Gpg4Win – Criptografia com OpenPGP e S/MIME no Windows

Gpg4Win – Apresentação e Instalação

Gpg4win é um pacote de software livre para Windows que permite que os usuários possam transmitir e-mails e arquivos de forma segura por meio do uso de técnicas de criptografia e assinatura digital, implementando o pacote GnuPG (GPG) no Windows, permitindo assim o uso do padrão OpenPGP.

O Gpg4win suporta dois padrões de criptografia muito importantes, o OpenPGP e o S/MIME (ou x.509), sendo a forma de distribuição oficial do GnuPG para Windows, mantido pelos próprios desenvolvedores do GnuPG.

Esse pacote possui vários componentes:
– GnuPG, que é a ferramenta de criptografia em si
– Kleopatra, um software gerenciador de certificados para o OpenPGP e S/MIME
– GPA, um software gerenciador de certificados alternativo
– GpgOL, que é um plugin para versões 32 bits do Microsoft Outlook 2003-2013
– GpgEX, um plugin para o Windows Explorer, para realizar a criptografia de arquivos
– Claws Mail, um cliente de e-mail leve e bastante prático.
– Gpg4Win Compêndio – Um guia de uso do software bem completo e que traz noções sobre criptografia, assinaturas digitais e outros tópicos relevantes.

Baixar o Gpg4Win

O site do projeto Gpg4Win é o www.gpg4win.org, e logo na página inicial você encontrará um botão para fazer o download do software:

Gpg4Win - Criptografia - website

Baixe o pacote clicando nesse botão. A versão mais recente do software, na data em que este artigo foi escrito, é a versão 2.2.5, um pacote com aproximadamente 30 MB de tamanho.

Gpg4Win - Criptografia - download

Instalação do Gpg4Win

Após baixar o software, vamos proceder à sua instalação. Clique duas vezes sobre o arquivo baixado para executá-lo, e clique então em “Sim” na caixa de diálogo do Controle de Conta de Usuário:

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Escolha o idioma a ser usado durante a instalação e clique em OK:

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Será aberto o assistente para instalação do software. Leia as informações na janela e clique no botão “Seguinte” para prosseguir:

Gpg4Win - Criptografia - instalação - OpenPGP

Aceite o contrato de licença clicando em Seguinte:

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Na tela seguinte, escolha os complementos a instalar. O único obrigatório é o próprio GnuPG. Recomendo instalar também, no mínimo, o gerenciador de chaves Kleopatra, o GpgEX e o Compêndio. Após marcar as opções desejada, clique em Seguinte:

Gpg4Win - Criptografia - instalação - componentes

Escolha o local da instalação – geralmente, deixamos o local padrão mesmo, e nesse caso basta clicar em Seguinte:

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Selecione também as opções de instalação – no caso, onde serão criados atalhos para o programa. Vou deixar marcado apenas Menu de Início. Clique em Seguinte:

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Agora, aceite o nome indicado para a pasta do Menu Iniciar, e clique em Instalar para realizar a instalação dos pacotes:

Gpg4Win - Criptografia - instalação

A aguarde enquanto os softwares são instalados:

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Se você selecionou o cliente de e-mail Claws Mail, será perguntado se você deseja torná-lo o cliente de e-mail padrão de sua máquina. Note o erro de tradução na caixa de diálogo – aparece “defeito” onde deveria aparecer “padrão” (“default” em inglês). Clique em Sim ou Não conforme seu desejo.

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Instalação Completa. Clique em Seguinte para prosseguir.

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Clique em Terminar para fechar o instalador do Gpg4Win.

Gpg4Win - Criptografia - instalação

Muito bom. Temos agora o sistema de criptografia instalado em nosso computador. No próximo artigo vamos mostrar como criar as chaves pública e privada usado o gerenciados de certificados Kleopatra.

Parte 02: Criar um certificado OpenPGP com o Kleopatra

Sobre Fábio dos Reis (1329 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*