200 atalhos de teclado no Microsoft Excel
Neste post trazemos uma tabela contendo duzentos atalhos de teclado no Microsoft Excel, um recurso extremamente útil e que certamente aumentará a sua produtividade ao criar e editar planilhas.
A tabela está dividida em seções que representam conjuntos de funcionalidades dos atalhos de teclado apresentados, tais como navegação nas planilhas, seleções de células, atalhos básicos, edição de células, formatação de células, fórmulas, tabelas dinâmicas e outros.
Divirtam-se!
Atalhos de Teclado do Excel
1. Navegação nas Planilhas |
Setas de Direção |
Mover uma célula acima, abaixo, à esquerda ou à direita em uma planilha. |
Page Down/Page Up |
Mover uma tela para baixo ou para cima em uma planilha |
Alt+Page Down/Alt+Page Up |
Mover uma tela à direita ou à esquerda em uma planilha |
Tab/Shift+Tab |
Mover uma célula à direita ou à esquerda em uma planilha |
Ctrl+Setas de Direção |
Mover para a borda da próxima região com dados (células que contém dados) |
Home |
Move para o início de uma linha em uma planilha |
Ctrl+Home |
Move para o início de uma planilha |
Ctrl+End |
Move para a última célula com conteúdo em uma planilha |
Ctrl+F |
Mostra a caixa de diálogo Localizar e Substituir, com a opção Localizar selecionada. |
Ctrl+H |
Mostra a caixa de diálogo Localizar e Substituir, com a opção Substituir selecionada. |
Shift+F4 |
Repete a última busca |
Ctrl+G (ou F5) |
Mostrar a caixa de diálogo “Ir Para” |
Ctrl+Seta à Esquerda/Ctrl+Seta à Direita |
Dentro de uma célula: Mover uma palavra para a esquerda ou para a direita |
Home/End |
Dentro de uma célula em edição: mover para o início ou final da entrada de célula |
Alt+Seta Abaixo |
Mostrar a listagem de Auto Completar em uma célula com menu suspenso ou autofiltro. |
End |
Ativa o modo ‘Fim’ No modo Fim, pressione as teclas de seta para ir para a próxima célula não vazia na mesma coluna ou linha da célula ativa. A partir daqui, use as teclas de seta para mover-se por blocos de dados, casa para mover para a última célula, ou digite para mover para a última célula à direita |
2. Seleções de Células Básicas e Avançadas |
Shift+Space |
Selecionar a linha inteira |
Ctrl+Space |
Selecionar a coluna inteira |
Shift+Setas de Direção |
Estender a seleção em uma célula |
Shift+Page Down/Shift+Page Up |
Estender a seleção para baixo ou para cima em uma tela. |
Shift+Home |
Estender a seleção até o início da linha. Não há o equivalente Shift+End para o final da linha. |
Ctrl+Shift+Setas de Direção |
Estender a seleção até a última célula que possua conteúdo em uma linha ou coluna |
Ctrl+A (oo ctrl+Shift+Barra de Espaços, ou Ctrl+Shift+*) |
Selecionar a planilha inteira ou a área que contém dados. Pressionar o Ctrl+a novamente seleciona a planilha toda. |
Ctrl+Shift+Home |
Estender a seleção até a primeira célula da planilha |
Ctrl+Shift+End |
Estender a seleção até a última célula utilizada na planilha (no canto inferior direito) |
F5+ referência de linha ou coluna |
Pressione F5, então digite rótulos de duas colunas (ex.: b:e) seleciona as colunas de B até E; digitando dois números, como 1:20, seleciona as linhas de 1 até 20, e assim por diante. |
F2 |
Editar a célula |
Shift+Home/End |
Dentro de uma célula, seleciona do cursor até o início ou até o final do conteúdo. |
Shift+Seta à Esquerda / Seta à Direita |
Dentro de uma célula: Selecionar ou deselecionar um caractere à esquerda ou à direita |
