Criar Pasta Base para os usuários no Windows Server 2012

Criar Pasta Base para os usuários no Windows Server 2012

Siga o procedimento a seguir para configurar Pastas de usuário home (Pasta Base) no Windows Server 2012:

1. Criar uma pasta raiz no servidor chamada bases para armazenar as pastas home, e compartilhá-la na rede. Você pode usar o nome que quiser para esta pasta na verdade. É interessante manter essa pasta raiz oculta, usando o símbolo $ após o nome do compartilhamento. Exclua o grupo Todos das permissões, e adicione o grupo Usuários do Domínio, e dê ao grupo Controle Total sobre a pasta.

2. Configure também as permissões em nível de arquivo: Na guia Segurança, clique em Avançadas; Clique então em Desabilitar Herança, e logo em seguida escolha Converter as permissões herdadas em permissões explícitas no objeto. Aplicar. Remova também as duas entradas de de Usuários. Aplicar, OK e feche as propriedades da pasta.

3. Agora vá ao Active Directory, localize um usuário, clique com o botão direito e escolha Propriedades. Clique então na aba Perfil. Lá você encontrará a configuração para Pasta Base. Há duas opções: Caminho Local: Permite configurar uma pasta base na máquina Cliente. Conectar: Permite configurar uma pasta base no servidor. Escolha uma letra de unidade (para mapeamento automático), e digite o caminho da pasta base (\\nome-servidor\bases$\%username%); clique em Aplicar e depois em OK. Obs. Use a variável %username% para especificar a pasta do usuário.

4. Testar: no servidor, verifique se foram criadas automaticamente pastas para os usuários dentro da pasta raiz bases$. No cliente, efetue logoff e logon, e verifique se a pasta base aparece mapeada automaticamente em Iniciar -> Computador.
É possível aplicar cotas, triagem de arquivos, etc a esta pasta.

Aprenda a criar uma pasta base para os usuários do domínio a partir do Windows Server 2012 com o vídeo a seguir:

Sobre Fábio dos Reis (1317 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

2 Comentários em Criar Pasta Base para os usuários no Windows Server 2012

  1. valeu a dica meu irmão continua nos alimentando e dando o seu suport aqui no seu canal.tenho uma duvida a cerca de estrutura de um server,eu uso windows server 2012 mas ha uma necessidade de fazer uma estrutura como vem abaixo a descrição e partilhar com os usuarios. Server Structure: Program Level (International Department)

     Program Documents_Strategy
     Finances
    o 01_Budgets
    o 02_Controlling
    o 03_Audits
    o 04_Financial reports
    o 05_Transfers
     Monitoring_Evaluation
     Reporting
     Coordination Office
    o 01_Staff
    o 02_Admin
    o 03_Logistics
    o 04_Accreditation
    o 05_Communication_Correspondance
     Missions_Travelling
     Communication_Networking
     Fundraising_Donors
     Safety_Security
     Context_Background Information
     Archive
    Peço uma ajuda para sanar essa minha duvida por favor irmão.
    Agradeço desde já.

  2. Ivan Rodrigues // 25/03/2019 em 14:16 // Responder

    Prezado boa tarde, estou tendo problema com mapeamento da pasta base que não está mapeando para os usuários. Tem alguma diga do que posso fazer pois segui toda explicação do seu vídeo e nada. Desde já agradeço atenção.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*