Instalando o Claws Mail e configurando contas de correio no Linux Debian

Claws Mail

O Claws Mail é um software cliente de e-mails e notícias livre e open-source, baseado no toolkit GTK+, que possui uma grande quantidade de recursos disponíveis, além de ser fácil de instalar e configurar. Ele pode ser instalado tanto em sistemas Linux, quanto em Windows e Mac OS X, além de existirem versões até mesmo para BSD e Solaris. A versão estável mais recente é a 3.12.0.

O Claws Mail também permite o uso de diversos plug-ins, tais como SpamAssassin, RSS aggregator visualizadores HTML, PDF Viewer, e muitos outros, que podem ser consultados clicando aqui.

A página do projeto oficial é http://www.claws-mail.org/.

Neste tutorial vou mostrar como instalar o Claws Mail no Linux Debian, e logo após como configurar uma conta de e-mail inicial. No tutorial seguinte mostrarei como configurar contas de e-mail adicionais.

Instalação

Para instalar o Claws Mail no Linux Debian 8 basta executar os comandos a seguir:

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install claws-mail

Após a  instalação finalizada, vamos abrir o programa e adicionar uma conta de e-mail a ele.

Configurando uma conta de e-mail:

Abra o Claws Mail clicando no ícone que aparece após procurá-lo com a caixa de pesquisa:

Abrindo o Claws Mail

Será aberta a tela do Assistente de configuração do Claws Mail. Clique em Avançar:

Assistente de configuração do Claws Mail

Vamos começar a preencher os dados necessários para a configuração d conta de e-mail. Digite seu nome e o endereço de e-mail desejados nos campos apropriados. Opcionalmente, digite o nome de sua organização. Clique em Avançar:

Assistente de configuração do Claws Mail

Na tela seguinte vamos entrar com os dados do servidor de recebimento de mensagens. Como vou usar uma conta do Gmail como exemplo, usarei o endereço imap.gmail.com:993. Se seu e-mail for de outro provedor, verifique o endereço correto a ser utilizado nesta configuração. Na dúvida, clique no botão Configuração automática para que o Claws Mail tente descobrir automaticamente os dados necessários. Preencha também seu nome de usuário (seu e-mail) e a senha de acesso. Clique na caixa “Usar SSL para conectar-se ao servidor de recebimento” para ativar o SSL.

Clique em Avançar para prosseguir.

Assistente de configuração do Claws Mail - IMAP

Agora vamos configurar o servidor de envio de mensagens. O endereço do servidor do Gmail é smtp.gmail.com:587 (novamente, se seu e-mail for de outro provedor, verifique o endereço correto a ser utilizado nesta configuração). Marque as caixas “Efetuar autenticação“, “Usar SSL para conectar-se ao servidor SMTP” e “Usar SSL via STARTTLS“.

Clique em Avançar para continuar.

Assistente de configuração do Claws Mail SMTP

Chegamos à tela final da configuração. Clique no botão Salvar para encerrar a configuração de sua conta de e-mail:

Assistente de configuração do Claws Mail Salvar

Se a tela “O certificado SSL é desconhecido” aparecer, clique no botão “Aceitar e salvar” para que seja possível abrir sua caixa de correio.

Claws Mail - Certificado SSL

E aí está! Conta de e-mail configurada com sucesso! Basta começar a usar seu novo programa cliente de e-mail, que conta com inúmeros recursos, como criptografia de mensagens, calendários e muito mais.

Claws Mail - Cliente Configurado no Debian

Geralmente usamos programas clientes de e-mail para gerenciar múltiplas contas de correio simultaneamente. Caso queira adicionar mais contas de e-mail, clique no link abaixo para ir à parte 2 do tutorial:

Configurando contas de correio adicionais no Claws Mail.

Sobre Fábio dos Reis (1273 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Instalando o Claws Mail e configurando contas de correio no Linux Debian

  1. Anderson Castrilla // 03/10/2015 em 22:59 // Responder

    Por favor me dem uma luz por favor ja fiz de tudo e nada dele funcionar até a configuração de duas etapas eu tente e nada. Estou usando o raspibian no meu raspberry pi.

    c70mb17587811vke
    * IMAP connection is un-authenticated
    [22:52:30] IMAP4> 1 CAPABILITY
    [22:52:31] IMAP4< * CAPABILITY IMAP4rev1 UNSELECT IDLE NAMESPACE QUOTA ID XLIST CHILDREN X-GM-EXT-1 XYZZY SASL-IR AUTH=XOAUTH2 AUTH=PLAIN AUTH=PLAIN-CLIENTTOKEN AUTH=XOAUTH AUTH=OAUTHBEARER
    [22:52:31] IMAP4 Logging castrilla@gmail.com.br to imap.gmail.com using LOGIN
    [22:52:31] IMAP4< Lookup failed c70mb17587811vke
    ** Erro no IMAP em imap.gmail.com: erro no LOGIN
    [22:52:31] IMAP4 Logging castrilla@gmail.com.br to imap.gmail.com using LOGIN
    ** Erro no IMAP em imap.gmail.com: erro no fluxo
    ** A conexão com o IMAP4 foi interrompida
    [22:52:52] IMAP4< Error logging in to imap.gmail.com

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*