O Modelo Entidade-Relacionamento: Introdução

Modelo Entidade-Relacionamento em Modelagem de Dados

O Modelo Entidade-Relacionamento, também conhecido pela sigla MER, é um modelo conceitual amplamente empregado para descrever objetos envolvidos no domínio de um sistema de bancos de dados a ser construído, incluindo seus atributos e relacionamentos.

Um MER permite representar de forma abstrata a estrutura que irá constituir o banco de dados, sendo composto pelos seguintes objetos:

  • Entidades
  • Atributos
  • Relacionamentos

Um modelo entidade relacionamento é uma maneira sistemática de descrever e definir um processo de negócio, o qual é modelado como componentes (entidades) que são ligadas umas às outras por relacionamentos que indicam as dependências entre elas.

As entidades podem ter várias propriedades (atributos) que as caracterizam. Diagramas são criados para representar graficamente as entidades, atributos e relacionamentos, denominados Diagramas Entidade-Relacionamento (DER).

Modelo e Diagrama (MER x DER)

Um Modelo Entidade-Relacionamento, ou MER, é uma lista de entidades, seus atributos e relacionamentos, que traz informações sobre tipos de dados, restrições, descrições de entidades e outras. É comumente representado em forma textual, como uma lista de itens ou conjuntos de valores entre chaves ou parênteses. Por exemplo, uma entidade com seus atributos poderia ser representada em um MER da seguinte forma:

Produtos(IdProduto, NomeProduto, PrecoProduto, QtdeEstoque)

O MER foi desenvolvido pelo cientista da computação Peter Chen e publicado em um artigo em 1976.

Já um Diagrama Entidade-Relacionamento, abreviado como DER, é uma representação gráfica associada a um MER (ou à uma parte dele), permitindo expressar graficamente a estrutura lógica de um banco de dados.

Dr. Peter Chen, criador do Modelo ER

Dr. Peter Chen, criador do Modelo ER

Representação dos Componentes em um DER

Os objetos componentes de um diagrama entidade-relacionamento são graficamente representados por figuras geométricas simples, conectadas por linhas. São elas:

  • Retângulos: Representam entidades
  • Elipses: Representam atributos
  • Losangos: Representam relacionamentos
  • Linhas: Conectam os atributos às entidades e as entidades aos relacionamentos

Além disso também podemos representar a Cardinalidade dos relacionamentos em um DER por meio de valores escritos entre parênteses, como por exemplo (1,1) (relacionamento um-para-um). Mais sobre isso na aula específica sobre cardinalidades.

Exemplo de DER

A figura a seguir mostra um Diagrama Entidade-Relacionamento de exemplo, criado com o software brModelo, que representa um sistema de banco de dados criado para gerenciar cursos, alunos e professores em uma faculdade.

Diagrama Entidade-Relacionamento do Projeto de Bancos de Dados Bóson Treinamentos

Podemos identificar neste DER diversas entidades, como Turma, Curso, Disciplina e Aluno, com seus atributos, e os relacionamentos existentes entre essas entidades, além de suas cardinalidades.

Este DER foi utilizado no pr0jeto prático do curso de Modelagem de Dados disponível no canal do YouTube da Bóson Treinamentos.

 

Sobre Fábio dos Reis (1349 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*