Operações Aritméticas simples no Octave

Operações Aritméticas simples no Octave

O GNU Octave é um software / linguagem extremamente poderoso para computação numérica de alta complexidade. Mas, para realizar cálculos avançados usando esta aplicação precisamos primeiramente saber como fazer cálculos simples – mais especificamente, como realizar aritmética simples no Octave.

O Octave possui operadores aritméticos para as principais operações aritméticas, similares aos encontrados em outras linguagens de programação. A tabela a seguir mostra esses operadores, com seus símbolos e operações que realizam. Note que para o cálculo do resto da divisão inteira – operação de módulo – em vez de um operador simples é empregada uma função – mod().

Operador ou Função Aritmética
Operação
+ Soma
Subtração
* Multiplicação
/ Divisão
mod(a,b) Módulo de a por b
^ Exponenciação

Os operadores podem ser aplicados diretamente sobre valores escalares, arrays, variáveis e outros tipos de objetos. Vejamos alguns exemplos de cálculos bem simples usando esses operadores aritméticos no GNU Octave:

1 – Soma e subtração de valores

>> a = 10;
>> b = 12;
>> c = 3;
>> a + b - c
ans = 19
>> a - b - 1
ans = -3

Sem segredos aqui. Podemos somar e subtrair valores diretamente (escalares) ou armazenados em variáveis.

2 – Multiplicação e divisão de valores

>> a = 3;
>> b = 5;
>> f = 4;
>> a * b
ans = 15
>> f / b
ans = 0.80000
>> b * f / a
ans = 6.6667

Perceba que a divisão retorna um número de ponto flutuante sempre que ao menos um dos operandos seja de ponto flutuante, ou que o resultado obtido o seja. Se ambos os operandos forem números inteiros, e a divisão resultar em resultado inteiro, o dado não será retornado como ponto flutuante, mas sim, inteiro,

3 – Módulo (resto da divisão)

>> d = 9;
>> e = 2;
>> f = 3;
>> d / e
ans = 4.5000
>> mod(d,e)
ans = 1
>> d / f
ans = 3
>> mod(d,f)
ans = 0

A função mod(a,b) toma dois argumentos,a  e b, e retorna o resto da divisão inteira de a por b.

5 – Exponenciação no Octave

>> a = 2;
>> b = 5;
>> c = 10;
>> b ^ a
ans = 25
>> a ^ c
ans = 1024
>> c ^ a ^ b
ans = 10000000000
>> 3 * c ^ a
ans = 300
>> 1 / b ^ c
ans = 0.00000010240
>> format rat
>> 1 / b ^ c
ans = 1/976562

Note que executamos o último exemplo duas vezes: uma co o formato de exibição normal, e outra precedendo a operação aritmética com o comando format rat, que permite exibir o resultado de um cálculo no formato racional (números fracionários). Para voltar a exibir os resultados no modo de exibição normal (decimal), basta executar o comando format short:

>> format short

É isso aí! Na próxima lição vamos explorar algumas funções matemáticas muito úteis no Octave, incluindo funções trigonométricas, logarítmicas, cálculo de raízes, de arredondamento e outras. Até!

 

 

Sobre Fábio dos Reis (1376 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*