Lógica de Programação – Desvio Condicional Composto (SE…ENTÃO…SENÃO) – 11
Desvio Condicional Composto (SE…ENTÃO…SENÃO)
O desvio condicional composto tem por finalidade tomar decisões de acordo com o resultado de uma condição (teste lógico), da mesma forma que o desvio condicional simples que estudamos na aula anterior. Porém, enquanto o condicional simples somente executa instruções quando o teste condicional retorna verdadeiro, o condicional composto permite criar dois blocos de código:
- Se o teste lógico retornas verdadeiro, as instruções contidas entre os comandos então e senão serão executadas (como no condicional simples)
- Entretanto, se o teste lógico retornar falso, as instruções contidas entre os comandos senão e fimse serão executadas.
Sintaxe:
O fluxograma a seguir ilustra esse processo:
Exemplo: Vamos incrementar o algoritmo que criamos no artigo sobre condicional simples. Queremos agora que o algoritmo verifique a nota média de um aluno, e retorne a mensagem “Aprovado” se essa nota média for maior ou igual ao valor 7, além de ecoar na tela essa nota. Caso a nota média seja menor do que 7, o programa deve retornar a mensagem “Reprovado”, além de mostrar a nota média digitada.
Veja abaixo um fluxograma representando o algoritmo do exemplo:
E logo a seguir, o algoritmo implementado em português estruturado (no VisualG), usando o condicional composto:
algoritmo RESULTADO_MÉDIA var N1, N2 : inteiro MEDIA : real início leia N1 leia N2 MEDIA <- (N1 + N2) / 2 se (media >= 7) entao escreva ("Aprovado") senao escreva ("Reprovado") fimse escreva ("Sua média é ", MEDIA) fimalgoritmo |
Assista a seguir a um vídeo de nosso canal do YouTube mostrando como usar o desvio condicional composto em algoritmos de teste:
Anterior: Desvio Condicional Simples – SE..ENTÃO
Próximo: Desvio Condicional Encadeado
Código:
algoritmo “RESULTADO_MEDIA”
// Função : Estudo de Condicional Composto
// Autor : Fábio dos Reis
// Data : 03/04/2013
var
N1, N2 : inteiro
MEDIA : real
inicio
escreval (“Digite a primeira nota: “)
leia (N1)
escreval (“Digite a segunda nota: “)
leia (N2)
MEDIA <- (N1 + N2) / 2 se (MEDIA >= 7) entao
escreval (“Aprovado”)
senao
escreva (“Reprovado”)
fimse
fimalgoritmo