Baidu e BMW planejam lançar carro autônomo na China

Baidu e BMW planejam lançar carro autônomo na China

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a empresa de tecnologia chinesa Baidu planeja lançar um carro autônomo (que se dirige sozinho) em parceria com a BMW até o final do ano.

As empresas anunciaram um projeto de carro autônomo no ano passado, guiando carros de teste por estradas em Pequim e Xangai, na China. O carro a se lançado será um protótipo para testar a maturidade da tecnologia desenvolvida pelo Baidu, que permitirá ao carro se dirigir sozinho, mas ainda contará com controles humanos.

Porém, ao contrário do Google, que também vem desenvolvendo carros autônomos, o Baidu não deseja criar um carro que possa substituir completamente a figura do motorista, mas sim, de acordo com Kai Yu, Chefe de Aprendizagem Profunda (Deep Learning) da empresa, uma tecnologia que “auxilie os motoristas em vez de substitui-los”.

Qual das empresas trará um veículo autônomo para o mercado primeiro? Difícil saber – teremos de esperar para ver.

Baidu - Carro autônomo com a BMW

A empresa chinesa de tecnologia Baidu criará um carro autônomo em parceria com a BMW

Hoje, o Google possui 23 carros Lexus RX450v dirigindo em estradas públicas, e mais nove protótipos de veículos autônomos em pistas de testes. A empresa vem realizando testes em veículos autônomos desde 2009.

A chinesa Baidu possui seu próprio serviço de mapeamento de dados – u pré-requisito para projetos de robótica automotiva – e investiu 10 milhões de dólares em uma empresa startup de serviços de mapas da Finlândia chamada IndoorAtlas em setembro do ano passado. O Baidu tem investido pesadamente em pesquisas sobre IA (inteligência artificial), incluindo Machine Learning (Aprendizagem de Máquina), e tecnologias de Visão de Computador para carros e outros sistemas robóticos, em competição direta com o Google.

E você, andaria em um veículo autônomo do Baidu?

Fonte: The Guardian

Sobre Fábio dos Reis (1382 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

5 Comentários em Baidu e BMW planejam lançar carro autônomo na China

  1. Será que já vem com Antivírus por padrão? kkkkk

  2. kkkkkk Até o carro n consegue se livrar da Baidu!

  3. Wilson Andrade // 22/06/2015 em 17:10 // Responder

    Já não confio muito nesse carros autônomos… Ainda mais se forem da Baidu. Tá louco?

  4. Vai travar no meio da rua e deixar mais lento o trânsito.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*