Como instalar App Indicators no Debian 10 com GNOME

Como instalar a extensão App Indicators

Há algum tempo me deparei com um problema ao usar uma aplicação no Linux Debian (interface GNOME): ao usar a aplicação, que era o pgAdmin (interface de gerenciamento do SGBD PostgreSQL),uma pequena janela (controle do servidor) ficava aberta em um canto da tela, em adição à janela principal da aplicação, e ao encerrá-la, a janelinha permanecia sobre a área de trabalho.

Na própria janelinha aparecia uma mensagem dizendo que, para ocultá-la, era necessário instalar os System Tray Icons do sistema – ìcones da Bandeja do Sistema. Mas como fazer isso?

Para que essa janelinha ficasse oculta, foi necessário instalar uma extensão no GNOME que permite gerenciar os Applets Indicadores – Indicator Applets – que são um recurso muito interessante, que permitem fornecer funcionalidades adicionais ao desktop e mostrar informações ou acessar recursos de aplicativos sem a necessidade de ter uma janela de aplicação aberta – no meu caso, a janelinha do servidor pgAdmin4.

gnome-shell-extension-appindicator

Esta extensão permite integrar os Ubuntu/AppIndicators com o KStatusNotifierItems (sucessor do systray no KDE) na interface GNOME.

Com ela, é possível:

  • Mostrar ícones indicadores no painel
  • Abrir menus indicadores com um clique
  • Ativar a janela da aplicação com um clique duplo sobre o indicado

Entre outras funções.

Aplicações que fazem uso desse recurso incluem o Spotify, Dropbox, Skype e Steam, entre outras.

Como instalar os App Indicators no GNOME

Para instalar e habilitar os App Indicators (e ícones de bandeja do sistema – System Tray Icons) no Debian 10 com GNOME, ou em outra distribuição Linux que use o GNOME, basta instalar e habilitar o pacote gnome-shell-extension-appindicator. Para tal, siga os seguintes passos:

1 – Instalar o pacote:

$ sudo apt install gnome-shell-extension-appindicator

2 – Faça logoff de sua conta e logon novamente (encerre e reinicie a sessão do usuário)

3 – Clique em Atividades e abra o item Ajustes (tweaks):

Gnome System-Tray-Icon

4 – Clique em “Extensões” e habilite a extensão de nome Kstatusnotifieritem/appindicator support

System Tray Icons no Linux Debian

5 – Feche a janela, e pronto! Appindicator instalado e habilitado com sucesso no Debian 10.

 

Sobre Fábio dos Reis (1344 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*