Ctrl+Shift+Seta à Esquerda / Seta à Direita |
Dentro de uma célula: Selecionar ou deselecionar uma palavra à esquerda ou à direita |
3. Navegar pelos blocos de texto selecionados |
Tab/Shift+Tab |
Mover a célula ativa à direita ou à esquerda em uma seleção |
Shift+F8 |
Bloquear seleção, que permite adicionar outro intervalo de células (adjacente ou não adjacente) à seleção; Use as teclas de seta e Shift + teclas de seta para adicionar à seleção |
F8 |
Ligar a extensão de uma seleção usando as setas de direção, sem ter de manter a tecla Shift pressionada |
Enter/Shift+Enter |
Mover a célula ativa para baixo ou para cima em uma seleção |
Shift+Backspace |
Selecionar apenas a célula ativa quando múltiplas células estiverem selecionadas |
Ctrl+Backspace |
Mostrar a célula ativa dentro de uma seleção |
Ctrl+. (ponto) |
Mover no sentido horário para o próximo canto da seleção de células |
Ctrl+Alt+Seta à Direita /Ctrl+Alt+Seta à Esquerda |
Mover para a direita / esquerda entre as seleções não adjacentes (com vários intervalos selecionados) |
Esc |
Cancelar a seleção |
4. Editar células completas |
Ctrl+D |
Preencher para baixo: Selecione células com valor na primeira linha; Ctrl + D preenche o valor dessa primeira célula na seleção para todas as células na seleção para baixo |
Ctrl+R |
Preencher à direita: selecione a célula com valor na primeira célula; Ctrl + E preenche o valor dessa primeira célula na seleção para todas as células à direita |
Ctrl+– |
Menu Excluir Célula / Linha / Coluna |
Ctrl+– com a linha / coluna selecionada |
Excluir linha ou coluna |
Ctrl+Shift++ |
Menu inserir Célula / Linha / Coluna |
Ctrl+Shift++ com a linha / coluna selecionada |
Inserir linha ou coluna |
Shift+F2 |
Inserir ou Editar um comentário em uma célula |
Shift+F10, então M |
Apagar um comentário |
Ctrl+K |
Inserir um hyperlink, na célula inteira |
Ctrl+9 |
Ocultar as linhas selecionadas |
Ctrl+Shift+9 |
Mostrar quaisquer linhas ocultas na seleção |
Ctrl+0 (zero) |
Oculte as colunas selecionadas. Desde o Excel 2010, não há mais atalho para exibir colunas |
Ctrl+` (Crase) |
Alterne entre exibir valores de células e exibir fórmulas de células. |
5. Editar o conteúdo das Células |
F2 |
Editar a célula ativa com o cursor no final da linha |
Alt+Enter |
Iniciar uma nova linha dentro da mesma célula |
Enter |
Completar uma entrada de célula e descer na seleção. Com várias células selecionadas: preencher o intervalo de células com a célula atual |
Shift+Enter |
Completar a entrada de dados em uma célula e mover acima na seleção |
Tab/Shift+Tab |
Completar a entrada de dados na célula e mover para a direita ou para a esquerda na seleção |
Esc |
Cancelar a entrada em uma célula |
Backspace |
Apagar o caractere à esquerda do ponto de inserção (cursor), ou excluir a seleção |
Delete |
Apagar o caractere à direita do ponto de inserção (cursor), ou excluir a seleção |
Ctrl+Delete |
Apagar texto até o final da linha |
Ctrl+; (ponto-e-vírgula) |
Inserir a Data atual |
Ctrl+Shift+: (dois-pontos) |
Inserir a Hora atual |
Ctrl+‘ |
Duplicar o conteúdo da célula acima na célula atual |
6. Básico do Excel |
Shift+F10 |
Mostrar o menu de atalho para o comando selecionado (simula o botão direito do mouse) |
Ctrl+Z |
Desfazer a última ação (múltiplos níveis) |
Ctrl+Y |
Refazer a última ação (múltiplos níveis) |
Ctrl+C |
Copiar o conteúdo das células selecionadas |
Ctrl+X |
Recortar o conteúdo das células selecionadas |
Ctrl+V |
