Cisco Packet Tracer – Adicionando Linhas de Grade

Adicionando Linhas de Grade no Packet Tracer

Quando criamos digramas de rede usando o software Cisco Packet Tracer, é muito comum desejarmos manter os elementos de rede (switches, roteadores, hosts) alinhados entre si na tela. Porém, o programa não possui uma função específica para alinhá-los automaticamente. Mesmo assim, podemos fazer o alinhamento manual, arrastando os elementos até as posições desejadas. Para facilitar essa tarefa, você pode inserir linhas de grade no fundo do diagrama – mais precisamente, uma figura de fundo (background) contendo linhas de grade, de tamanhos variáveis.

Para ativar o background no Packet Tracer pressione a combinação de teclas Shift + i, o que abrirá a caixa de diálogo “Set Background Image“, mostrada a seguir:

Cisco Packet Tracer - Adicionando Backgound Image

Alternativamente, você pode clicar no botão “Set Tiled Background” para abrir a caixa de diálogo na tela principal do Packet Tracer, como mostra a figura a seguir:

Cisco Packet Tracer - Set Tiled Background

Após abrir a caixa de diálogo, desça sua barra de rolagem até o final, e você verá algumas opções de imagem de fundo quadriculadas (em grid), com diversos tamanhos de fundos quadriculados, como podemos ver na ilustração a seguir:

Packet Tracer - Imagem em Grid

Selecione o fundo desejado, marque a opção “Display Titled Background Image” e clique no botão “Apply” para aplicar a imagem de fundo ao seu diagrama de rede, como mostrado a seguir (selecionei um background de 25 x 25 pixels):

Cisco Packet Tracer - Imagem de Fundo em Grid

 

Veja na figura a seguir meu diagrama de rede simples com o background quadriculado (em grid), que facilitará bastante o alinhamento manual dos elementos na tela:

Cisco Packet Tracer - Linhas de Grade (Grid)

Para retirar o background após o alinhamento dos componentes do diagrama, acesse novamente a caixa de diálogo “Set Background Image” com as teclas Shift + i, marque a opção “Use Original Image” e clique no botão “Apply“. O fundo de tela em grid será removido, deixando os elementos na tela alinhados:

Cisco Packet Tracer - Imagem em Grid no fundo

Se necessário, você pode dar zoom no diagrama para efetuar o alinhamento dos elementos com mais facilidade, usando os atalhos de teclado Ctrl + i (aumentar zoom) e Ctrl + u (diminuir zoom).

É isso aí! Elementos alinhados em nosso diagrama de rede do Packet Tracer. Até a próxima!

Sobre Fábio dos Reis (1298 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*