Comandos chgrp e chown – Alterar proprietário e grupo dos arquivos no Linux
Comandos chgrp e chown
A segurança em sistemas Linux (e Unix em geral) é constituída a partir dos conceitos de propriedade dos arquivos e de permissões de arquivos. Neste artigo estudaremos a posse dos arquivos, falando sobre Proprietário e Grupo de um arquivo.
Cada arquivo (e diretório) tem um proprietário individual, geralmente o usuário que o criou, e um grupo com o qual é associado – o “grupo do arquivo”.
Cada grupo pode ter diversos usuários como membros, o que combinado com o conceito de proprietário dos arquivos nos permite fornecer três camadas para controle de acesso aos arquivos e diretórios: usuário proprietário do arquivo, grupo do arquivo, e todos os demais usuários – os “outros”.
Podemos verificar quem é o proprietário de um arquivo ou diretório e seu grupo padrão usando o comando ls com a opção de listagem longa (-l):

Podemos perceber também que ambos são iguais – o nome do proprietário e o grupo – pois este é um comportamento padrão do sistema: quando um usuário cria um arquivo, automaticamente o arquivo é associado ao grupo padrão do usuário.
Vejamos agora como alterar o proprietário de um arquivo e seu grupo associado.
Alterando o proprietário de um arquivo – Comando chown
Podemos alterar o proprietário de um arquivo usando o comando chown (“change owner”). Somente o usuário root pode efetuar essa alteração.
Sintaxe:
Veja que o comando chown também permite alterar o grupo associado dos arquivos indicados.
Por exemplo, vamos alterar o proprietário do arquivo curriculum para um usuário chamado renata (já existente no sistema):




Veja que todas as planilhas passaram a ser propriedade da usuária renata.

Alterando o grupo de um arquivo – Comando chgrp
Para alterar apenas o grupo de um arquivo usaremos o comando chgrp, que pode ser executado pelo root (sempre) ou por um usuário comum (desde que o grupo seja alterado para um grupo ao qual o usuário pertença).

Para saber como alterar as permissões de acesso no Linux, aprenda a usar o comando chmod.
Você pode também assistir a um vídeo sobre o assunto:
Legal, ótima vídeo-aula. Muito obrigado.
Obrigado Luciano!
Muito bom.
esse novo formato (Tutorial em Texto e Vídeo) ficou muito bom, para o melhor entendimento em caso de dúvidas e também da pra detalhar mais.
Valeu Fábio, Parabéns pelo trabalho.
chown: grupo inválido: “root:Domain Admins”