Como Formatar um pendrive ou HD Externo no Mac OS X

Formatando pendrives e HDs Externos no OS X

Neste tutorial vamos mostrar os procedimentos necessários para efetuar a formatação de um pendrive ou HD externo no Mac OS X. Para garantir compatibilidade completa em sistemas Mac é importante formatar essas mídias usando o sistema de arquivos Mac OS extendido (HFS+). No geral, quando adquirimos um pendrive ou HD externo comum, ele vem formatado com algum sistema de arquivos compatível com Windows, geralmente o antigo sistema FAT ou o NTFS.

É claro que o OS X é capaz de ler esses sistemas de arquivos, porém se você não planeja utilizar a mídia em um sistema Windows, e pretende apenas utilizá-la em Macs, é recomendável formatá-las com o sistema de arquivos adequado – mesmo porque em alguns casos isso é obrigatório, como ao usar o Time Machine ou ainda ao criar discos bootáveis (de instalação do sistema).

Vamos aos procedimentos. Vou utilizar um pendrive de 16 GB como demonstração. Lembre-se de que o processo irá apagar todos os dados de seu dispositivo removível, por isso certifique-se de ter efetuado backup de dados importantes.

Formatação de um pendrive ou HD externo

1. Conecte o pendrive ou HD externo a uma porta USB do seu Mac. Também funcionará caso seu dispositivo seja conectado a uma interface Thunderbolt ou Firewire.

2. Abra o Utilitário de Disco a partir do Launchpad, como mostra a figura a seguir:
Formatar pendrive com o sistema de arquivos OS X

3. Com o Utilitário de Disco aberto, selecione do lado esquerdo da tela o dispositivo que será formatado. Cuidado para não selecionar o HD interno de seu computador!
Formatar pendrive com o sistema de arquivos OS X

4. Com o dispositivo selecionado, clique na guia Apagar no lado direito da tela:
Formatar pendrive com o sistema de arquivos OS X

5. Na parte central da tela, clique no menu drop-down que aparece ao lado de Formato, e selecione a opção Mac OS Expandido (Reg. Cronológico).
Mac Os X Expandido - Registro Cronológico

6. Logo abaixo, na caixa Nome, entre com um nome para identificação do dispositivo. Eu utilizei o nome ElCapitan, pois vou utilizar esse pendrive em outro momento para criar um disco de boot do sistema:
Formatar HD externo no iMac

7. Clique no botão Apagar… na parte inferior esquerda da tela. Irá aparecer uma caixa de diálogo com a pergunta “Tem certeza de que deseja apagar o disco “NOME DO DISCO”?. Clique no botão Apagar nessa caixa para prosseguir com a formatação.
Formatar HD externo no iMac

8. Aguarde enquanto o dispositivo é formatado. Formatar um pendrive ou HD externo pode levar um tempo variável, dependendo da capacidade da mídia.
Formatar HD externo no iMac e Mac Pro

9. Processo finalizado com sucesso! Seu dispositivo está formatado com o sistema de arquivos HFS+. Agora é só utilizar o dispositivo formatado com o sistema de arquivos da Apple – lembrando que não será possível ler seu conteúdo a partir de um computador com Windows. Porém computadores que possuam o Linux instalado conseguirão ler normalmente o conteúdo de seu dispositivo.

 

 

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Como criar um pendrive de instalação do OS X El Capitan - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*