10 Sistemas de Bancos de Dados mais usados atualmente

10 Sistemas de Bancos de Dados mais usados atualmente

Atualmente existem inúmeros (leia-se: dezenas) de sistemas para gerenciamento de bancos de dados no mercado, alguns amplamente utilizados e outros empregados somente em aplicações muito especiais e nichos distintos. Nem sempre é fácil decidir qual sistema usar em um projeto por conta disso. Ajuda saber quais são os mais requisitados pelo mercado, ou ao menos mais utilizados pelos desenvolvedores, analistas e DBAs, pois no geral são os que recebem maior suporte e atualizações constantes.

Nessa floresta de bancos de dados, quais são os bancos de dados mais usados e mais populares? É exatamente isso que mostraremos neste artigo.

Ranking de Bancos de Dados

De acordo com os rankings dos sites DB-Engines e Statista, os dez sistemas de gerenciamento de bancos de dados mais usados atualmente (2020) são os seguintes:

Posição Banco de Dados Tipo de Banco
1 Oracle Database Relacional
2 MySQL Relacional
3 Microsoft SQL Server Relacional
4 PostgreSQL Relacional
5 MongoDB Orientado a Documentos
6 IBM DB2 Relacional
7 Redis Chave-Valor
8 ElasticSearch Motor de Busca
9 SQLite Relacional
10

Microsoft Access
Cassandra

Relacional
Coluna Ampla

Outros bancos de interesse aparecem em posições como:

  • MariaDB: 12ª
  • Amazon DynamoDB: 16ª
  • Microsoft Azure SQL: 17ª
  • Firebird: 32ª
  • dBASE: 38ª

Essa classificação é baseada na popularidade dos bancos de dados, sendo atribuída uma pontuação a cada sistema, a qual permite efetuar comparações com outros sistemas e com outros períodos, como meses ou anos anteriores.

Os três bancos de dados mais utilizados no mundo são, como imaginávamos, Oracle Database, MySQL e Microsoft SQL Server. Lembrando que o MySQL também é mantido pela Oracle, que, assim, detém uma grande fatia do mercado de bancos de dados no planeta.

Dos bancos citados, 7 são bancos do tipo relacional. Bancos especializados (NoSQL / Não-Relacionais) estão crescendo em popularidade, como pode ser visto pela presença do MongoDB, Redis, ElasticSearch e Cassandra entre os dez mais.

Referências

 

Sobre Fábio dos Reis (1343 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em 10 Sistemas de Bancos de Dados mais usados atualmente

  1. Ótimo post! É incrível como MySQL é tão usado atualmente! Eu não sabia que ele puxava uma fatia tão grande de mercado.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*