Claws Mail – Configurando contas de correio adicionais

Configurando contas de correio adicionais no Claws Mail

Neste tutorial vou mostrar o procedimento para configurar contas de correio adicionais no cliente de e-mails Claws Mail. Na parte 01 aprendemos a instalar o cliente no Linux Debian e também a configurar a primeira conta de correio.

Vamos lá. Abra o Claws Mail e, no menu Configurações, clique em “Criar uma nova conta…

Criar uma nova conta no Claws Mail

Será aberta a janela “Preferências da nova conta”. Do lado esquerdo da janela, na seção “Índice da Página”, clique em Básico, e preencha os dados de acordo com a conta de e-mail que você deseja configurar. Eu vou configurar desta vez uma conta de e-mail do Yahoo!. Digite um nome para a conta, seu nome completo, o endereço do e-mail que será configurado e sua organização (opcional).

Na seção inferior (Informações do servidor), escolha o Protocolo IMAP4 e preencha os dados do servidor para recebimento e do servidor SMTP. No caso do Yahoo! esses endereços são imap.mail.yahoo.com e smtp.mail.yahoo.com, respectivamente. Você pode também tentar a Configuração automática, clicando no botão correspondente. Para essa conta do Yahoo!, tive de preencher todos os dados manualmente pois a configuração automática falhou.

Digite também o ID do usuário e sua senha de acesso ao e-mail:

Claws Mail - Preferências de nova conta - IMAP e SMTP

Clique agora em Receber do lado esquerdo da tela, e selecione o Método de autenticação Automático para o IMAP4:

Claws Mail - Método de autenticação automático para IMAP4

Clique em Enviar no painel do lado esquerdo e então, na seção Autenticação, marque a caixa “Autenticação SMTP (SMTP AUTH)“, e selecione o método de autenticação Automático:

Claw Mail - método de autenticação do SMTP

Agora, no painel esquerdo, clique em SSL, e marque os botões “Utilizar SSL para conexão IMAP4” na seção IMAP4, e “Utilizar SSL para conexão SMTP” na seção Enviar (SMTP):

Configurando SSL no Claws Mail

Finalmente, clique em Avançado no painel esquerdo e configure as portas que serão usadas pelos serviços de e-mail: Porta SMTP 465 e Porta IMAP4 993 (consulte seu serviço de e-mail para conferir as portas corretas a utilizar para sua conta). Clique então no botão Aplicar e logo após em OK para concluir a configuração da nova conta de e-mail:

Cliente de correio Claws Mail - portas 465 e 993

Será aberta uma janela falando sobre o certificado SSL. Clique em Aceitar e salvar para poder receber e-mails de sua conta:

Certificado SSL no Claws Mail

Para finalizar, feche a janela Editar contas clicando no botão Fechar. Caso queria, antes de fechar, marque qual será sua conta de e-mai padrão, e mude a ordem de recebimento dos e-mails nas contas configuradas no Claws Mail:

Claws Mail - configurar conta padrão de e-mail

Agora é só acessar seu e-mail e começar a utilizar a nova conta configurada:

Claws Mail - Nova conta configurada do Yahoo!

É isso aí! Nos próximos artigos sobre Claws Mail vamos mostrar como usar os plug-ins e como enviar e-mails criptografados. Até lá!

 

Sobre Fábio dos Reis (1273 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*