Comando apropos – Descobrir comandos no Linux
Comando apropos no Linux
Já precisou realizar uma tarefa no Linux, mas não lembrava exatamente qual comando deveria utilizar? O comando apropos auxilia o usuário quando ele não se lembra o comando exato a usar em uma determinada circunstância, mas conhece alguma palavra-chave relacionada ao uso ou funcionalidade do comando. O apropos então varre as páginas de manual usando a palavra-chave ou descrição informada, e retorna os comandos relacionados.
Sintaxe
apropos [opções] palavras-chave
Opções (das páginas de manual)
A seguir temos algumas das opções mais comuns usadas com o comando apropos.
-r, –regex
Interpreta cada palavra-chave como uma expressão regular (regex). Esta é a opção padrão. Cada palavra-chave será comparada contra os nomes de página e a descrição independentemente. Pode corresponder a qualquer parte de qualquer uma. A comparação não está limitada aos limites da palavra.
-w, –wildcard
Interpreta cada palavra-chave como um padrão contendo caracteres universais ao estilo do shell. Cada palavra-chave será comparada contra os nomes de página e a descrição independentemente. Se –exact também for usado, só será encontrada uma correspondência se uma palavra-chave expandida corresponder a uma descrição ou nome de página completas. Senão, a palavra-chave também poderá corresponder com limites de palavras na descrição.
-e, –exact
Cada palavra-chave será exatamente comparada contra os nomes de página e as descrições.
-a, –and
Mostra só itens que cumprem todas as palavras-chave indicadas. O padrão é mostrar itens que cumpram qualquer palavra-chave.
-l, –long
Não corta a saída para a largura do terminal. Normalmente, isto é feito para evitar resultados muito feios de secções NOME mal escritas.
-M caminho, –manpath=caminho
Especificar um conjunto alternativo de hierarquias de páginas de manual delimitadas por dois-pontos para procurar. Por predefinição, apropos usa a variável de ambiente $MANPATH, a menos que esteja vazia ou indefinida, caso em que determinará um manpath apropriado com base na variável de ambiente $PATH. Esta opção sobrescreve o conteúdo de $MANPATH.
-V, –version
Mostra informação da versão.
Exemplos
1 – Visualizar os comandos que se relacionem com manipulação de diretórios:
$ apropos directory
2 – Visualizar os comandos que se relacionem com manipulação de partições de disco:
$ apropos partition
Note que neste caso passamos a palavra-chave em inglês (partition) em vez de em português, pois o sistema nada encontrou ao tentarmos pesquisar por “partição”. Isso pode ocorrer caso as páginas de manual do sistema não estejam completamente traduzidas – o que é comum.
3 – Mostrar somente comandos que estejam relacionados com tabelas de partição. Neste caso, vamos combinar duas palavras-chave: partition e table para aplicar um filtro mais preciso, e para isso usaremos a opção -a do comando:
$ apropos -a partition table
Note que menos resultados foram retornados em relação ao exemplo anterior, no qual só usamos uma palavra-chave.
Veja também: Comando whatis – Ver descrição de páginas de manual no Linux
Escreva um comentário