Porque o nome “Bóson Treinamentos”?

Porque você escolheu o nome “Bóson Treinamentos”?

Logotipo da Bóson Treinamentos em Tecnologia

Olá pessoal!

Este artigo  é um pouco diferente dos demais, por não se tratar de um tutorial técnico ou notícia de tecnologia. Vou responder a uma questão que há anos desperta a curiosidade do pessoal que me acompanha por aqui e no YouTube. Com frequência as pessoas me fazem essa pergunta:

“Porque você resolveu escolher o nome ‘Bóson‘ para batizar seu projeto de treinamentos em tecnologia gratuitos?” 

Bem, o motivo não é complicado. Sempre fui um grande fã de matérias como química e física, e queria tomar emprestado um termo proveniente de uma dessas disciplinas para nomear o canal do YouTube e o blog associado. Por exemplo, no passado trabalhei durante alguns anos como PJ (Pessoa Jurídica), e tive uma empresa que se chamava Pulsar Consultoria. Em Astronomia,  um Pulsar é um tipo especial de estrela, uma estrela de nêutrons (ou anã branca) que gira em torno do próprio eixo em alta velocidade, emitindo um feixe de radiação eletromagnética.

Quando eu estava criando a Bóson, pensei em usar outro termo astronômico como nome. A primeira ideia que me veio à mente foi a palavra Quasar, que é um tipo de objeto celeste (núcleo galáctico ativo de extrema luminosidade). Mas uma rápida busca no Google revelou que esse nome era amplamente usado, por empresas, projetos, produtos e outros websites. Resolvi, então, pensar em outros nomes.

Um Quasar

Concepção artística de um Quasar – By ESO/M. Kornmesser – http://www.eso.org/public/images/eso1122a/, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15700804

Não foi fácil. Toda palavra que eu pensava em usar, já estava em uso em muitos lugares. Fiz lista de nomes e passei dias procurando. Pensei em inventar palavras, mas nada aceitável me veio à mente. Usar, como nome de seu site, um termo que já é amplamente utilizado por outros não é uma boa ideia, principalmente do ponto de vista de SEO (Search Engine Optimization), além é claro da possibilidade de alguém não gostar muito e me acionar legalmente por conta do nome.

O Bóson de Higgs

Isso foi em meados de 2013. Um pouco antes, em 04 de julho de 2012, uma nova partícula elementar da matéria fora descoberta no acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider / Grande Colisor de Hádrons), e em  14 de março de 2013 o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) confirmou que se tratava, com alta probabilidade, do Bóson de Higgs, uma partícula elementar prevista em 1964 mas até então nunca encontrada experimentalmente. Desta forma, o Modelo Padrão de Partículas (Standard Model) se completou.

Esse fato foi amplamente noticiado pela imprensa especializada, e também pela imprensa comum, e me chamou a atenção. Pensei: “Tá aí – um nome ainda relativamente desconhecido das pessoas. Vamos ver o que aparece nas buscas do Google“.

O Bóson de Higgs

Modelo Padrão de Partículas Elementares. Qualquer dia vou escrever sobre esse assunto, que é fascinante! By MissMJ – Own work by uploader, PBS NOVA [1], Fermilab, Office of Science, United States Department of Energy, Particle Data Group, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4286964

A busca não retornava praticamente nada a não ser alguns papers científicos mais antigos, as notícias do momento e mais alguns poucos sites com referências a respeito. Havia (ainda há) uma empresa americana que usava a palavra Boson (em inglês, portanto sem acento) em seu nome. E mais nada. Então, resolvi que era um ótimo termo a usar para batizar meu projeto de vídeos e tutoriais gratuitos, pois ainda era um termo desconhecido – mas não por muito tempo.

Desta forma, dei nome à Bóson Treinamentos em Tecnologia. Pergunta respondida e curiosidade saciada!

Mas ainda há uma outra pergunta que me fazem com frequência: “O que levou você a criar a Bóson Treinamentos?”

Essa pergunta é mais difícil de responder, pois envolve muito mais do que um simples nome. Vou respondê-la no próximo artigo.

Até!

 

 

Sobre Fábio dos Reis (1356 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

11 Comentários em Porque o nome “Bóson Treinamentos”?

  1. César Augusto // 03/06/2017 em 23:27 // Responder

    Parabéns, Fábio! Eu acompanho desde 2013, onde eu havia começado um Curso Técnico em Redes de Computadores. Entusiasmado,saí fazendo pesquisa na net de sites e vídeos onde poderia aprender. As aulas de Redes e de Hardware básicas foram amplamente usadas por mim e colegas meus naquela época e até hoje, em outro Curso que já estou terminando.

  2. Cassia Alves // 24/06/2017 em 16:34 // Responder

    Ola Fabio, gostaria de parabeniza-lo pelo canal e por compartilhar gratuitamente seu conhecimento. Com certeza ajuda muitos profssionais a se desenvolverem.

    Eu nao conhecia seu canal e na busca de um material sobre SQL Server achei seu canal no youtube, curioso que nunca o vi o u li nenhum artigo seu na rede, mas aover sua foto falei é o Fabio.
    Acredito que seja você mesmo que morava e estudava em Niteroi, acho que estudamos juntos talvez na escola Balthazar Bernardino e se não me falha.a memória você tambem fazia o curso de inglês da professora Elvira.

    Trabalho na área de TI há muitos anos e precisamos nos atualizar constantemente.

    Grande abraco!

  3. Cassia Alves // 24/06/2017 em 16:35 // Responder

    Parabéns excelente canal e site.

  4. Cassia Alves // 24/06/2017 em 16:40 // Responder

    Fabio, acesei seu canal por acaso no youtube e quando vi a foto falei é o Fabio.
    Nossa você morava em Niteroi e estudou no Balthazar Bernardino com a Renata, Maria Fernanda e Helen?

    Acho que tambem fazia o curso de inglês ESSCI da professora Elvira.

    Parabens por compartilhar seu conhecimento, com ceteza ajuda muitos profissionais de TI como eu.

    Grande abraco.

  5. Cássia Alves // 29/06/2017 em 17:32 // Responder

    Fabio, por acaso você é de Niterói?

  6. carlos pereira flores // 19/08/2017 em 12:00 // Responder

    Parabéns Fábio, sou estudante de Redes de Computadores da Fatec Bauru e seus vídeos tem tirado muitas dúvidas e me trás um aprendizado enorme.

  7. carlos pereira flores // 19/08/2017 em 12:03 // Responder

    Parabéns Fábio, sou estudante de Redes de Computadores da Fatec Bauru e seus vídeos tem tirado muitas dúvidas e me trás um aprendizado enorme.

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Livros do mês - Junho / 2017 - Elon Musk, Comunidades Virtuais, Física de Partículas, Python - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*