Como capturar a tela em um Mac (screenshot) usando atalhos de teclado

Capturando a tela em um Mac

Neste tutorial vamos mostrar os métodos mais comuns para capturar a tela em um Mac (OS X), gerando imagens da tela ou de partes dela, como janelas de programas específicos.

A forma mais simples de realizar capturas de tela no OS X é utilizando atalhos de teclado, como mostraremos a seguir.

Captura da tela inteira (tela cheia):

Pressione a sequência de teclas Command (⌘) - Shift - 3

A tela capturada será disponibilizada no desktop, na forma de uma imagem .png

Capturar apenas parte da tela

Para capturar apenas uma parte da tela, siga os procedimentos abaixo:

Pressione a sequência de teclas Command (⌘) - Shift - 4. Você verá que o ponteiro do mouse se transformará em uma pequena cruz.

Mova o ponteiro para o local na tela a partir de onde você quer iniciar a captura, e ne~toa clique e arraste para selecionar  a área a ser capturada. É possível segurar as teclas Shift, Option ou ainda  a Barra de Espaços durante a captura para mudar  a forma como a seleção da área é realizada. Para efetivar a captura, basta soltar o botão do mouse após marcar (selecionar) a área a ser capturada.

A tela capturada também será disponibilizada no desktop, na forma de uma imagem .png

Capturar uma janela específica

Para capturar uma janela em particular aberta no computador, siga os procedimentos abaixo:

Pressione a sequência de teclas Command (⌘) - Shift - 4. Você verá que o ponteiro do mouse se transformará em uma pequena cruz.

Pressione a barra de espaços. O ponteiro do mouse se transformará em uma pequena câmera.

Mova esse ponteiro em forma de câmera sobre a janela a ser capturada - ela será destacada nesse momento. Para efetivar a captura, basta dar um clique com o mouse após posicionar o ponteiro sobre a janela.

Da mesma forma que nos exemplos anteriores, a tela capturada será disponibilizada no desktop, na forma de uma imagem .png

Fazendo a captura de um menu

Talvez você precise capturar apenas um menu. Neste caso, clique sobre o menu para abri-lo e mostrar o conteúdo que você quer capturar.

Pressione então a sequência de teclas Command (⌘) - Shift - 4. O ponteiro do mouse se transformará em uma pequena cruz, como anteriormente.

Agora, arraste o ponteiro para selecionar o menu a ser capturado. Para efetivar a captura, basta soltar o botão do mouse após marcar (selecionar) o menu a ser capturado.

Você irá encontrar a tela capturada no desktop, na forma de uma imagem .png.

Capturando imagens para a área de transferência (memória)

Em todos os casos, a imagem capturada da tela é gravada em um arquivo PNG no desktop. Caso você queira apenas copiar a captura para a área de transferência para depois colá-la em algum aplicativo, como um editor de textos, segure juntamente com as sequências de teclas mostradas a tecla Control. Assim, após capturar a imagem desejada, basta entrar no programa escolhido e colar a imagem a partir da memória do Mac.

 

Sobre Fábio dos Reis (1104 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*