Servidor SSH – Conceitos básicos e conexão por senha no Linux

Servidor SSH - Conceitos básicos e conexão por senha no Linux

Nesta lição vamos aprender a usar o protocolo SSH para efetuar acesso remoto a um sistema Linux Debian (e derivados), usando uma conexão por meio de senha. Instalaremos o pacote de código aberto OpenSSH para nossos testes.

Servidor SSH (Secure Shell)

Trata-se de um protocolo de rede seguro utilizado para administração e acesso remotos em servidores Linux (e outros tipos de sistemas operacionais) que permite a comunicação com nível elevado de segurança através do uso de criptografia entre os clientes e o servidor SSH.

Para instalá-lo no Debian e derivados, use o comando a seguir:

# apt-get install openssh-server

Após instalar o serviço, verifique se ele está em execução:

# service ssh status

Para iniciar o programa (se necessário) use o comando a seguir:

# /etc/init.d/ssh start

ou ainda

# service ssh start

Após a instalação do OpenSSH será necessário gerar as chaves de criptografia que serão utilizadas durante os processos de autenticação e transferência de dados. Para isso, digite o seguinte comando no terminal:

# ssh-keygen –t rsa

Pressione <enter> quando perguntado sobre os locais para armazenamento das chaves. Isso irá gerar as chaves de criptografia no padrão RSA. Verifique o local onde as chaves serão salvas. Serão gerados dois arquivos: id_rsa e id_rsa.pub, que correspondem respectivamente à chave privada e à chave pública de criptografia.

Testando o OpenSSH

Para entrar no servidor remotamente basta agora rodar um cliente ssh, como o PuTTY no Windows (www.putty.org).

O serviço do SSH roda por padrão na porta TCP 22. Lembre-se sempre de liberar essa porta no firewall do sistema, se ele estiver ativo, caso contrário a conexão remota será recusada.

Ainda com dúvidas? Assista a um vídeo sobre a instalação e configuração do servidor SSH no Linux a seguir:

Até a próxima!

Sobre Fábio dos Reis (1262 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*