78% das empresas usam Software Open Source

78% das empresas usam Software Open Source

A Black Duck Software, um provedor de soluções de software open source (OSS) e a  North Bridge, uma empresa de capital de risco, anunciaram os resultados da nona Pesquisa sobre o Futuro do Código Aberto. Eles descobriram que as empresas estão adotando software open source em massa, mas não estão gerenciando esse software de forma satisfatória.

Lou Shipley, CEO da Black Duck, disse em uma declaração “Nos resultados desse ano, se tornou mais evidente que as empresas precisam de gerenciamento e governança do código aberto para alcançar seu uso completo. Isso é crítico para reduzir riscos legais, operacionais e de segurança em potencial, ao mesmo tempo em que permite às companhias colher todos os benefícios que o software de código aberto fornece”.

open-source-futuro

The Future of Open Source 2015

Algumas das informações obtidas com essa pesquisa podem ser sumarizadas como segue:

  • 78% dos respondentes disseram que suas empresas executam parte ou todas as suas operações em software open source e 66% disseram que suas empresas criam softwares para seus clientes baseados em código aberto. Esta estatística mais que dobrou desde 2010, quando 42% dos respondentes à pesquisa disseram que usam open source para tocar seu negócio ou em seus ambientes de TI.
  • 93% dissearm que o uso de open source por suas empresas aumentou ou permaneceu no mesmo patamar no ano passado
  • 64% das empresas atualmente participam em projetos open source – em contraste com 50% em 2014. Para os próximos 2 ou 3 anos, espera-se que 88% das empresas aumentem suas contribuições para projetos de código aberto.
  • Sotfwares open source tem se tornado a abordagem padrão para o software com ais de 66% dos respondentes dizendo que levam em consideração softwares open source antes de tentar outras opções.

Além disso, a pesquisa também revelou que:

  • 55% acreditam que software de código aberto são mais seguros quando comparados com soluções de software proprietário.
  • 58% pensam que o open-source são mais dimensionáveis e 43% disseram que o open source fornece uma facilidade de implantação superior à de softwares proprietários.
  • Ao avaliar tecnologias de segurança para uso interno, 45% disseram que as opções open source são as primeiras a serem consideradas.

Olhando para o futuro, aqueles que responderam à pesquisa vêem Cloud computing (39%), big data (35%), sistemas operacionais (33%), e a Internet das Coisas – IoT (31%) sendo impactadas por software de de código aberto nos próximos 2 ou 3 anos.

Estes números parecem baixos apesar disso. Por exemplo, à exceção de produtos de nuvem da Microsoft e VMware, praticamente todo o resto em termos de cloud é software opensource. Na verdade, a Microsoft também aderiu ao software open source em usa nuvem Azure com o Docker e a VMware tem sua própria nuvem OpenStack. Provavelmente a nuvem rodará OSS.

Porém, antes de ficarmos muito animados proclamando que o software open source “venceu”  e o software proprietário irá morrer, devemos levar em conta que as empresas ainda não possuem políticas formais de gerenciamento de open source. A pesquisa também descobriu que:

  • Mais de 55% dos respondentes disseram que suas empresas não possuem procedimentos ou políticas formais para o uso de software open source. Além disso, apenas 27% possuem uma política formal de contribuições dos funcionários a projetos OSS.
  • Apenas 16% possuem um processo de aprovação de código automatizado e menos de 42% mantém um inventório de componentes open source.
  • Mais de 50% não estão satisfeitos com sua habilidade em compreender as vulnerabilidades de segurança conhecidas em componentes open-source, e apenas 17% planejam monitorar código open source para descobrir vulnerabilidades de segurança.
Open Source Initiative

Open Source Initiative

Tudo isso é preocupante, mas há um problema ainda maior: as empresas muitas vezes vêem o software open source como algo “mágico” que é totalmente livre de problemas de segurança. É esse tipo de crença cega que levou, por exemplo, à falha de segurança Heartbleed.

De qualquer forma, é excelente que o software de código aberto esteja se tornando um favorito nas empresas. As empresas parecem finalmente estarem vendo o valor do modelo de desenvolvimento de software open source. Mas isso deve ser feito com  cuidado e planejamento para evitar problemas e trazer soluções de forma satisfatória.

Para saber mais sobre open source, visite o site da Open Source Initiative.

Fonte:  ZDNet

Sobre Fábio dos Reis (1197 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

1 Comentário em 78% das empresas usam Software Open Source

  1. Ola! Adorei a postagem e o seu blog!
    Continue postando! Muito obrigada pelas dicas.

    Ana Paula

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*