Como instalar o pacote AdoptOpenJDK no Linux Debian

Como instalar o pacote AdoptOpenJDK no Linux Debian

Por conta de atualizações na política de licenciamento do Java pela Oracle, que incluem o fim de determinadas atualizações gratuitas, entre outras alterações, muitos tem buscado alternativas para o uso do Java em seus sistemas, seja usando uma máquina virtual Java, um ambiente de execução, ou ainda para desenvolvimento de software na linguagem.

O AdoptOpenJDK é uma distribuição Java de código aberto, mantida por uma comunidade de desenvolvedores, que fornece binários pré-compilados da implementação de referência da plataforma Java a partir do OpenJDK, que por si é uma implementação livre e de código aberto da plataforma Java SE (Standard Edition).

Com o AdoptOpenJDK, as atualizações do Java são disponibilizadas com rapidez e regularidade a todos que usem seus pacotes. Empresas que contribuem para esse projeto incluem a IBM, Microsoft e Azul, entre outras, o que ajuda a manter o padrão de qualidade do projeto em um patamar bastante elevado.

O AdoptOpenJDK está disponível em diversas plataformas, como Windows, macOS e, claro, Linux, que será o objeto de nosso tutorial de hoje.

Vou mostrar como instalar o AdoptOpenJDK no Linux Debian e seus derivados, como o Ubuntu, MX Linux e Linux Mint, entre outros.

O site oficial do projeto AdoptOpenJDK é o https://adoptopenjdk.net/.

Vamos aos procedimentos de instalação e configuração agora.

Instalação do AdoptOpenJDK

O primeiro passo é importar a chave GPG de criptografia. Abra o terminal e execute o comando a seguir:

$ wget -qO - https://adoptopenjdk.jfrog.io/adoptopenjdk/api/gpg/key/public | sudo apt-key add -

Na sequência, adicione o repositório de pacotes do AdoptOpenJDK:

$ sudo add-apt-repository --yes https://adoptopenjdk.jfrog.io/adoptopenjdk/deb/

Atualizar a lista de pacotes dos repositórios no sistema:

$ sudo apt update

Finalmente, vamos instalar o AdoptOpenJDK no Linux:

$ sudo apt install adoptopenjdk-8-hotspot

Verifique no site do projeto as versões mais recentes do AdoptOpenJDK. Se preferir, você pode instalá-la simplesmente alterando o nome do pacote no comando anterior. Por exemplo, para a versão 11 você usa o pacote adopopenjdk-11-hotspot.

Após o término da instalação do pacote e suas dependências, podemos selecionar a alternativa Java a ser usada no sistema (qual JVM será usada), caso você tenha mais de uma JVM instalada (openJDK, Oracle JDK). Digite o número correspondente ao pacote desejado e pressione <enter>

$ sudo update-alternatives --config java

Escolher JVM para openJDK no linux Debian

No meu caso possuo mais JVMs instaladas, e o AdoptOpenJDK é a opção número 1 na lista. Anote o caminho do executável do Java mostrado (/usr/bin/java), pois ele será necessário na próxima etapa, que é a configuração da variável de ambiente.

Agora vamos configurar a variável de ambiente JAVA_HOME no sistema. Para tal, abra o arquivo /etc/environment em um editor de textos qualquer. Este arquivo é o local padrão para a configuração de variáveis de ambiente em sistema Linux. Vou usar o nano para editá-lo:

$ sudo nano /etc/environment

Adicionar a linha a seguir, substituindo o caminho indicado em itálico pelo caminho do binário mostrado na saída do comando anterior (não se esqueça de incluir as aspas):

JAVA_HOME="caminho_obtido_no_comando_anterior_até_bin"

No meu caso ficou assim:

JAVA_HOME="/usr/bin/"

Salve o arquivo e feche-o. Logo após, faça logoff e logon no sistema novamente, para recarregar o arquivo para todos os usuários e processos (não é necessário reiniciar o computador).

Após logar novamente, abra o terminal e verifique a variável de ambiente configurada com o comando a seguir:

$ echo $JAVA_HOME

AdoptOpenJDK instalado no sistema Linux

Perfeito! JDK instalado e configurado com sucesso em seus sistema! Para testar, instale algum programa que necessite do Java para rodar, como por exemplo o Portugol Studio – e aproveite para estudar lógica de programação com ele!

Até!

Sobre Fábio dos Reis (1394 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*