Colar o conteúdo da área de transferência na célula selecionada |
Ctrl+Alt+v |
Se houver dados na Área de Transferência, mostra a caixa de diálogo Colar Especial |
7. Formatar Células |
Ctrl+1 |
Abrir a caixa de diálogo Formatar Células com a última seleção (categoria de ferramentas) ativa |
Ctrl+Shift+F |
Abrir a caixa de diálogo Formatar Células com a aba Fonte ativa |
Alt, C, 1 |
Aplicar ou remover negrito |
Alt, C, 2 |
Aplicar ou remover itálico |
Alt, C, 3 |
Aplicar ou remover um sublinhado |
Ctrl+5 |
Aplicar ou remover a formatação de tachado |
Ctrl+Shift+~ |
Aplicar o formato de Número Geral |
Ctrl+Shift+1 |
Aplicar o formato de Número com duas casas decimais, separador de milhar, e o sinal de menos (-) para valores negativos |
Ctrl+Shift+2 |
Aplicar o formato de Hora com a hora e minuto, e indicar AM ou PM |
Ctrl+Shift+3 |
Aplicar o formato de Data com o dia, mês e ano |
Ctrl+Shift+4 |
Aplicar o formato de Moeda com duas casas decimais |
Ctrl+Shift+5 |
Aplicar o formato de Porcentagem sem casas decimais |
Ctrl+Shift+6 |
Aplicar o formato do número científico com duas casas decimais |
F4 |
Repetir a última ação de formatação: aplicar a Formatação de célula aplicada anteriormente a uma célula diferente |
Alt+H, AL |
Alinhar à Esquerda |
Alt+H, AR |
Alinhar à Direita |
Alt+H– AC |
Alinhar no Centro (horizontal) |
Alt+H, AT |
Alinha acima |
Alt+H, AM |
Alinhar no meio (vertical) |
Alt+H– AB |
Alinhar embaixo |
Alt+H, W |
Quebrar ou desfazer quebra de texto (Início – Quebrar texto) |
Alt+H, H |
Realçar célula (alterar a cor de fundo da célula) |
Alt+H, FC |
Cor da Fonte |
Alt+H, FS |
Tamanho da Fonte |
Alt+H, MM |
Mesclar Células – Mesclar |
Alt+H, MU |
Mesclar Células – Desmesclar |
Alt+H, MC |
Mesclar Células – Mesclar e centralizar |
Alt+H, MA |
Mesclar Células – Mesclar através |
8. Aplicar Bordas básicas às células |
Ctrl+Shift+7 |
Aplicar borda externa a uma célula ou seleção |
Ctrl+Shift+_ (underscore) |
Remover as bordas externas da célula ou seleção |
Alt, C, B, O |
Borda Inferior |
Alt, C, B, B |
Borda Superior |
Alt, C, B, D |
Borda Direita |
Alt, C, B, E |
Borda Esquerda |
Alt, C, B, T |
Todas as Bordas |
Alt, C, B, X |
Bordas Externas |
Alt, C, B, M |
Sem Bordas |
9. Fórmulas |
= |
Iniciar a criação de uma fórmula |
Alt+= |
Inserir a fórmula de AutoSoma |
Shift+F3 |
Mostrar a caixa de diálogo Inserir Função |
Ctrl+A |
Mostrar a janela de fórmulas após digitar o nome da fórmula |
Ctrl+Shift+A |
Inserir argumentos na fórmula depois de digitar o nome da fórmula |
Shift+F3 |
Inserir uma função em uma fórmula |
Ctrl+Shift+Enter |
Entrar com uma fórmula como uma fórmula de Array |
F4 |
Após digitar a referência da célula (por exemplo, = E4), a referência é absoluta (= $ E $ 4). Repita se desejar alternar da referência absoluta para a remoção parcial ou completa ($ E $ 4 -> E $ 4 -> $ E4 -> retornando ao E4. |
10. Gerenciar múltiplas planilhas |
Ctrl+Page Down/Page Up |
Mover para a planilha seguinte / anterior na pasta de trabalho atual |
Shift+F11/Alt+Shift+F1 |
Inserir uma nova planilha na pasta de trabalho atual |
Ctrl+Shift+Page Up / Page Down |
Selecionar a planilha atual e a anterior / e a próxima planilha em uma pasta de trabalho |
Alt+O então H R |
Renomear planilha atual (formato, planilha, renomear) |
Alt+E então L |
Excluir planilha atual (Editar, excluir) |
Alt+E então M |
Mover planilha atual (Editar, mover) |
11. Gerenciar várias pastas de trabalho |
