Intel e Arduino apresentam a placa Arduino 101, baseada em um chip Intel Quark

Arduino 101

Durante a Conferência de Abertura do evento Maker Faire Rome, na Itália, o vice-presidente sênior da Intel, Josh Walden, e o co-fundador do projeto Arduino, Massimo Banzi, anunciaram a chegada em breve da placa Arduino 101 (Genuino 101 fora dos Estados Unidos). Essa nova placa de desenvolvimento, baseada na família de SoCs Intel Quark, terá como características entre outras:

  • Microcontrolador Intel Curie de 32 bits
  • Clock: 32 MHz
  • Pinos digitais de I/O: 14, sendo que 4 fornecem saída PWM
  • Pinos de entrada analógica: 6
  • Memória Flash de 384 KB
  • SRAM: 80 KB, dos quais 24 MK disponíveis para os sketches
  • Hub sensor DSP integrado
  • Rádio Bluetooth LE (Low Energy)
  • Sensor combo de 6 eixos com acelerômetro e giroscópio.

O projeto é uma colaboração com a Intel para fornecer à comunidade uma placa para aprendizado e desenvolvimento ideal para iniciantes e que possa ser utiliada em ambientes de aprendizado, sendo também a primeira placa de desenvolvimento amplamente disponível baseada no módulo Intel Curie.

Arduino 101 / Genuino 101

Arduino 101 / Genuino 101

A parceria da Intel com o Arduino é explicada pelo próprio Walden:

“Capacitar jovens empresários e jovens estudantes sempre foi uma prioridade para a Intel, e através da parceria com Arduino, estamos trazendo o poder da Intel para uma nova geração de Makers. Com os recursos avançados do módulo Intel Curie incorporado na placa Arduino 101, aprendizes jovens, bem como desenvolvedores podem agora trazer à vida criações verdadeiramente únicas, inteligentes e conectadas”.

A placa Arduino 101 deverá estar disponível no mercado ainda no primeiro trimestre de 2016, com um preço sugerido de venda de US$ 30,00, sendo comercializada com a marca Arduino 101 nos EUA e com a marca Genuino 101 no resto do mundo. Também poderá ser encontrada em distribuidores tradicionais, como Amazon, Farnel Element 14, Mouser, Radio Schack e SparkFun.

Uma excelente adição à vasta linha de placas de desenvolvimento Arduíno, em uma faixa de preço bem acessível, sendo mais barato do que, por exemplo, um Arduino Mega. Só não sabemos ainda se todas as bibliotecas escritas para as linhas tradicionais atuais funcionarão neste novo modelo, mas é bem provável que estejam disponíveis.

Informações: Blog do Arduíno.

Sobre Fábio dos Reis (1195 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*