Como escolher itens aleatórios de uma lista com Python

Como escolher itens aleatórios de uma lista com Python

Uma tarefa corriqueira em programação é realizar a escolha de elementos armazenados em estruturas de dados, como listas ou tuplas, e até mesmo em tabelas de bancos de dados ou outros locais. Neste tutorial veremos como realizar essa tarefa de forma simples usando a linguagem Python.

Para escolher itens aleatórios de uma lista ou tupla com Python, podemos usar a biblioteca padrão random. A seguir mostro alguns exemplos de como realizar esse procedimento:

1. Usando a função random.choice(): Esta função escolhe um item aleatório de uma lista ou tupla. Por exemplo:

import random
lista = ["abacate", "banana", "caju", "damasco", "figo"]
item_aleatorio = random.choice(lista)
print(item_aleatorio) 

Cada vez que esse código for executado, uma fruta diferente será retornada a partir da lista de frutas, de forma aleatória (imprevisível).

2. Usando a função random.sample(): Esta função retorna um número especificado de itens aleatórios de uma lista ou tupla sem repetição. Vejamos um exemplo usando uma tupla:

import random
tupla = (1, 2, 3, 4, 5)
itens_aleatorios = random.sample(tupla, 3)
print(itens_aleatorios) # saída pode ser (2, 4, 5), (1, 3, 4), (3, 1, 5) ou qualquer outra combinação sem repetição

Cada vez que esse código for executado, um conjunto diferente de três valores será retornado, na forma de uma lista de itens.

3. Usando a função random.choices(): Esta função escolhe um número especificado de itens aleatórios de uma lista ou tupla, só que desta vez com repetição. Exemplo:

import random
lista = ["a", "b", "c", "d"]
itens_aleatorios = random.choices(lista, k=3)
print(itens_aleatorios) # saída pode ser ['a', 'c', 'd'], ['b', 'a', 'b'], ['c', 'c', 'd'] ou qualquer outra combinação com repetição

Este código também retorna um conjunto de três itens aleatórios da lista, porém os itens podem aparecer repetidos na lista gerada.

Vimos neste breve tutorial alguns exemplos de como escolher itens aleatórios de uma lista ou tupla com Python. A biblioteca random também fornece outras funções e opções que podem ser úteis em diferentes situações. Aprenda mais sobre essa biblioteca consultando o artigo Geração de Números Aleatórios e módulo Random em Python.

 

Sobre Fábio dos Reis (1197 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*