Como declarar e usar Constantes em Java
Constantes em Java
Neste tutorial vamos trabalhar um conceito muito importante e útil em programação em java (e outras linguagens, certamente): as Constantes.
Uma constante é um tipo especial de variável cujo valor, uma vez definido no código, não pode mais ser alterado durante a execução do programa.
Declaramos uma constante em Java usando a palavra-chave final, como mostram os exemplos a seguir:
public static final int TAXA = 20; public static final float TAM_MIN = 20.50;
O código acima declara duas constantes, TAXA e TAM_MIN, contendo os valores imutáveis 20 e 20.50, respectivamente. Vejamos o que significam a palavras public, static e final:
public significa que as constantes estarão disponíveis (serão acessíveis) em todo o código do projeto
static indica que somente existirá uma cópia da constante compartilhada entre todas as instâncias de classe (o valor da constante será o mesmo não importa onde e quantas vezes apareça no código).
A palavra final significa que o valor atribuído não poderá ser alterado após a inicialização do elemento – ou seja, se torna um valor constante.
Regras para nomeação de constantes
Para nomear uma constante em Java, precisamos seguir algumas regras, listadas a seguir:
- Deve conter apenas letras, _ (underline), $ ou os números de 0 a 9
- Deve obrigatoriamente se iniciar por uma letra, _ ou $
- Não podemos usar palavras-chave da linguagem
- O nome deve ser único dentro de um escopo
Boa prática: Declarar sempre uma constante usando apenas letras maiúsculas, e em caso de palavras compostas, separá-las com um underline (_)
Exemplos de nomes de constantes
Válidos:
- NOME_CLIENTE
- TELEFONE_1
- PRECO_$
Inválidos:
- 1Telefone
- Nome Cliente
- $PRECO
Código de exemplo
public class constantes { public static final double LARGURA = 10.0; public static void main(String[] args) { double compr = 25.0; double res = calculaArea(LARGURA, compr); System.out.println("A área é: " + res); } private static double calculaArea(double largura, double comprimento) { return largura * comprimento; } }
Em nosso código de exemplo declaramos uma constante de nome LARGURA, do tipo double, que conterá o valor 10.0. Esse valor não poderá ser alterado durante a execução do programa.
Portanto, ao invocarmos o método calculaArea() devemos informar o valor da largura passando a constante LARGURA e o valor de uma variável chamada de compr, que armazena um valor de comprimento. Assim, a área sempre será calculada com a mesma largura, variando apenas o comprimento usado no cálculo.
Escreva um comentário