Questionário de Lógica de Programação com respostas

25 questões de Lógica de Programação com respostas

Neste post trago um questionário de Lógica de Programação e Algoritmos, contendo 25 questões de múltipla escolha sobre tópicos variados dentro do assunto, como variáveis, tipos de dados, condicionais, arrays, laços de repetição e muitos outros.

No final da página há um gabarito com as respostas das questões para você avaliar seu conhecimento no assunto, e assim descobrir quais pontos precisa estudar melhor ou revisar.

Bom questionário!

Questões

1 – Como podemos definir um Algoritmo?
 
  1. Sequência de comandos ordenados, infinitos e ambíguos que são empregados para executar uma tarefa.
  2. Sequência de instruções ordenadas, infinitas e não-ambíguas que são empregadas para executar uma tarefa.
  3. Sequência de instruções ordenadas, finitas e não-ambíguas que são empregadas para executar uma tarefa.
  4. Sequência de comandos ordenados, infinitos e não-ambíguos que são empregados para executar uma tarefa.
  5. Sequência de comandos desordenados, infinitos e não-ambivalentes que são empregados para executar uma tarefa.
 
2 – Qual dos seguintes itens possui apenas tipos válidos usados em lógica de programação (tipos primitivos)?
 
  1. Inteiro, Temporal, Caractere, Double
  2. Booleano, Real, Inteiro, Irracional
  3. Inteiro, Booleano, Tipografia, Double
  4. Inteiro, Booleano, Caractere, Double
  5. Temporal, Triple, Caractere, Double
 
3 – Observe atentamente o algoritmo a seguir:
 
var
   num : inteiro
início
   num <- 1
   enquanto (num <= 10) faca
     escreval (num)
     num <- num += 0
   fimenquanto
   se (num > 10) entao
     escreva(num)
   fimse
fimalgoritmo
Esse algoritmo possui um erro.
Que erro é esse?
 
  1. Loop Truncado
  2. Loop Infinito
  3. Erro de Compilação
  4. Bloco SE sem SENAO
  5. Declaração das Variáveis
 
4 – Quais são todos os estados possíveis que um tipo lógico pode assumir?
 
  1. Verdadeiro, Duvidoso
  2. Falso, Duvidoso, Verdadeiro
  3. Incerto, Certo
  4. Verdadeiro, Falso
  5. Verdadeiro, Errado
 
5 – Observe a tabela-verdade a seguir e responda:
 
Operando A Operando B Resultado
F F F
F V V
V F V
V V V
 
A qual operação lógica essa tabela-verdade se refere?
 
  1. AND
  2. XOR
  3. NOT
  4. NAND
  5. OR
 
6 – Qual dos seguintes itens é melhor representado por um valor constante em um algoritmo?
 
  1. Salário de um Funcionário
  2. Valor da Temperatura no final de semana
  3. Valor matemático de Pi
  4. Distância da Terra à Lua
  5. Velocidade de um carro em movimento
 
7 – É possível ordenar valores numéricos já armazenados em um vetor de números decimais?
 
  1. Não, somente é possível ter valores em ordem se os valores forem inseridos em ordem
  2. Sim, mas somente se os números forem inteiros. Números decimais não podem ser ordenados
  3. Sim, mas para isso é necessário usar um algoritmo para ordenação de vetores
  4. Vetores não permitem o armazenamento de números decimais, somente números reais
  5. Não, não é possível ordenar valores já armazenados em um vetor em nenhuma hipótese
 
8 – O que representa a ilustração a seguir?
 
Questões de lógica de programação
 
  1. Array Unidimensional de 3 posições, de nome N
  2. Array Bidimensional de 4 posições, sem nome
  3. Vetor Bidimensional de 4 posições, com nome não atribuído
  4. Array Unidimensional de 4 posições, de nome N
  5. Vetor Quadridimensional, de nome N
 
9 – Quais são os tipos de arrays que podemos empregar na criação de algoritmos?
 
