Livros do mês – Junho / 2017 – Elon Musk, Comunidades Virtuais, Física de Partículas, Python

Livros do Mês – Junho/17

Hoje inicio uma nova série de artigos aqui no blog, nos quais vou comentar sobre os livros que li durante o mês da postagem. Como sabem, sou um ávido leitor, não só de livros técnicos, mas também de diversos outros assuntos, pois acredito que obter conhecimento em várias áreas, mesmo que não muito aprofundado, nos permite ter uma visão muito melhor sobre o mundo e nossas vidas.

Esse conhecimento pode ser de extrema importância em vários momentos de nossas vidas, nos ajudando a tomar decisões, descobrir novas formas de pensar, aumentar a produtividade no trabalho e nos estudos, e até mesmo fazer novos amigos e melhorar nossos relacionamentos.

Ler é uma das melhores atividades que uma pessoa pode realizar – possui custo baixo (se usarmos bibliotecas, livros emprestados e leituras online, comprando livros esporadicamente), e é um de meus passatempos preferidos.

Costumo iniciar a leitura de novos livros todo início de mês (às vezes na segunda quinzena), e tento sempre terminá-los antes do fim do mês em questão, de modo a me manter organizado e motivado a iniciar novas leituras sempre.

Bem, vamos à lista de livros que li no do mês de Junho / 2017:

1 – Elon Musk – Como o CEO Bilionário da Spacex e da Tesla Está Moldando Nosso Futuro – Ashlee Vance

Biografia de Elon Musk -Tesla e Space X

Elon Musk é o homem responsável por empresas como o sistema de pagamentos PayPal, a fabricante de automóveis elétricos Tesla Motors, a empresa de exploração espacial SpaceX e a Solarcity, entre outros projetos inovadores e futuristas.

Ele se tornou milionário após a venda do PayPal, e desde então tem se dedicado e investido sua fortuna nesses e em outros projetos, que parecem saídos de livros de ficção científica – mas são bem reais.

A biografia, muito bem estruturada e pesquisada, conta a história de Musk desde sua infância, na África do Sul, até os dias de hoje, e se foca principalmente na SpaceX, empresa fundada por Musk e que hoje presta serviços à NASA, entre outros.

2 – A Arte das Comunidades Virtuais – Construindo a Nova Era de Participação – Jono Bacon

Livro A Arte das Comunidades Virtuais, de Jono Bacon

Jono Bacon é um conhecido engenheiro de software e escritor especializado em Linux e Open Source, que trabalhou na equipe do projeto KDE, na Canonical, GitHub e na XPrize.

Também já escreveu para diversas publicações, como as revistas Linux User and Developer, Linux Format, Linux Magazine e MacFormat.

Nesta obra, Bacon nos mostra como criar e gerenciar comunidades virtuais, abordando tópicos como o desenvolvimento de objetivos e metas para a comunidade, distribuição de tarefas entre os membros, o uso de ferramentas e de infraestrutura adequada para esse tipo de trabalho, como divulgar e fazer a comunidade crescer, e como administrar conflitos entre os membros, entre outros assuntos importantes.

Como, em certa medida, administro comunidades virtuais – canal do YouTube da Bóson Treinamentos em Tecnologia e blogs diversos, encontrei muita informação extremamente útil neste livro para me auxiliar nos processos envolvidos, algumas das quais já aplico e outras que pretendo colocar em prática ao longo do tempo.

3 – Your Money or Your Life: 9 Steps to Transforming Your Relationship with Money and Achieving Financial Independence – Vicki Robin, Joe Dominguez, Monique Tilford

Your money or your life-  livro educação financeira

Quem me conhece pessoalmente sabe que costumo ler muitos livros sobre educação financeira e investimentos. Acredito que todo profissional na área de tecnologia deveria fazer o mesmo, pois é muito comum trabalharmos em formatos diferentes do CLT convencional, como freelancers, PJ ou até mesmo fazendo “bicos”, e nessas horas um conhecimento mais aprofundado de finanças pessoais pode fazer uma grande diferença na forma como gerenciamos nossas contas.

Este livro, basicamente, nos mostra como trocamos nosso tempo livre por dinheiro, por meio do trabalho, e como dar o devido valor ao dinheiro ganho, para que seja possível economizar e evitar gastos desnecessários e supérfluos no dia-a-dia, pois afinal cada real gasto significa uma fatia de tempo que tivemos (ou ainda teremos) de trabalhar pelo dinheiro utilizado. E nem sempre vale a pena!

O livro também traz informações importantes sobre como viver gastando menos (frugalismo), economizar dinheiro por meio de hábitos salutares (sem ser pão-duro!), investir o dinheiro economizado para gerar riqueza no futuro, e ainda diminuir o consumo insano que é tão prejudicial ao meio ambiente.

4 – Python Succintly – Jason Cannon

Livro de Python - Succintly

Vez por outra leio alguns livros sobre assuntos que já conheço, pois acredito que sempre é possível aprender um pouquinho mais, ou enxergar as coisas sob uma ótica diferente.

É o caso deste livro, no qual o autor ensina o básico da linguagem Python, de forma sucinta e com muitos exemplos práticos bem elucidativos. Entre os assuntos abordados estão Variáveis, Condicionais, Funções, Listas, Dicionários, Tuplas, Manipulação de Arquivos e Módulos.

E o melhor sobre esse livro é que ele é gratuito para download a partir do link na figura acima (requer um cadastro rápido, que dá acesso a dezenas de outros títulos).

5 – Particle Physics – Brian R. Martin

Livro Particle Physics - Brian R. Martin

Particle Physics é um livro que faz parte da série “Beginner´s Guides‘, um conjunto de livros introdutórios sobre diversos assuntos, incluindo física, astronomia, evolução, genética e outros.

Neste livro, o autor explica, de forma simplificada e com pouquíssimo uso de matemática, o modelo padrão de física de partículas, incluindo informações sobre instrumentos de medição e detecção, aceleradores de partículas, o LHC (Large Hadron Collider), Eletrodinâmica Quântica, Forças de interação entre as partículas, quarks, neutrinos, diagramas de Feynman, além de um glossário abrangente no final da obra. 

Vocês deve estar se perguntando “mas porque você está lendo sobre esse assunto, Fábio?”

Bem, como explicado aqui, gosto muito de física, e esse assunto me fascina. Além disso, o conhecimento de física de partículas (e de física quântica básica) me ajuda a entender – e explicar – a teoria de semicondutores (em eletrônica) com maior profundidade.

Esse é um livro recomendado para iniciantes e interessados no assunto.

É isso aí! Essas foram as obras que li neste mês e finalizei. Mês que vem tem mais. Até!

 

Sobre Fábio dos Reis (1332 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Livros do mês – Junho / 2017 – Elon Musk, Comunidades Virtuais, Física de Partículas, Python

  1. Joao Sir Lord Baltimore // 02/08/2017 em 23:53 // Responder

    Caraca, muito bom o seu site. Se por acaso voce der aulas de astronomia com a mesma metodologia e didatica que vc usa nos seus videos, pode ter certeza que o curso seria um sucesso. Parabens. (Desculpe a falta de acentuacao, mas estou em um notebook novo, e com a pendencia de configurar o teclado no ubuntu 🙂 e nao podia deixar de parabenizar pelo site.)

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*