Comando apropos – Descobrir comandos no Linux

Comando apropos no Linux

Já precisou realizar uma tarefa no Linux, mas não lembrava exatamente qual comando deveria utilizar? O comando apropos auxilia o usuário quando ele não se lembra o comando exato a usar em uma determinada circunstância, mas conhece alguma palavra-chave relacionada ao uso ou funcionalidade do comando. O apropos então varre as páginas de manual usando a palavra-chave ou descrição informada, e retorna os comandos relacionados.

Sintaxe

apropos [opções] palavras-chave

Opções (das páginas de manual)

 A seguir temos algumas das opções mais comuns usadas com o comando apropos.

-r, –regex
Interpreta cada palavra-chave como uma expressão regular (regex). Esta é a opção padrão. Cada palavra-chave será comparada contra os nomes de página e a descrição independentemente. Pode corresponder a qualquer parte de qualquer uma. A comparação não está limitada aos limites da palavra.

-w, –wildcard
Interpreta cada palavra-chave como um padrão contendo caracteres universais ao estilo do shell. Cada palavra-chave será comparada contra os nomes de página e a descrição independentemente. Se –exact também for usado, só será encontrada uma correspondência se uma palavra-chave expandida corresponder a uma descrição ou nome de página completas. Senão, a palavra-chave também poderá corresponder com limites de palavras na descrição.

-e, –exact
Cada palavra-chave será exatamente comparada contra os nomes de página e as descrições.

-a, –and
Mostra só itens que cumprem todas as palavras-chave indicadas. O padrão é mostrar itens que cumpram qualquer palavra-chave.

-l, –long
Não corta a saída para a largura do terminal. Normalmente, isto é feito para evitar resultados muito feios de secções NOME mal escritas.

-M caminho, –manpath=caminho
Especificar um conjunto alternativo de hierarquias de páginas de manual delimitadas por dois-pontos para procurar. Por predefinição, apropos usa a variável de ambiente $MANPATH, a menos que esteja vazia ou indefinida, caso em que determinará um manpath apropriado com base na variável de ambiente $PATH. Esta opção sobrescreve o conteúdo de $MANPATH.

-V, –version
Mostra informação da versão.

Exemplos

1 – Visualizar os comandos que se relacionem com manipulação de diretórios:

$ apropos directory

Comando Apropos no Linux

2 – Visualizar os comandos que se relacionem com manipulação de partições de disco:

$ apropos partition

Comando apropos e particionamento de discos no Linux

Note que neste caso passamos a palavra-chave em inglês (partition) em vez de em português, pois o sistema nada encontrou ao tentarmos pesquisar por “partição”. Isso pode ocorrer caso as páginas de manual do sistema não estejam completamente traduzidas – o que é comum.

3 – Mostrar somente comandos que estejam relacionados com tabelas de partição. Neste caso, vamos combinar duas palavras-chave: partition e table para aplicar um filtro mais preciso, e para isso usaremos a opção -a do comando:

$ apropos -a partition table

Comando apropos - tabela de partição no Linux

Note que menos resultados foram retornados em relação ao exemplo anterior, no qual só usamos uma palavra-chave.

Veja também: Comando whatis – Ver descrição de páginas de manual no Linux

 

Sobre Fábio dos Reis (1327 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*