A Classe Character em Java
A Classe Character em Java
Para a manipulação de strings em Java existe a classe String, que já estudamos em outra lição. Porém, ao trabalharmos com caracteres individuais é muito comum usar o tipo primitivo char. Porém, o tipo char, justamente por ser um tipo primitivo, não possui métodos especializados para a manipulação de dados do tipo. Mas isso não significa que não seja possível usar métodos específicos em tipos de caractere – basta para isso manipular o tipo com uma classe wrapper.
A classe Character é uma classe wrapper, ou seja, um classe que embrulha / empacota valores primitivos, permitindo que esses valores sejam tratados como se fossem objetos.
A maior parte dos métodos da classe Character são métodos estáticos, empregados no processamento de caracteres individuais. Os métodos recebem um ou mais caracteres como argumento e realizam testes ou manipulação dos caracteres.
Também é possível inicializar um objeto Character, pois esta classe possui um método construtor que recebe um caractere como argumento para inicializar o objeto.
Exemplos
Vejamos alguns exemplos de uso da classe Character em Java.
Scanner entrada = new Scanner(System.in); // Não esqueça de importar o Scanner no início do código! System.out.println("Digite um caractere qualquer e pressione Enter:"); String str = entrada.next(); char c = str.charAt(0); // Obter o caractere digitado // Usando a classe Character para obter informações: System.out.printf("é definido? %b%n", Character.isDefined(c)); System.out.printf("é um dígito? %b%n", Character.isDigit(c)); System.out.printf("é uma letra? %b%n", Character.isLetter(c)); System.out.printf("é letra ou dígito? %b%n", Character.isLetterOrDigit(c)); System.out.printf("Maiúsculo? %b%n", Character.isUpperCase(c)); System.out.printf("Minúsculo? %b%n", Character.isLowerCase(c)); System.out.printf("Converter para maiúsculo: %s%n", Character.toUpperCase(c)); System.out.printf("Converter para minúsculo: %s%n", Character.toLowerCase(c));
Os métodos usados nos exemplos foram os seguintes:
- isDefined – Determina se o caractere passado como argumento está definido no conjunto de caracteres Unicode. Se estiver, o método retorna true; caso contrário, retorna false.
- isDigit – Determina se o caractere é um dígito (número) definido no Unicode.
- isLetter – Determina se o caractere é uma letra do alfabeto.
- isLetterOrDigit – Determina se o caractere é uma letra ou um dígito numérico.
- isUpperCase – Determina se o caractere é uma letra maiúscula.
- isLowerCase – Determina se o caractere é uma letra minúscula.
- toUpperCase – Converte o caractere para maiúscula.
- toLowerCase – Converte o caractere para minúscula.
Na próxima lição veremos mais alguns métodos importantes da classe Character, como os métodos digit e forDigit, por exemplo.
Até!
Escreva um comentário