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*