F6/Shift+F6 |
Mover para o próximo painel / painel anterior em uma pasta de trabalho que foi dividida |
Ctrl+F4 |
Fechar a janela da pasta de trabalho selecionada |
Ctrl+N |
Criar uma nova pasta de trabalho em branco (arquivo do Excel) |
Ctrl+Tab/Ctrl+Shift+Tab |
Mover para a janela da pasta de trabalho seguinte / anterior |
Alt+Espaço |
Exibir o menu Controle da janela principal do Excel |
Ctrl+F9 |
Minimizar a janela da pasta de trabalho atual para um ícone. Também restaura (‘desmaximiza’) todas as janelas da pasta de trabalho |
Ctrl+F10 |
Maximizar ou restaurar a janela da pasta de trabalho selecionada |
Ctrl+F7 |
Mover a pasta de trabalho do Windows que não está maximizada |
Ctrl+F8 |
Executar comando de tamanho para janelas da pasta de trabalho que não são maximizadas |
Alt+F4 |
Fechar o Excel |
12. Vários recursos do Excel |
Ctrl+O |
Abrir arquivo |
Ctrl+S |
Salvar o arquivo ativo com seu nome, local e formato de arquivo atuais |
F12 |
Mostrar a Caixa de Dialogo Salvar Como |
F10 (ou alt) |
Ativar ou desativar dicas importantes |
Ctrl+P |
Imprimir arquivo (abre o menu de impressão) |
F1 |
Exibir o painel de tarefas da Ajuda do Excel |
F7 |
Exibir a caixa de diálogo Ortografia |
Shift+F7 |
Mostrar a caixa de diálogo Thesaurus |
Alt+F8 |
Mostrar a caixa de diálogo de Macros |
Alt+F11 |
Abrir o editor do Visual Basic para criar Macros |
13. Atalhos da Faixa de Opções |
Ctrl+F1 |
Minimizar ou restaurar a Faixa de Opções (Ribbon) |
Espaço/Enter |
Ativar o comando ou controle selecionado na faixa de opções, abrir o menu ou galeria selecionado na faixa de opções |
Enter |
Concluir a modificação de um valor em um controle na faixa de opções e retornar o foco para o documento |
F1 |
Obter ajuda sobre o comando ou controle selecionado na faixa de opções (se nenhum tópico da Ajuda estiver associado ao comando selecionado, o índice da Ajuda desse programa será mostrado) |
14. Tabelas Dinâmicas |
Setas de Direção |
Navegar pelas tabelas dinâmicas |
Home/End |
Selecionar o primeiro / último item visível na lista |
Alt+C |
Mover o campo selecionado para a área Coluna |
Alt+D |
Mover o campo selecionado para a área Dados |
Alt+L |
Exibir a caixa de diálogo Campo da tabela dinâmica |
Alt+P |
Mover o campo selecionado para a área da página |
Alt+R |
Mover o campo selecionado para a área Linha |
Ctrl+Shift+* |
Selecionar o relatório de tabela dinâmica inteiro |
Enter |
Mostrar o item selecionado |
Barra de Espaço |
Marcar ou desmarcar uma caixa de seleção na lista |
Ctrl+Tab/ Ctrl+Shift+Tab |
Selecionar a barra de ferramentas Tabela Dinâmica |
Enter e então Seta Abaixo/ Seta Abaixo |
Em um botão de campo: selecionar a área para a qual você deseja mover o campo selecionado |
Alt+Shift+Seta à Direita |
Agrupar itens da Tabela Dinâmica selecionados |
Alt+Shift+Seta à Esquerda |
Desagrupar itens de tabela dinâmica selecionados |
15. Caixas de Diálogo |
Setas de Direção |
Mover entre opções na caixa de listagem suspensa ativa ou entre algumas opções em um grupo de opções |
Ctrl+Tab/Ctrl+Shift+Tab |
Alterne para a guia próxima / anterior na caixa de diálogo |
Space |
Em uma caixa de diálogo: executar a ação para o botão selecionado ou marcar / desmarcar uma caixa de seleção |
Tab/Shift+Tab |
Mover para a opção seguinte / anterior |
A … Z |
Mover para uma opção em uma caixa de listagem suspensa que começa com a letra indicada |
Alt+A … Alt+Z |
Selecionar uma opção ou marque ou desmarque uma caixa de seleção |
