Como criar pendrive de boot do Linux KNOPPIX
Como criar pendrive de boot do Linux KNOPPIX 7.7
Neste tutorial vou mostrar como criar um pendrive de inicialização do sistema Linux KNOPPIX, distribuição Live que conta com inúmeros pacotes disponíveis, e que foi abordada em nosso artigo passado.
Você vai precisar da imagem do sistema (consulte o artigo citado para saber como obtê-la), e de um computador ou máquina virtual para executá-la.
Após inicializar o sistema, clique no ícone “Install KNOPPIX to flash drive“, presente na área de trabalho, para iniciar o assistente de criação de mídias de boot:
Será aberto o assistente de criação de mídias inicializáveis do KNOPPIX. Na primeira tela você deverá escolher se deseja permitir a instalação apenas em dispositivos removíveis (pendrives) ou também em discos rígidos. Vamos escolher a primeira opção, “r Allow installation only on removable devices” e clicar no botão OK:
Na tela seguinte escolha o dispositivo alvo desejado. No meu caso, como só tenho um pendrive plugado ma máquina, ele é o punico dispositivo a aparecer, nomeado como “sdb Kingston DataTraveller 2.0“. Selecione o dispositivo desejado e clique em OK:
Agora vamos escolher o método de instalação. Os métodos suportados são:
- p Instalação em FAT32 com uma partição persistente adicional
- i Instalação em FAT32 com um arquivo persistente opcional < 4GB
- n Sem persistência – o dispositivo se comportará como um CD/DVD, somente-leitura.
Vamos escolher a primeira opção, p, pois assim criaremos uma partição para persistência de dados (overlay), o que significa que será possível salvar arquivos no próprio pendrive, como se ele fosse um HD convencional.
Clique em OK para prosseguir:
Na tela seguinte, clique em Yes para aceitar a opção de reparticionar e formatar o dispositivo. Todos os dados serão perdidos!
Na caixa de diálogo seguinte, confirme o particionamento e formatação do pendrive clicando em Yes novamente:
Agora escolha o tamanho da partição persistente (overlay) e clique em OK para prosseguir. Recomendamos aceitar o valor mostrado por padrão, pois ele se refere ao espaço livre disponível no pendrive após a instalação do sistema:
Aguarde enquanto os dados são copiados para o pendrive. Essa etapa pode demorar vários minutos, dependendo da capacidade do pendrive e da velocidade do barramento USB (2.0 ou 3.0).
Após a gravação dos dados no pendrive, será perguntado se você deseja criptografar a partição persistente usando o sistema AES256. Esse é um passo altamente recomendável, pois se o pendrive for perdido, qualquer um que o encontre poderá ter acessoa seus arquivos caso eles não estejam criptografado. Clique em Yes para prosseguir:
Entre com uma senha para a chave de criptografia AES256, com no mínimo 8 caracteres, e clique em OK
Redigite a senha para confirmação e clique novamente em OK:
Aguarde enquanto a partição de overlay é criada:
Processo finalizado! Clique em OK para fechar o assistente, e remova o pendrive do computador:
Agora você possui um pendrive de inicialização do Linux KNOPPIX, com uma partição persistente para gravar os arquivos que você criar ou baixar da Internet ao usá-lo.
É isso aí! Até a próxima!
Bom dia Fábio, gosto do seu Canal no YouTube, sou iniciante do Linux.
Muito obrigado Daniel!