Comando users – Imprimir nomes de usuários logados no Linux

Comando users

O comando users no Linux é utilizado para imprimir no terminal os nomes dos usuários logados no momento no host (máquina). Os nomes são impressos em uma única linha, separados por espaços, sendo que cada nome corresponde a uma sessão de login, o que significa que se um usuário tiver mais de uma sessão de login aberta, seu nome aparecerá mais de uma vez na saída do comando.

Sintaxe:

users [opções] [arquivo]

As opções disponíveis são:

–help
Mostra a ajuda do comando e sai
–version
Mostra informações sobre a versão do comando e sai

 

Se não for especificado um [arquivo], serão extraídas as informações contidas no arquivo de sistema /var/run/utmp. É comum o uso do arquivo /var/run/wtmp em vez do /var/run/utmp.

Exemplo:

$ users

Comando users no Linux

A saída do comando executado mostra que o usuário fabio está logado no momento no host. Seu nome aparece duas vezes pois ele realizou dois logins – um na GUI e outro no terminal.

Comandos relacionados: id, w, who

 

Sobre Fábio dos Reis (1197 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

1 Comentário em Comando users – Imprimir nomes de usuários logados no Linux

  1. Ezequiel Sousa // 06/11/2020 em 22:24 // Responder

    Boa noite. Estou com um problema na impressão onde ao usar qualquer comando para exibir usuários logados, acaba que mostrando mais de um usuário logado na tela, com mesmos nomes de login. Sabe como poderei resolver esse bug?

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*