Curso Básico de JavaScript – Constantes
Constantes em JavaScript
Uma variável comum pode ter seu valor alterado a qualquer momento durante a execução do script, bastando para isso atribuir um novo valor a ela. Porém, às vezes precisamos armazenar valores que nunca mudarão durante o decorrer da execução do programa.
Neste caso, podemos utilizar Constantes. Uma constante é criada como uma variável inicializada, e seu valor é permanente, não podendo ser alterado durante a execução do script. Ela recebe um valor ao ser criada, e esse valor permanece sempre o mesmo durante toda a execução do programa.
Criando uma constante em JavaScript
Para criar uma constante usamos a palavra-chave const, seguida do nome desejado para a constante e de um valor a ela atribuído. Por exemplo, vamos criar uma constante de nome PERIODO, cujo valor será o número 12:
const PERIODO = 12;
Após criada, essa constante PERIODO manterá o valor 12 durante a vida do script.
Uma boa prática ao criar constantes é nomeá-las sempre com letras maiúsculas para se diferenciarem de variáveis normais.
Se alterarmos o valor da constante no código (na linha onde foi declarada), seu valor será automaticamente alterado em todos os pontos onde a constante aparece no script. Essa é uma das grandes vantagens do uso de constantes, pois permite uma rápida manutenção no código quando necessário.
Exemplo de script com constantes
O exemplo a seguir usa uma constante de nome PERIODO, cujo valor é 10, para representar o número de parcelas de um empréstimo sem juros. O usuário deverá digitar o valor do empréstimo, e o programa irá informar o valor de cada parcela a ser paga:
<script> var nome; var parcela; const PERIODO = 10; valor = prompt("Digite o valor total"); parcela = valor / PERIODO; alert("O valor da parcela é " + parcela); </script>
Próximo: Operadores Aritméticos
Escreva um comentário