MySQL – Alias com AS – Nomes alternativos para colunas e tabelas – 17

SQL ALIAS (AS) no MySQL:

Pode-se dar um nome diferente (e mais amigável) a uma coluna ou tabela ao realizar uma junção (join) ou retornar o resultado de uma consulta, de modo que seja mais fácil ou intuitivo entender os dados retornados. Para isso, usamos a cláusula AS.

Sintaxe de alias para colunas:

SELECT coluna
AS alias_coluna
FROM tabela AS alias_tabela;

Exemplo – Retornar a coluna Nome_Livro com o nome de Livro, simplesmente:

SELECT Nome_Livro
AS Livro
FROM tbl_Livro;

Podemos também aplicar um alias a uma coluna sem a necessidade de usar a palavra AS, bastando para isso inserir o alias desejado logo após o nome da coluna, sem separação por vírgulas. Veja o exemplo a seguir:

SELECT Nome_Livro Livro
FROM tbl_Livro;

Para aplicar alias em mais de uma coluna, basta acrescentá-las normalmente, separando-as por vírgulas, e incluindo os alias logo após o nome de cada coluna.

Além disso, podemos criar alias usando palavras compostas, incluindo espaços, bastando para isso envolver o alias entre aspas. O exemplo a seguir mostra as duas possibilidades juntas:

SELECT Nome_Livro Livro, Preco_Livro 'Preço do Livro'
FROM tbl_Livro;

Recomenda-se também usar aspas em aliases que contém caracteres especiais ou que precisem respeitar diferenciação entre maiúsculas e minúsculas (case-sensitive).

É possível também usar os aliases em tabelas inteiras. Veremos como fazer isso na aula sobre INNER JOIN.

Enquanto isso, assista ao nosso vídeo sobre aliases com AS em MySQL:

Próximo: Índices em MySQL

 

Sobre Fábio dos Reis (1364 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*