Criar Pasta Base para os usuários no Windows Server 2012

Criar Pasta Base para os usuários no Windows Server 2012

Siga o procedimento a seguir para configurar Pastas de usuário home (Pasta Base) no Windows Server 2012:

1. Criar uma pasta raiz no servidor chamada bases para armazenar as pastas home, e compartilhá-la na rede. Você pode usar o nome que quiser para esta pasta na verdade. É interessante manter essa pasta raiz oculta, usando o símbolo $ após o nome do compartilhamento. Exclua o grupo Todos das permissões, e adicione o grupo Usuários do Domínio, e dê ao grupo Controle Total sobre a pasta.

2. Configure também as permissões em nível de arquivo: Na guia Segurança, clique em Avançadas; Clique então em Desabilitar Herança, e logo em seguida escolha Converter as permissões herdadas em permissões explícitas no objeto. Aplicar. Remova também as duas entradas de de Usuários. Aplicar, OK e feche as propriedades da pasta.

3. Agora vá ao Active Directory, localize um usuário, clique com o botão direito e escolha Propriedades. Clique então na aba Perfil. Lá você encontrará a configuração para Pasta Base. Há duas opções: Caminho Local: Permite configurar uma pasta base na máquina Cliente. Conectar: Permite configurar uma pasta base no servidor. Escolha uma letra de unidade (para mapeamento automático), e digite o caminho da pasta base (\\nome-servidor\bases$\%username%); clique em Aplicar e depois em OK. Obs. Use a variável %username% para especificar a pasta do usuário.

4. Testar: no servidor, verifique se foram criadas automaticamente pastas para os usuários dentro da pasta raiz bases$. No cliente, efetue logoff e logon, e verifique se a pasta base aparece mapeada automaticamente em Iniciar -> Computador.
É possível aplicar cotas, triagem de arquivos, etc a esta pasta.

Aprenda a criar uma pasta base para os usuários do domínio a partir do Windows Server 2012 com o vídeo a seguir:

Sobre Fábio dos Reis (1082 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*