Instalação do MakuluLinux, distribuição africana baseada em Debian e Ubuntu Linux

Como instalar o MakuluLinux

Neste tutorial vamos apresentar e instalar a distribuição Makululinux, uma distro baseada em Debian e Ubuntu muito completa, desenvolvida na África do Sul.

A palavra “Makulu” significa “Grande Chefe” no idioma Zulu (falado na África do Sul, Zimbábue, Lesoto, Malawi, Moçambique e Suazilândia), e fala muito a respeito dessa distribuição – realmente, como vocês verão, uma distribuição com inúmeros recursos e bastante funcional.

O Makulu traz uma grande quantidade de pacotes e codecs pré-instalados no sistema, o que torna a experiência out-of-the-box do usuário muito tranquila e facilitada.

Entre as principais características do Makulu estão:

Steam pré-instalado – basta se logar em sua conta do Steam e começar a jogar seus jogos preferidos. Fácil demais – e funciona inclusive em máquinas virtuais, caso queir apenas testar

O Wine também vem pré-instalado, de modo que você pode instalar e rodar suas aplicações Windows favoritas rapidamente e com muita facilidade.

Traz o pacote Kingsoft Office, uma suíte de escritórios que traz “a cara” do pacote Office da Microsoft, de modo que usuários iniciantes irão se adaptar com facilidade ao seu uso no Linux.

Além disso, temos o Makulu Constructor, uma ferramenta de construção incorporada, que permite criar rápida e facilmente um snapshot (instantâneo) do seu sistema completo e salvá-lo em um arquivo ISO, o qual pode então ser reinstalado em outro compiutador! Inclusive, o iso do Cinnamon que vamos instalar foi compilado com essa mesma ferramenta, demonstrando o quão fiuncional ela é. Portanto, você pode personalizar seu sistema como bem entender, e então criar sua própria versão dele, salvar em imagem ISO e instalar quantas vezes quiser em outras máquinas.

O Makululinux possui versões com os seguintes ambientes de desktop:

  • Aero (Interface com a cara do Windows, incluindo Menu Iniciar)
  • Cinnamon
  • KDE
  • Unity
  • LXFCE
  • XFCE

Neste tutorial vou instalar o Makululinux com a interface Cinnamon, mas os procedimentos são os mesmos para as demais versões. As características dessa versão são:

  • Baseada no Debian Testing
  • Kernel 3.16.xx64
  • Makulu Constructor
  • Suporta sistemas EFI e não-EFI
  • Requer CPU de 64 bits
  • Firewall e Antivírus incorporados
  • Secure Boot
  • Interface Cinnamon 2.2.16

O download da imagem ISO pode ser feito aqui, e mais informações sobre a distribuição podem ser obtidas no website oficial (MUITA informação mesmo!).

Bem, vamos à instalação.

Instalando o Makululinux

Após baixar a imagem ISO desejada e queimar um DVD (ou criar uma máquina virtual), inicie o sistema para começar o processo de instalação do MakuluLinux:

Iniciando o MakuluLinux

 

Aguarde enquanto o sistema Live é inicializado. Após a inicialização será apresentada a área de trabalho do MakuluLinux, como a seguir:

Makululinux Desktop Live

 

Clique no ícone Install MakuluLinux do lado esquerdo da tela para iniciar o instalador do sistema. Assim que o instalador for aberto, você poderá selecionar o idioma a ser utilizado. Selecione Português – Brasil e clique em Forward:

Makululinux - Idioma Portugês do Brasil

 

Na tela seguinte, selecione a cidade onde você vive, clicando no mapa-múndi mostrado, para ajustar o Fuso Horário do sistema. Clique em Forward logo após.

Ajustando o Fuso Horário (Timezone) no Makululinux

 

Na sequência, ajuste o mapa de teclas de acordo com o seu teclado, e teste-o digitando alguma coisa na caixa de textos na parte inferior da tela. Clique em Forward para prosseguir:

Teclado - Mapa de Teclas no Makululinux Cinnamon Linux

Na tela seguinte, preencha os campos requisitados para criar um novo usuário no MakuluLinux, incluindo sua senha e uma figura (foto) e identificação. Aproveite e configure um nome para o computador também (hostname). Clique em Forward para prosseguir com a instalação:

Criar usuário no Makululinux Cinnamon

 

Logo após, uma caixa de mensagens aparecerá dizendo que não foi encontrada uma tabela de partições no disco rígido, e perguntando se você quer que o instalador crie as partições para você. Clique em Yes para aceitar:

Particionar disco no Makululinux Cinnamon

 

O sistema irá, por padrão, criar duas partições: /dev/sda1 e /dev/sda2. Caso queira, você pode alterar esse esquema de particionamento clicando no botão Edit Partitions. Eu vou aceitá-lo, então apenas clicarei em Forward.

Particionar e Formatar HD no Makululinux Cinnamon

 

Na tela seguinte será perguntado se queremos instalar o Gerenciador de Inicialização GRUB, e onde o queremos instalar. Aceite o padrão (/dev/sda) e clique em Forward:

Instalar GRUB no MakuluLinux Cinnamon

 

A próxima tela mostra um sumário do que será feito durante a instalação do sistema. Se houver algum problema, volte e corrija-o. Se estiver tudo de acordo com o desejado, clique no botão Apply para iniciar a instalação do MakuluLinux:

Sumário da instalação do MakuluLinux Cinnamon

 

E agora aguarde enquanto o sistema é instalado:

Instalando o Linux Makululinux Cinnamon

 

Após o término da instalação, aparecerá uma caixa de mensagens perguntando se voc~e quer reiniciar o computador para usar o novo sistema. Clique em Yes para aceitar a sugestão e reiniciar a máquina:

Finalizando a instalação do Makululinux Cinnamon

 

Aguarde enquanto o sistema é reiniciado. Após a reinicialização, você verá a tela abaixo, onde deve selecionar a opção Boot from local drive e pressionar Enter no teclado para inicializar a máquina a partir da instalação recém-completada:

Iniciando o Makululinux

 

Aguarde enquanto o sistema é inicializado. Após alguns instantes, você terá acesso á tela do Gerenciador de Sessão. Selecione seu nome na caixa de usuários, digite sua senha e clique no botão Log in para entrar no sistema:

Login no Makululinux Cinnamon

 

Parabéns! Sistema instalado com sucesso – veja a área de trabalho do MakuluLinux:

Desktop Cinnamon no MakuluLinux

Agora é só explorar o sistema e se divertir com todos os recursos que o MakuluLinux traz.

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

6 Comentários em Instalação do MakuluLinux, distribuição africana baseada em Debian e Ubuntu Linux

  1. Baixar e testar esse novo S.O. valew Fabio..

  2. vc acha que vale a pena instalar esse sistema no pc.

    • Acho que sim Brando, para testar e também para usar no dia-a-dia. Mas talvez seja legal instalar em uma máquina virtual primeiro para ver se você gosta do MakuluLinux e também para explorar as ferramentas disponíveis e descobrir se ele atende às suas necessiadades. Abraço!

  3. Olá a todos! Um pequeno problema no makulu. Mesmo instalando e selecionando a opção português do Brasil e testando o teclado, após a instalação ele continua não acentuando. Como resolver isso?

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*