Comandos chgrp e chown – Alterar proprietário e grupo dos arquivos no Linux

A segurança em sistemas Linux (e Unix em geral) é constituída a partir dos conceitos de propriedade dos arquivos e de permissões de arquivos. Neste artigo estudaremos a posse dos arquivos, falando sobre Proprietário e Grupo de um arquivo. Cada arquivo (e diretório) tem um proprietário individual, geralmente o usuário que o criou, e um grupo com o qual é associado - o “grupo do arquivo”. Cada grupo pode ter diversos usuários como membros, o que combinado com o conceito de proprietário dos arquivos nos permite fornecer três camadas para controle de acesso aos arquivos e diretórios: usuário proprietário do arquivo, grupo do arquivo, e todos os demais usuários - os “outros”. Podemos verificar quem é o proprietário de um arquivo ou diretório e seu grupo padrão usando o comando ls com a opção de listagem longa (-l):
$ ls -l
Comando ls -l no Linux
Observe que no meu exemplo todas as pastas e o arquivo curriculum são de propriedade do usuário fabio e estão associados ao grupo fabio. A primeira coluna da esquerda para a direita, logo após a string de permissões (caracteres r, w, x e -) mostra o usuário proprietário e a coluna seguinte, ao lado do tamanho dos arquivos, é o grupo.
Podemos perceber também que ambos são iguais - o nome do proprietário e o grupo - pois este é um comportamento padrão do sistema: quando um usuário cria um arquivo, automaticamente o arquivo é associado ao grupo padrão do usuário. Vejamos agora como alterar o proprietário de um arquivo e seu grupo associado.

Alterando o proprietário de um arquivo - Comando chown

Podemos alterar o proprietário de um arquivo usando o comando chown (“change owner”). Somente o usuário root pode efetuar essa alteração. Sintaxe:
chown [opções] [novo_proprietário] [:novo_grupo] nomes_arquivos
Veja que o comando chown também permite alterar o grupo associado dos arquivos indicados. Por exemplo, vamos alterar o proprietário do arquivo curriculum para um usuário chamado renata (já existente no sistema):
$ sudo chown renata curriculum
Comando chown no Linux
Podemos também alterar o grupo do arquivo juntamente com o usuário. Por exemplo, vamos alterar o usuário do arquivo curriculum para ana e seu grupo para marketing ao mesmo tempo:
$ sudo chown ana:marketing curriculum
Comando chown - Linux Ubuntu
Há poucas opções disponíveis para o comando chown, mas uma das mais úteis é a opção -R ou --recursive, que permite alterar a propriedade do arquivo em uma árvore de diretórios inteira.
Tomemos como exemplo o diretório planilhas que contém 5 arquivos de planilhas, todas pertencentes ao usuário fabio:
Comando ls no Linux Ubuntu
Queremos alterar o proprietário do diretório e  todos esses arquivos para a usuária renata, de uma vez. Usaremos então a opção --recursive (ou -R) para isso:
$ sudo chown --recursive renata ./planilhas
Comando chown - Linux Debian
Veja que todas as planilhas passaram a ser propriedade da usuária renata.
Se um usuário for removido, os arquivos dos quais esse usuário era proprietário se mantém no sistema, e no lugar do nome do proprietário aparecerá ou UID que o usuário possuía. Por exemplo, vamos excluir a usuária renata e depois verificar como ficou a posse de seus arquivos:
Comando ls - Linux Debian
Agora o usuário proprietário dos arquivos mostra apenas o número 1001, que era o UID do usuário renata.

Alterando o grupo de um arquivo - Comando chgrp

Para alterar apenas o grupo de um arquivo usaremos o comando chgrp, que pode ser executado pelo root (sempre) ou por um usuário comum (desde que o grupo seja alterado para um grupo ao qual o usuário pertença).
Sintaxe:
chgrp [opções] novo_grupo arquivos
As opções do comando chgrp são similares às do comando chown, como por exemplo a opção -R (--recursive).
Exemplos:
Vamos alterar o grupo do arquivo planilha-01 para o grupo marketing com o comando chgrp:
$ sudo chgrp marketing planilha-01
Comando chgrp - Linux Ubuntu
No próximo artigo veremos como controlar o acesso a arquivos alterando suas permissões de acesso.
Você pode também assistir a um vídeo sobre o assunto:
 
Sobre Fábio dos Reis (1148 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

3 Comentários em Comandos chgrp e chown – Alterar proprietário e grupo dos arquivos no Linux

  1. Legal, ótima vídeo-aula. Muito obrigado.

  2. Muito bom.
    esse novo formato (Tutorial em Texto e Vídeo) ficou muito bom, para o melhor entendimento em caso de dúvidas e também da pra detalhar mais.
    Valeu Fábio, Parabéns pelo trabalho.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*