Mac OS X – Resetar a senha de Administrador perdida

OS X – Resetar a senha de usuário admin perdida

Pode acontecer de você esquecer a senha do usuário admnistrador do seu computador (geralmente seu próprio usuário) e, neste caso, você não conseguirá mais acessar seus arquivos e programas – a não ser que exista outro admin no mesmo computador.

O que fazer neste caso? Formatar e reinstalar o sistema? Não.

É possível resetar uma senha e criar uma nova mesmo sem lembrar da senha atual. Para isso, siga o procedimento descrito a seguir. Nota.: O procedimento foi testado no OS X Yosemite, mas deve funcionar normalmente em outras versões. Caso tenha alguma dificuldade, deixe uma mensagem ao final do artigo.

Procedimentos:

Primeiramente, vamos dar Boot na Partição de Recuperação. Para isso, reinicie o computador no drive de recuperação clicando no menu da maçã -> reiniciar. Pressione e segure a combinação de teclas Command + r no teclado durante o processo de inicialização e aguarde o carregamento da tela de Utilitários do OS X, que você pode ver abaixo:
 
Tela de Utilitários - Mac OS X
 
Não clique em nada nesta tela. O que precisamos está no Menu Utilitários. Clique neste menu e então selecione o item Terminal.
 
Menu Utilitários - Abrir terminal no OS X
 
Digite o comando a seguir no terminal e pressione enter:
# resetpassword
 
Será aberta a tela Redefinir Senha. Selecione o Volume do HD na parte superior da janela com um clique (o meu é “Big Mac”), e então selecione o usuário cuja senha precisa ser resetada no menu drop-down. Digite a nova senha no campo “Introduza uma nova senha para este usuário” e repita-a no campo “Introduza novamente a nova senha para este usuário” para confirmar. Você pode, opcionalmente, entrar com uma dica de senha na caixa “Digite uma dica de senha nova para este usuário“. Clique em Salvar:
Resetar senha do usuário no Mac OS X
 
Será exibida uma janela confirmando que a senha de início de sessão foi redefinida para o usuário selecionado:
 
Senha redefinida - Mac OS X
 
Clique em OK para fechar essa caixa de diálogo. Agora vá ao menu da Maçã novamente e clique em Reiniciar para efetuar o boot de volta no sistema, já com a nova senha.
Efetue o logon. Provavelmente você verá a tela a seguir, que traz uma mensagem dizendo que “O sistema não pôde desbloquear suas chaves de início de sessão“:
 
Chaves de Sessão Mac OS X
 

Isso significa que você terá de inserir a senha das chaves sempre que um aplicativo solicitar a autenticação, que normalmente é fornecida por essas chaves. Porém, é bem provável que você tenha realizado os procedimentos descritos neste artigo oprque se esqueceu da senha padrão – e por este motivo, não poderá fornecê-la quando solicitado. Neste caso, será necessário apagar a chave e criar uma nova. Para isso, clique no botão “Criar Novas Chaves” nesta caixa de diálogo. (se você clicar em “Atualizar Senha das Chaves” será solicitada a senha antiga, o que não deve resolver seu problema).Se ainda tiver dúvidas sobre o processo de alteração das chaves, acesse a página de suporte da Apple

 
É isso aí! Agora você pode usar seu sistema normalmente com sua senha de usuário admin recuperada. Até a próxima!

 

Sobre Fábio dos Reis (1333 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

11 Comentários em Mac OS X – Resetar a senha de Administrador perdida

  1. Pedro Portella // 19/04/2016 em 9:48 // Responder

    Parabéns pelo site! Vocês me ajudaram muito! Obrigado pela grande ajuda!! Abraço

  2. Olá, estou com muita dificuldade em três níveis:
    1. Certamente apaguei acidentalmente arquivos referentes ao logon de administrador, tentei resolver por este tutorial, mas não rolou. Trava após toda barra carregada no início da sessão;
    2. O Recovery seria a recuperação, pois é… está protegida/lock;
    3. O El Capitan, aparentemente não tá afim, precisa de um tempo pra pensar na nossa relação: pois “não está disponível temporariamente. Tente mais tarde” – devo estar meio sem dormir há uns dois dias…
    Sei lá…
    Se tiverem uma luz, agradeço e pago o próximo chopp.
    Até jazz.

  3. Muuuuuiiiiitooooo obrigada!!!!!! Um beijinho

  4. Eu reinicio e seguro as teclas comand +R porém não faz nada … já tentei pelo Comando +S Mas todos os comandos q me passaram não dá certo ..

  5. Fiz o procedimento, mas na tela de redefinir senha, no “volume que contém a conta do usuário” não aparece o disco de inicialização, porque ele está bloqueado esperando a senha (que eu não me lembro). Ou seja, não consigo redefini-la porque é como se não tivesse a opção de usuário pra clicar. Alguém me ajuda?

  6. David Joveth // 09/05/2018 em 9:47 // Responder

    Ola! fiz todos os procedimentos, mas na tela de redefinir senha, no “volume que contém a conta do usuário” não aparece o disco de inicialização, e nem sequer aparece o utilizador. ou seja, não consigo redefini-la porque é como se não tivesse a opção de usuário pra clicar. Alguém me ajuda?

  7. ernani pereira // 27/09/2018 em 4:10 // Responder

    Obrigado pela grande amigo! Sua dica foi imensamente importante para solução do meu problema. Deus te recompense!

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Como converter uma conta de usuário comum para administrador via terminal do Mac OS X - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*