Daimler testa um Caminhão Autônomo em estradas na Alemanha

A Daimler testa um Caminhão Autônomo em estradas na Alemanha

Você já deve ter lido bastante a respeito de carros autônomos, como o do Google e da BMW/Baidu. Mas não só carros de passeio serão auto-dirigíveis – a Daimler, fabricante de veículos alemã, responsável por marcas como a Mercedes-Benz, está testando uma linha de caminhões autônomos, tendo realizado um teste em um Autobahn entre as cidades de Denkendorf e Stuttgart, semana passada.

Esse caminhão autônomo é um Mercedes-Benz Actros equipado com um sistema inteligente chamado de Highway Pilot (HP). O Highway Pilot funciona de forma similar ao piloto automático de um avião, de modo que o caminhão pode se dirigir a si próprio, deixando o motorista (humano) livre para desempenhar funções como monitorar o trânsito e, se necessário, assumir o volante em situações específicas.

Highway Pilot - Mercedes-Benz Caminhão autônomo

O teste foi monitorado pelo membro da Daimler Dr. Wolfgang Bernhard e pelo ministro-presidente do estado de Baden-Württemberg, Winfried Kretschmann.

O caminhão inclui também um radar montado na sua parte dianteira e uma câmera estéreo, além de sistemas assistivos como controle de cruzeiro adaptativo.

De acordo com Kretschmann, “Sistemas de direção autônomos e parcialmente autônomos indicam que uma nova era de mobilidade está surgindo. Ela marca um importante passo em direção a mais inteligência e, acima de tudo uma utilização mais eficiente da infra-estrutura disponível”

Entre as vantagens de se utilizar um sistema autônomo em caminhões estão o fato de que o sistema não sofre fadiga, como um motorista, e também será possível reduzir emissões de CO2, auxiliando desta forma a minimizar o impacto no meio ambiente.

Assista no vídeo abaixo a uma demonstração do sistema Highway Pilot em ação:

Ainda de acordo com Kretschmann, o governo de Baden-Württemberg tem planos para criar uma pista de testes para veículos autônomos e semi-autônomos, aberta para qualquer tecnologia que seja potencialmente efetiva, e que necessite ser testada em estradas públicas. Além disso, “Ela também se destina a promover o desenvolvimento do quadro jurídico para a direção autônoma “, disse Kretschmann.

Assim, para que a tecnologia Highway Pilot possa ser de fato disponibilizada no mercado nos próximos anos, os legisladores alemães terão de aprovar legislações que a permitam.

Fonte: PCMag

Sobre Fábio dos Reis (1195 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*