26 – Lógica de Programação – Procedimentos
Lógica de Programação – Procedimentos
Subrotinas
Subrotinas são blocos de códigos escritos para definir tarefas que o programa poderá usar várias vezes durante sua execução, podendo inclusive serem aproveitados em outros programas.
O programador pode escrever subrotinas para definir tarefas específicas que podem ser usadas em muitos pontos do programa. Os comandos que definem as subrotinas são escritos apenas uma vez, e são escondidos de outras rotinas.
Há dois tipos principais de subrotinas em programação estruturada: Procedimentos e Funções. Neste artigo vamos estudar os Procedimentos, e no próximo estudaremos o uso de Funções.
Chamada de Subrotina
Uma subrotina é chamada (invocada para executar suas tarefas) por uma chamada de subrotina.
Uma chamada (call) especifica o nome da subrotina e fornece informações, como argumentos, que a subrotina necessita para realizar sua tarefa designada.
Quando a subrotina completa sua tarefa, retorna o controle ao chamador (rotina que a chamou).
A subrotina também pode retornar um resultado ao chamador.
Procedimentos
Um procedimento é uma subrotina que executa uma tarefa sem no entanto retornar um resultado ao chamador.
Podemos declarar um procedimento em português estruturado da seguinte forma:
procedimento nome-de-procedimento (parâmetros) Declarações Internas inicio Comandos fimprocedimento
Exemplo de procedimento
Vamos criar um procedimento de exemplo para escrever uma mensagem na tela para o usuário:
procedimento texto(nome:literal) inicio escreval(“Bom dia “, nome) fimprocedimento
Chamando o procedimento criado
Vamos usar o código a seguir para chamar (executar) o procedimento criado no exemplo anterior em um algoritmo:
var n:literal procedimento texto(nome:literal) inicio escreval("Bom dia ", nome) fimprocedimento inicio escreval("Digite seu nome:") leia(n) texto(n) fimalgoritmo
OLA BOA TARDE GOSTARIA SE POSSIVEL ENVIAR NOVIDADESOU SE POSSO FEZER PERGUNTAS PARA TIRAR DUVIDAS ABRAÇO.
Fique à vontade para fazer perguntas José!
Boa tarde, fiquei meio confuso na questao
voce cria uma variavel chamada n: literal
esse literal ai deve ser caractere né, mas enfim.
vc cria um procedimento chamado texto(nome:literal)
ai vc coloca la no inicio do programa pra chamar o procedimento
texto(n) como o procedimento reconhece que dentro de n tem uma cadeia de caractere? por conta do tipo de variável ? como é caractere e vc la no procedimento disse texto(nome: literal) ele reconhece por isso ????
No VisualG o tipo “literal” significa exatamente “caractere”, ou em linguagem mais técnica, “string”. São a mesma coisa.