Como clonar um pendrive no Mac OS X com o utilitário dd

Clonar um pendrive no Mac OS X com dd

Neste tutorial vou mostrar como clonar um pendrive (ou HD externo) no OS X por meio do utilitário dd, na linha de comandos. O procedimento é simples, e envolve apenas alguns passos (porém, que podem ser relativamente demorados).

Procedimentos

Primeiramente, conecte o pendrive a ser copiado e também o pendrive de destino na máquina (ou os HDs externos). O pendrive de destino (que irá receber os dados) deve ser de tamanho igual ou maior do que o pendrive de origem dos dados.

Abra o terminal e digite o comando a seguir para descobrir os caminhos dos pendrives (arquivos de dispositivos):

diskutil list

Será exibida uma lista de dispositivos montados (conectados) ao seu computador, como podemos ver a seguir:

Utilitário dd e diskutil no Mac OS X

Note que os pendrives foram identificados como /dev/disk1 e /dev/disk2 ("BÓSON", que será o drive de origem, e "KINGSTON", que é o destino). O disco /dev/disk0 é meu HD interno, onde o sistema está instalado - você pode conferir isso facilmente consultando a coluna SIZE, que traz os tamanhos das partições listadas.

Clonando os pendrives com dd

Agora vamos executar o utilitário dd para realizar a clonagem. Sua sintaxe é como segue:

sudo dd if=/dev/pendrive_origem of=/dev/pendrive_destino conv=notrunc

Em nosso exemplo, o comando será:

sudo dd if=/dev/disk1 of=/dev/disk2 conv=notrunc

Pode ser que seja solicitada uma senha para prosseguir com a operação - digite a senha de seu próprio usuário, e pressione enter. Aguarde enquanto a clonagem é realizada.

ATENÇÃO: tome extremo cuidado ao digitar o comando de clonagem, para não inverter a ordem dos pendrives / HDs. Caso sejam invertidos, você perderá todo o conteúdo do dispositivo que pretendia copiar.

Após o término do processo de clonagem, devemos desmontar os pendrives. Usaremos o comando unmountDisk para realizar esse procedimento, cuja sintaxe pode ser vista a seguir:

diskutil unmountDisk /dev/[pendrive]

onde [pendrive] é o arquivo de dispositivos correspondente ao pendrive. Em nosso exemplo, devem ser emitidos os comandos como segue (um para cada dispositivo):

diskutil unmountDisk /dev/disk1
diskutil unmountDisk /dev/disk2

Problemas

Eventualmente pode ser exibido um erro com a mensagem "Resource Busy". Para contorná-lo, é necessário desmontar o volume USB correspondente, porém sem ejetar a mídia. Para realizar essa operação, abra o Utilitário de Disco do Mac, selecione o volume desejado no painel do lado esquerdo da janela, e clique em "Desmontar".

Recomendado: Como copiar arquivos no Mac OS X usando o terminal de comandos

 

Sobre Fábio dos Reis (1176 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*