  1. Unidimensional (linha), Bidimensional (vetor), Tridimensional (cubo)
  2. Dimensional (com dimensões), Adimensional (sem dimensões), Paradimensional (com e sem dimensões)
  3. Unidimensional (vetor), Bidimensional (quadrado), Tridimensional (esfera)
  4. Unidimensional (vetor), Bidimensional (matriz), Tridimensional (cubo)
  5. Unidimensional (ponto), Bidimensional (matriz), Tridimensional (campo)
10 – Quais dos itens a seguir apresentam apenas nomes de variáveis que são válidos? (marque mais de uma resposta)
 
  1. nome Aluno, nota2, CEP, RuaNumero
  2. nomeAluno, 2nota, CEP, RuAnUmErO
  3. nomeAluno, nota2, CEP, RuAnUmErO
  4. nomeAluno, nota2, CEP, Rua+Número
  5. AlunoNumero, nota00002, cep, ruaComNumeroDaCasa
 
11 – Observe atentamente o algoritmo a seguir:
 
para CONTA de 1 ate 9 faca
 para CONTB de CONTA + 1 ate 10 faca
   se VET[CONTA] > VET[CONTB] entao
    AUX < -VET[CONTB]
    VET[CONTB] <- VET[CONTA]
    VET[CONTA] <- AUX
   fimse
 fimpara
fimpara
 
O que esse algoritmo faz exatamente?
 
  1. Realiza busca binária em um array
  2. Compara valores usando estrutura condicional SE
  3. Realiza busca sequencial em um array
  4. Ordena os elementos de um array
  5. Insere elementos em uma lista de valores
 
12 – O que é Compilação?
 
  1. Comandos contidos no código-fonte são executados à medida em que são traduzidos, sendo necessária a interpretação toda vez que se quiser rodar o programa.
  2. Tradução do código-fonte em um ou mais arquivos que podem ser armazenados e executados quantas vezes se desejar, sem necessitar de nova compilação.
  3. Junção de comandos do código-fonte em um arquivo empacotado para distribuição por um meio específico para instalação do programa.
  4. Execução das instruções contidas em um script contendo o código-fonte, de forma sequencial.
  5. Organização do código-fonte em uma pasta contendo arquivos em ordem alfabética
 
13 – Precisamos de um vetor (array unidimensional) para armazenar 15 valores numéricos relativos aos salários de funcionários de uma empresa.
Qual das seguintes instruções pode ser empregada para esse fim em um algoritmo?
 
  1. salarios : vetor [0..15] de real
  2. salarios : vetor [1..15] de numeros
  3. salarios : vetor [0..14] de salario
  4. salarios : vetor [0..14] de inteiro
  5. salarios : vetor [0..14] de real
 
14 – Qual dos seguintes itens mostra um laço for (para) escrito corretamente?
 
  1. para (con = 1; con < 10; con–) { instruções }
  2. para (con = 10; con >= 1; con++) { instruções }
  3. para (con = 10; con < 10; con–) { instruções }
  4. para (con = 1; con <= 10; con++) { instruções }
  5. para (con == 10; con > 1; con–) { instruções }
 
15 – O que significam, respectivamente, os símbolos de fluxograma a seguir?
 
Questões de lógica de programação
 
  1. Entrada / Saída, Processo, Decisão
  2. Decisão, Início / Fim, Repetição
  3. Entrada / Saída, Repetição, Decisão
  4. Decisão, Processo, Entrada / Saída
  5. Processo, Decisão, Repetição
 
16 – O que é uma Variável?
 
  1. Local na memória CMOS do computador empregado para armazenar de forma temporária os dados que são utilizados pelo programa.
  2. Valor que varia conforme passa o tempo, sendo sempre modificado conforme o programa vai sendo executado.
  3. Estado lógico de uma constante, que pode variar entre verdadeiro e falso
  4. Local na memória RAM do computador utilizado para armazenar temporariamente dados que são utilizados pelo programa.
  5. Valor armazenado em locais variáveis no computador, como HD, RAM ou Memória Cache.
 
17 – Qual das seguintes afirmações sobre arrays (vetores) é verdadeira?
 
  1. Podemos acessar todos os elementos individuais de uma array por meio de uma posição de índice, começando sempre em 1.
  2. Um array é uma estrutura que pode armazenar uma série de elementos de dados de mesmo tipo.
  3. Um array é uma estrutura que permite armazenar até 10 elementos de dados, sempre do mesmo tipo
  4. Podemos acessar os elementos individuais de uma array por meio de uma posição de índice, começando em A.
  5. Um vetor é uma estrutura bidimensional que pode armazenar uma série de elementos de dados de tipos diferentes.
 
18 – Observe o fluxograma a seguir e responda:
 
Fluxograma condicional em lógica de programação
 
Que tipo de estrutura de decisão está sendo empregada?
 
