Como instalar o navegador Tor no Linux Mint e similares
Como instalar o Tor no Linux Mint e similares
Neste tutorial veremos como realizar a instalação do navegador Tor no sistema operacional Linux Mint e similares, por meio de comandos do terminal.
O Tor é uma ferramenta muito importante para os usuários que priorizam segurança e anonimato na Internet. O que ele faz é rotear seu tráfego web por meio da rede Tor, que consiste em milhares de servidores mantidos por voluntários ao redor do globo, criptografando os dados durante todo o processo.
Assim, suas atividades na Web permanecem anônimas e seguras.
A página oficial do projeto Tor é https://www.torproject.org/.
Por padrão, o Mint traz como navegador instalado apenas o Mozilla Firefox, mas não traz o Tor Browser, e se você precisar utilizar essa opção de navegador (por segurança, por exemplo), deve instalá-lo manualmente no sistema.
Vamos aos passos para realizar a instalação do navegador Tor no Linux.
Atualizar o sistema
Antes de iniciar, vamos atualizar a lista de repositórios e os pacotes do sistema, para garantir que todas as versões dos pacotes instalados sejam as mais recentes:
$ sudo apt update && sudo apt upgrade
Dependendo da quantidade de pacotes que necessitam de atualização, o sistema pode levar algum tempo até finalizar todo o processo. Apenas aguarde.
Assim também evitamos que ocorra algum problema de compatibilidade entre pacotes ao instalar o Tor.
Métodos de Instalação
O Tor pode ser instalado de mais de uma forma distinta. Neste tutorial veremos primeiramente como instalar o Tor baixando o navegador a partir do website oficial, o que garante que tenhamos a versão mais atualizada do software para a instalação.
Uma outra forma de instalar o navegador é usando o comando flatpak e um repositório flathub.
Baixar o pacote de instalação do Tor
Para baixar o pacote de instalação mais atual do Tor, executamos o seguinte comando no terminal:
$ wget https://dist.torproject.org/torbrowser/14.0.3/tor-browser-linux-x86_64-14.0.3.tar.xz
Neste caso estamos fazendo download da versão 14.0.3 do Tor. Pode ser que haja uma versão mais recente disponível, e para verificar visite a página https://www.torproject.org/download/.
Caso haja uma versão mais recente, apenas mude seu número no comando antes de executá-lo.
Extrair o arquivo
O instalador do Tor baixado é um arquivo compactado com extensão .xz. Devemos descompactá-lo antes de poder rodar a instalação. Podemos fazer isso com o comando tar, como segue (mude o número da versão para a que você tiver baixado):
$ tar -xvJf tor-browser-linux-x86_64-14.0.3.tar.xz
O conteúdo do arquivo será extraído para um diretório de nome tor-browser no local atual.
Diretório de instalação do Tor
Provavelmente você baixou e extraiu o conteúdo do pacote em seu diretório pessoal de Downloads. Porém, este não é um local adequado para armazenar os programas que baixamos e instalamos da Internet. Vamos mover a pasta descompactada do Tor para um local mais conveniente, como por exemplo o diretório /opt (ou outro de sua preferência):
$ sudo mv tor-browser /opt/
O diretório /opt é adequado para armazenar aplicativos de terceiros no sistema. Note que precisamos de privilégios de administrador (sudo) para realizar essa operação. Outro diretório comumente usado é o /usr/local/share/.
Entre no diretório logo a seguir:
$ cd /opt/tor-browser
Agora, vamos registrar o Tor como uma aplicação Desktop no sistema:
$ ./start-tor-browser.desktop --register-app
A opção –register-app informa ao sistema para registrar o aplicativo Tor Browser no ambiente de desktop.
Isso também cria atalhos no menu do sistema e integra o navegador como uma aplicação padrão.
Assim, o Tor Browser será configurado no sistema para ser acessado diretamente por meio do menu de aplicativos, sem a necessidade de navegar até o diretório e executar manualmente o arquivo.
