Programação em Java – Instalando o IDE Eclipse no Windows

Tutorial de Java – Instalando o IDE Eclipse

Neste tutorial vamos mostrar como baixar e instalar o IDE Eclipse para desenvolvimento em Java.

O site oficial do IDE Eclipse é www.eclipse.org, e na página de downloads podemos baixar a versão mais recente do IDE, que é a versão Mars.1. Para preparar seu computador para desenvolviemnto em Java, você precisará do JDK e de um ambiente de desenvolvimento integrado, como o Eclipse (ou outro, como o NetBeans). Vejamos os procedimentos necessários para instalar o Eclipse:

1 – Baixar e instalar o JDK (Java Development Kit) para que seja possível desenvolver aplicações em Java. Se você quiser usar o Eclipse para desenvolver em outras linguagens que não o Java, basta baixar e instalar o JRE (Java Runtime Environment) para que seja possível rodar o Eclipse, pois ele é escrito em Java também. A versão necessária é a 1.7.0 ou mais recente para rodar o Eclipse 4.5 Mars.

2 – Baixe o instalador do Eclipse para sua versão do Windows (32 ou 64 bits) no link a seguir:

http://www.eclipse.org/downloads/

Para o release Mars (versão 4,5) é possível usar um instalador, o que facilita um pouco o processo de instalação e configuração inicial do Eclipse para desenvolvimento em Java. Mesmo assim, isso não dispensa a etapa anterior, que consiste em baixar e instalar o JDK.

A imagem a seguir mostra a tela da página de downloads do site do Eclipse. Veja que também há versões para Mac OS X e Linux, além do Windows:

01-eclipse-installer

3 – Vamos proceder à instalação do Eclipse no Windows.

Execute o arquivo do instalador que foi baixado:

02-eclipse-installer-abrindo

Na tela que se abrirá você deve escolher a primeira opção, “Eclipse IDE for Java Developers“, pois nosso objetivo é usar o IDE para aprender programação em Java.

03-eclipse-installer-java

Na tela seguinte, revise a pasta de destino da instalação, e os checkboxes para criação de entrada no menu iniciar e atalho no desktop – você pode desmarcar essas opções se não desejar esses atalhos. Clique então no botão “INSTALL” para iniciar o processo de instalação do Eclipse:

04-eclipse-installer-java-mars

Aceite o Contrato de Licença clicando no botão “Accept Now”:

05-eclipse-installer-java-licença

E aguarde enquanto o software é instalado em seu computador:

06-eclipse-installer-java-instalando

Após o término da instalação, clique no botão “LAUNCH” para iniciar o Eclipse pela primeira vez:

07-eclipse-installer-java-abrir

E aguarde enquanto o programa é carregado na memória:

08-eclipse-installer-java-abrindo

Será peguntado onde seus projetos deverão ser armazenados. Para isso, o Eclipse cria uma pasta especial denominada Workspace. Escolha um local no seu disco, ou mantenha o padrão sugerido (dentro de seu diretório pessoal), marque a caixa “Use this as the default and do not ask again” para tornar a pasta padrão em futuros projetos,  e clique em OK:

09-eclipse-installer-java-workspace

Você verá a tela de boas-vindas do Eclipse IDE for Java, onde há links para tutoriais, exemplos e outras informações sobre o software. Feche essa aba clicando no “x” ao lado da palavra Welcome, no lado superior esquerdo:

10-eclipse-installer-java-tela-boas-vindas-fechar

E aí está a tela principal do Eclipse, prontinha para começarmos a aprender programação em Java e a desenvolver nossos aplicativos, o que faremos a partir do próximo tutorial.

11-eclipse-installer-java-tela-inicial

 

Até mais!

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*