  1. Decisão Condicional Simples
  2. Decisão Condicional Composta
  3. Decisão Condicional Encadeada
  4. Decisão Condicional Complexa
  5. Decisão Condicional Aninhada
 
19 – Como funciona um laço while (enquanto)?
 
  1. Um laço while repete o bloco de código associado enquanto um teste lógico realizado retornar falso.
  2. Um laço while não repete o bloco de código associado enquanto um teste lógico realizado retornar verdadeiro.
  3. Um laço while repete o bloco de código associado um número de vezes específico, determinado em sua declaração.
  4. Um laço while espera enquanto o usuário não pressiona uma tecla para decidir qual caminho tomar no fluxo do algoritmo
  5. Um laço while repete o bloco de código associado enquanto um teste lógico realizado retornar verdadeiro
 
20 – Para que serve o operador aritmético de módulo (%)?
 
  1. Operador que realiza cálculo de porcentagens
  2. Realizar cálculos aritméticos de investimentos
  3. Retornar o módulo matemático (valor absoluto)
  4. Calcular o resto de uma divisão inteira
  5. Calcular o retorno de uma função variável
 
21 – Qual a diferença entre os operadores lógicos E (AND) e OU (OR)?
 
  1. AND retorna V apenas se todas as expressões de entrada forem verdadeiras, e o OR retorna V se ao menos uma delas for verdadeira
  2. OR retorna V apenas se todas as expressões de entrada forem verdadeiras, e o AND retorna V se ao menos uma delas for verdadeira
  3. AND retorna F apenas se todas as expressões de entrada forem verdadeiras, e o OR retorna F se ao menos uma das expressões de entrada for verdadeira
  4. AND retorna F apenas se todas as expressões de entrada forem verdadeiras, e o OR retorna F se todas as expressões de entrada forem verdadeiras
  5. OR retorna V apenas se todas as expressões de entrada forem falsas, e o AND retorna V se ao menos uma delas for verdadeira
 
22 – Qual dos seguintes é um operador de concatenação de strings válido?
 
  1. +
  2. *
  3. ;
  4. ” “
 
23 – Observe abaixo a sintaxe de uma estrutura condicional ESCOLHA-CASO:
 
escolha (opção) {
    caso valor1:
        comandos a executar
        pare
    caso valor2:
        comandos a executar
        pare
    caso valor3:
        comandos a executar
        pare
    caso contrario:
        comandos-padrão
}
 
Para que serve exatamente a instrução pare que aparece em alguns dos casos?
 
  1. Para parar de executar os comandos do caso selecionado
  2. Para parar a comparação dos próximos valores com a opção
  3. Para encerrar o programa
  4. Para pular a execução do caso atual e realizar o loop
  5. Nenhuma das opções anteriores
 
24 – Para que serve uma biblioteca?
 
  1. Para que os usuários possam consultar e tomar emprestados livros de assuntos variados
  2. Para que os programadores possam consultar a documentação da linguagem com facilidade
  3. Uma biblioteca é um programa que permite escrever e testar código-fonte, também conhecida como IDE.
  4. Para modularizar o desenvolvimento de estruturas de comparação e repetição
  5. Uma biblioteca é um arquivo que organiza código pré-definido para o uso em aplicações
 
25 – O que representa a ilustração abaixo?
 
Quiz de lógica de programação para estudantes
 
  1. Uma planilha do Excel
  2. Uma tabela de banco de dados
  3. Um vetor de 16 posições
  4. Uma cartela de bingo
  5. Um array de duas dimensões (matriz)
 
Como será que você se saiu? Confira a seguir o gabarito com as respostas corretas para cada questão do quiz.
 

RESPOSTAS

  1. C
  2. D
  3. B
  4. D
  5. E
  6. C
  7. C
  8. D
  9. D
  10. C, E
  11. D
  12. B
  13. E
  14. D
  15. D
  16. D
  17. B
  18. B
  19. E
  20. D
  21. A
  22. A
  23. B
  24. E
  25. E

Espero que você tenha ido bem. Se precisar revisar ou aprender algum tópico relacionado, não deixe de consultar os artigos de Lógica de Programação aqui do blog, ou ainda o Curso Completo de Lógica de Programação em vídeo no canal do YouTube da Bóson Treinamentos em Tecnologia.

 
Sobre Fábio dos Reis (1192 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

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