Tipos de Diodos em Eletrônica
Tipos de Diodos
Existem vários tipos de diodos semicondutores disponíveis para a construção de circuitos eletrônicos, cada um com características adequadas a uma ou mais aplicações específicas. Os principais tipos são os seguintes:
- Diodos de Sinal: São diodos de comutação, com alta velocidade, que possuem baixa capacitância de junção, o que permite tempos de resposta muito rápidos.
- Diodo Retificador: Empregados na retificação de corrente alternada, suportam corrente mais alta que os diodos de sinal. Possuem maior capacitância de junção, de modo que não são adequados a tarefas de comutação rápida.
- Diodo Zener: Parecido com os diodos de sinal ou de retificação, porém com algumas diferenças significativas:
- Menor Tensão de Ruptura (Breakdown Voltage)
- Empregados em Polarização Reversa
- São muito empregados, por exemplo, em circuitos simples para regulação de tensão.
- Diodo Schottky: Componente com baixa capacitância de junção, permite comutação mais rápida do que os diodos de silício comuns. Fabricado com uma junção do tipo semicondutor-metal, impõe uma queda de tensão direta menor, o que é útil em circuitos que operam com baixa tensão.
- Diodo Varactor: Este diodo possui uma capacitância variável controlada pela tensão reversa, sendo explicitamente projetado para explorar essa característica em frequências elevadas. É amplamente empregado em aplicações de RF, para controle de frequência de circuitos osciladores.
- Diodo Túnel: Este diodo possui resistência negativa* devido a um efeito de mecânica quântica denominado Tunelamento. Possuem uma junção P-N altamente dopada, e são empregados como switches de alta velocidade – na ordem dos nanossegundos. São empregados em osciladores de microondas e amplificadores, e são resistentes à radiação nuclear.
Uma característica interessante deste tipo de componente é sua longevidade: existem dispositivos fabricados nos anos 60 ainda em funcionamento!
- Diodo PIN: O diodo PIN é uma versão distinta do diodo comum de junção P-N. Neste tipo de diodo, uma terceira camada de material intrínseco I é inserida entre as camadas P e N, usando um material sem portadores de carga (não dopada).
Este tipo de diodo é muito empregado em circuitos atenuadores, fotodetectores (detecta fótons de raios gama e raios X) e em aplicações de eletrônica de potência em alta tensão. Porém, não é muito adequado na função comum de retificador.
- Diodo Gunn: Este diodo também possui resistência negativa*, sendo empregado em eletrônica de alta frequência, como em osciladores de microondas e radares de velocidade. Sua principal característica é ser fabricado usando apenas material do tipo N.
- Diodo Emissor de Luz (LED): Diodo especial empregado em sinalização e iluminação, que possui a característica principal de emitir luz em comprimentos de onda específicos quando o componente é polarizado diretamente.
- Retificador em Ponte: Trata-se, na verdade, de um invólucro contendo uma ponte retificadora de diodos, com geralmente quatro diodos retificadores comuns.
- Diodo a Vácuo: Válvula eletrônica. Não trataremos deste tipo de componente neste artigo, pois aqui abordamos apenas dispositivos semicondutores. Falaremos sobre válvulas em geral em outra lição.
*Resistência negativa é uma propriedade de alguns circuitos e dispositivos eletrônicos nos quais um aumento na tensão sobre seus terminais resulta em uma diminuição na corrente elétrica que circula por eles.
Simbologia dos Diodos
Podemos ver os símbolos de diversos tipos de diodos na figura a seguir:
Com tantos tipos de diodos existentes, como saber qual é o mais adequado a uma aplicação? O primeiro passo é entender em detalhes como funcionam os diodos e quais são suas características técnicas mais importantes. Esse é o assunto da próxima parte dessa lição.
Quer aprender tudo sobre Eletrônica? Minha dica é o livro Eletrônica – Para Autodidatas, Estudantes e Técnicos – 2ª Edição, de Gabriel Torres, que você pode adquirir em formato digital com preço promocional clicando na imagem a seguir:
Exelente” gracas aos estudos avansados da mecânica quântica, que os comportamentos eletrônicos estão, se tornando cada vez mais minusculos e a cansados… A tecnologia é mesmo incrível!!!
Muito obrigado pelo conteúdo