Executar o Navegador Tor
Para abrir o navegador Tor basta acessar o atalho criado no menu do sistema, como segue:
Menu → Internet → Tor
Testar o Tor
Para abrir o navegador após a instalação, clique no atalho que foi criado automaticamente na GUI em Menu → Internet → Tor Browser.
Ao abrir o Tor pela primeira vez, você terá as opções de configurar uma conexão ou conectar à rede Tor , respectivamente nos botões “Configure a Conexão…” e “Conectar”.
A opção Conectar é a ideal para navegação em geral, e te conecta à rede do Tor usando configurações padrão.
Já a opção Configure a Conexão… é importante para locais com acesso restrito à Internet, como lugares onde há censura, ou ainda quando o usuário precisa de alguma configuração avançada de conexão, como servidores proxy e pontes Tor.
No geral, clicar na opção Conectar já é o suficiente para começar a usar o navegador Tor. Dependendo do local onde você está e da rede ao qual está se conectando, essa conexão pode levar até cerca de 60 segundos para ocorrer.
Quando o processo de conexão finalizar, você será redirecionado para a página padrão do Tor. Por padrão, o navegador usa o mecanismo de busca DuckDuckGo.
É isso aí! Instalação do navegador Tor realizada com sucesso no Linux Mint!
Remover o Tor do Linux
Caso você queira desinstalar o Tor do Linux, execute o seguinte comando no terminal:
$ sudo rm -r /opt/tor-browser
O comando apaga o diretório dos arquivos do Tor por completo.
Também devemos excluir o atalho da interface gráfica que foi criado ao registrar a aplicação. Para tal, executamos o comando a seguir:
$ sudo rm ~/.local/share/applications/start-tor-browser.desktop
Instalação usando Flatpak e Flathub
O Flatpak é um sistema de distribuição de aplicativos para Linux que permite aos desenvolvedores empacotar e distribuir software de forma independente da distribuição Linux utilizada pelo usuário. Ele cria um ambiente isolado (sandbox) para cada aplicativo, incluindo todas as suas dependências, o que garante que o software funcione de maneira consistente em diferentes sistemas.
Já o Flathub é um repositório central para os aplicativos distribuídos no formato Flatpak. Ele permite que os usuários instalem, atualizem e gerenciem aplicativos de forma universal, independente da distro usada.
Vamos habilitar o Flathub no Linux (geralmente está por padrão) rodando o seguinte comando:
$ sudo flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
Após habilitar o Flathub, procedemos à instalação do Tor executando o comando a seguir:
$ flatpak install flathub org.torproject.torbrowser-launcher/x86_64/stable -y
Os pacotes necessários serão automaticamente baixados e instalados no sistema.
Remover Tor instalado via Flatpak
Para desinstalar o navegador Tor que foi instalado usando o Flaspak, basta rodar o comando a seguir:
$ flatpak remove --delete-data org.torproject.torbrowser-launcher/x86_64/stable -y
Conclusão
Neste tutorial vimos como efetuar a instalação do navegador Tor no Linux, de forma bastante simples, que envolve o download do instalador e o uso de alguns comandos no terminal do sistema. Nos próximos tutoriais veremos como instalar outros navegadores no Linux, como os navegadores Google Chrome, Vivaldi e o Bravo, entre outros.
Enquanto isso, aproveite para assistir a um vídeo tutorial de instalação do navegador Tor no Linux, caso prefira esse formato de aprendizado:
Olá Fábio!
Obrigado pelo tutorial sobre a instalação do Tor no Linux.
Gostaria de acrescentar que, ao utilizar o método de instalação via Flatpak, é importante garantir que o sistema tenha o suporte ao Flatpak devidamente configurado. No Linux Mint, isso geralmente é feito com os seguintes comandos:
sudo apt install flatpak
sudo flatpak remote-add –if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
Além disso, após a instalação, é recomendável verificar se o navegador Tor está atualizado para a versão mais recente, garantindo assim a máxima segurança e desempenho:
flatpak update org.torproject.TorBrowser
É importante manter o navegador atualizado é para proteger contra vulnerabilidades e garantir uma navegação anônima correta.
Mais uma vez, obrigado pelo excelente conteúdo compartilhado.