Dicionários em Python – Ordenação por chaves; método keys() e função sorted – parte 03

Dicionários em Python – Ordenação por chaves; método keys() e função sorted

Nesta parte 03 da lição sobre Dicionários em Python, veremos como realizar a ordenação por chaves, com usar o método keys() e também a função sorted.

Em Python, é possível ordenar um dicionário pelas chaves utilizando o método keys() e a função sorted().

Método keys() em Python

O método keys() retorna uma lista com as chaves do dicionário. Por exemplo:

# Obter uma lista com as chaves do dicionário
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
chaves = dicionario.keys()
print(chaves)

Neste exemplo, a variável chaves recebe uma lista com as chaves do dicionário dicionario, que são ‘nome’, ‘idade’ e ‘cidade’.

Função sorted() em Python

A função sorted() pode ser utilizada para ordenar uma lista em ordem crescente ou decrescente. Para ordenar um dicionário pela chave, basta utilizar o método keys() em conjunto com a função sorted(). Por exemplo:

# Ordenar um dicionário pela chave
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
chaves_ordenadas = sorted(dicionario.keys())
for chave in chaves_ordenadas:
    print(chave, dicionario[chave])

Neste exemplo, estamos ordenando as chaves do dicionário de nome dicionario em ordem alfabética utilizando a função sorted(). Em seguida, estamos percorrendo as chaves ordenadas utilizando um laço for e imprimindo cada chave juntamente com o valor correspondente.

Além disso, é possível ordenar um dicionário pela chave em ordem decrescente, adicionando o parâmetro reverse=True na função sorted(). Por exemplo:

# Ordenar um dicionário pela chave em ordem decrescente
dicionario = {'nome': 'João', 'idade': 25, 'cidade': 'São Paulo'}
chaves_ordenadas = sorted(dicionario.keys(), reverse=True)
for chave in chaves_ordenadas:
    print(chave, dicionario[chave])

Neste exemplo, estamos ordenando as chaves do dicionário dicionario em ordem alfabética decrescente utilizando a função sorted(). Em seguida, estamos percorrendo as chaves ordenadas utilizando um laço for e imprimindo cada chave juntamente com o valor correspondente.

Em resumo, é possível ordenar um dicionário pela chave utilizando o método keys() e a função sorted(). Essas operações podem ser úteis em diversas situações, como por exemplo para imprimir as informações de um dicionário em ordem alfabética ou para realizar alguma outra operação que dependa da ordem das chaves.

Sobre Fábio dos Reis (1197 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*