Microsoft anuncia que Windows 10 IoT Core suportará Arduino
Windows 10 IoT Core terá suporte a Arduino e outras placas.
Após integrar o Windows 10 IoT Core ao Raspberry Pi 2, a Microsoft anunciou que irá migrar seu sistema operacional para outras placas de desenvolvimento populares, como a DragonBoard 410c, MinnowBoard Max e para o Arduino.
A idéia da Microsoft é de que o seu novo sistema operacional possa ser executado em qualquer tipo de dispositivos, não só PCs, notebooks e smartphones, mas também em Single Board Computers (SBCs), como o citado Raspberry Pi, e também em placas de desenvolvimento, como a plataforma Arduino.
Duas novas tecnologias foram projetadas para que seja possível conectar placas de desenvolvimento baseadas em Arduino ao Windows IoT Core. A primeira tecnologia foi chamada de “Windows Virtual Shields“, a qual permite que dispositivos baseados em Windows 10 ajam como se fossem Shields (placas de expansão) da plataforma Arduino. Por exemplo, será possível usar um smartphone como o Lumia 520 ou ou Lumia 635 para configurar um Virtual Shield para o Arduino.
Já a segunda tecnologia é a “Windows Remote Arduino“, na qual dispositivos móveis com Windows 10 são transformados em unidades de controle remoto remoto para as placas Arduino. Assim, os usuários serão capazes de utilizar as funções básicas do Arduino sem que haja a necessidade de escrever código diretamente nele, pois tudo poderá ser feito via um app Windows instalado no aparelho. Por exemplo, será possível usar as entradas e saídas digitais, ADC e PWM (Pulse Width Modulation) via botões na interface do aplicativo.
Você pode obter mais informações sobre a configuração dos Windows Virtual Shields para Arduino acessando a página Windows Dev Center
Já informações sobre a configuração do Windows Remote Arduino podem ser encontradas nesta página, também do Windows Dev Center.
Fonte: Makezine
Escreva um comentário