Alt+Seta Abaixo |
Abrir a caixa de listagem suspensa selecionada |
Enter |
Executar a ação atribuída ao botão de comando padrão na caixa de diálogo |
Esc |
Cancelar o comando e fechar a caixa de diálogo |
16. Auto Filter |
Alt+Seta Abaixo |
No campo com cabeçalho da coluna, exiba a lista Auto Filtro da coluna atual |
Seta Abaixo/Seta Acima |
Selecionar o próximo item ou o item anterior na lista de Auto Filtro |
Alt+Seta Acima |
Fechar a lista de Auto Filtro da coluna atual |
Home/End |
Selecionar o primeiro / último item na lista de Auto Filtro |
Enter |
Filtrar a lista usando o item selecionado na lista de Auto Filtro |
Ctrl+Shift+L |
Aplicar filtro nos cabeçalhos de colunas selecionados |
17. Formulários de Dados |
Tab/Shift+Tab |
Mover para o próximo / prévio campo que pode ser editado |
Enter/Shift+Enter |
Mover para o primeiro campo no registro anterior ou no próximo registro |
Page Down/Page Up |
Mover para o mesmo campo, porém 10 registros à frente ou para trás. |
Ctrl+Page Down |
Mover para um novo registro |
Ctrl+Page Up |
Mover para o primeiro registro |
Home/End |
Mover para o início / fim de um campo |
18. Ajustar largura da coluna e altura da linha |
Alt+HO, A |
Formatação – Altura automática de Linha |
Alt+HO, I |
Formatação – Largura automática de coluna |
19. Atalhos menos usados |
Ctrl+Shift+O |
Selecionar todas as células que possuam comentários |
Alt+Shift+Seta à Direita |
Agrupar linhas ou colunas |
Alt+Shift+Seta à Esquerda |
Desagrupar linhas ou colunas |
Ctrl+6 |
Alternar entre ocultar e exibir objetos |
Ctrl+8 |
Exibir ou ocultar os símbolos de estrutura de tópicos |
Ctrl+6 |
Alternar entre ocultar objetos, exibir objetos e exibir espaços reservados para objetos |
Alt+‘ (apóstrofo / aspa simples) |
Mostrar a caixa de diálogo Estilo |
Ctrl+Shift+[+] |
Se houver dados na área de transferência: Exiba a caixa de diálogo Inserir para inserir células em branco |
F9 |
Calcular todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas |
Shift+F9 |
Calcular a planilha ativa |
Ctrl+Alt+F9 |
Calcular todas as planilhas em todas as pastas de trabalho abertas, independentemente de terem sido alteradas desde o último cálculo |
Ctrl+Alt+Shift+F9 |
Verificar novamente fórmulas dependentes, e então calcula todas as células em todas as pastas de trabalho abertas, incluindo células que não estejam marcadas como necessitando ser recalculadas. |
Ctrl+Shift+U |
Expandir ou colapsar a barra de fórmulas |
Ctrl+F3 |
Definir um nome ou diálogo |
Ctrl+Shift+F3 |
Criar nomes a partir de rótulos de linha e coluna |
F3 |
Colar um nome definido em uma fórmula |
Ctrl+T |
Inserir uma tabela (mostrar o diálogo Criar Tabela) |
Alt+F1 |
Criar e inserir m gráfico a partir dos dados selecionados no intervalo atual como um objeto embutido na planilha atual |
F11 |
Criar e inserir m gráfico a partir dos dados selecionados no intervalo atual em uma planilha separada |
É isso aí! Espero que essa tabela de atalhos do Excel seja útil. Até mais!
Qual é a tecla HB estou tentando colocar bordas nas celulas, mas não sei qual é a tecla HB.
Atalho -> Alt+HB, A
Olá Felipe!
Algumas configurações mudaram. Tente as seguintes sequências para aplicar bordas no Excel (digite UMA TECLA POR VEZ, não juntas):
Alt, C, B, O: Borda Inferior
Alt, C, B, B: Borda Superior
Alt, C, B, D: Borda Direita
Alt, C, B, E: Borda Esquerda
Alt, C, B, T: Todas as Bordas
Alt, C, B, X: Bordas Externas
Alt, C, B, M: Sem Bordas