Pequeno Dicionário de Termos de Ficção Científica

Dicionário de Ficção Científica

Muito provavelmente você já deve ter lido algum livro ou assistido a alguma série ou filme (geralmente baseados em livros) que contam histórias que mesclam tecnologias futuristas, cenários e mundos paralelos, distopias, avanços científicos e outros temas similares, como por exemplo os livros Eu, Robô (Isaac Asimov) e Solaris (Stanislaw Lem) ou seriados como Star Trek e Dr. Who, entre outros.

Esses livros e filmes são classificados como Ficção Científica, um dos gêneros de literatura e cinema mais populares na atualidade.

Mas, afinal, o que é Ficção Científica?

Ficção Científica é um gênero literário, cinematográfico e artístico que explora conceitos e ideias baseadas na ciência e na tecnologia, muitas vezes em um futuro distante ou em cenários alternativos. Esse gênero emprega elementos científicos reais ou plausíveis como base para criar histórias imaginativas e especulativas.

A Ficção Científica busca explorar os impactos das descobertas científicas e tecnológicas na sociedade, na cultura, nas relações humanas e nas questões éticas. Ela vai além do presente e do conhecimento atual, explorando o que poderia ser possível no futuro ou em universos paralelos. Dessa forma, a ficção científica oferece uma visão imaginativa e especulativa do mundo, trazendo reflexões sobre o progresso científico, o avanço tecnológico, as consequências das ações humanas e os limites da existência humana.

Ela abrange uma ampla gama de temas, como viagens espaciais, exploração do universo, futuros distópicos, inteligência artificial, realidades virtuais, tecnologias avançadas, clonagem, viagens no tempo, extraterrestres, distorções da realidade, entre outros. Além disso, a ficção científica também pode abordar questões sociais, políticas e filosóficas, utilizando o contexto futurista como um meio de analisar e criticar o mundo atual.

Ao longo dos anos, este se tornou um dos gêneros mais populares e influentes, inspirando e influenciando diversas obras literárias, filmes, séries de TV, videogames e outras formas de arte. Ela desafia os limites da imaginação, estimula a curiosidade científica e nos convida a refletir sobre o futuro e as possibilidades da humanidade.

Qual a importância da ficção científica?

A meu ver, a Ficção Científica desempenha um papel importante na sociedade, pois oferece uma plataforma para a exploração de ideias e questões relacionadas à ciência, tecnologia, sociedade e futuro. Algumas das razões pelas quais a ficção científica é considerada importante incluem:

  • Exploração de possibilidades: A Ficção Científica nos permite explorar cenários hipotéticos e possibilidades futuras. Ela estimula a imaginação e nos convida a refletir sobre o que poderia acontecer com o avanço da ciência e da tecnologia. Essa exploração nos ajuda a ampliar nossos horizontes e a pensar além dos limites do presente.
  • Crítica social e política: Muitas obras de Ficção Científica abordam questões sociais e políticas do mundo atual, mas sob uma nova perspectiva. Elas fornecem um espelho distorcido da sociedade, permitindo-nos analisar e questionar nossas próprias crenças, valores e sistemas. Através da especulação futurista, a Ficção Científica pode fazer críticas sociais e políticas de maneiras poderosas e impactantes.
  • Antecipação de desafios éticos e morais: À medida que a ciência e a tecnologia avançam, surgem novas questões éticas e morais. A Ficção Científica antecipa esses desafios e nos ajuda a refletir sobre as consequências das inovações tecnológicas. Ela nos incentiva a considerar as implicações éticas de nossas ações e a tomar decisões mais informadas.
  • Inspiração científica: A Ficção Científica tem o poder de inspirar futuros cientistas, engenheiros e inovadores. Ao apresentar mundos futuristas e tecnologias imaginativas, ela desperta a curiosidade e o interesse pelas ciências. Muitos cientistas e pesquisadores atribuem seu interesse inicial pela ciência à leitura de livros sobre esse assunto.
  • Reflexão sobre a condição humana: Esse gênero também nos desafia a questionar nossa própria existência e a explorar a natureza humana. Ela nos faz refletir sobre quem somos, de onde viemos e para onde estamos indo. Ao abordar temas como identidade, consciência, livre-arbítrio e relacionamentos, a Ficção Científica nos convida a olhar para dentro de nós mesmos e a nos confrontar com questões profundas e complexas.

Sendo assim, a Ficção Científica é importante porque estimula a imaginação, desafia nossas perspectivas, critica a sociedade, antecipa desafios éticos e morais, inspira cientistas e nos faz refletir sobre a condição humana. Ela tem o poder de moldar nosso pensamento, nossa cultura e nosso futuro.

Glossário de Ficção Científica

Glossário de termos e expressões sobre Ficção Científica, com mais de 160 entradas em ordem alfabética:

A

  • Alien: Um ser (geralmente inteligente) proveniente de um local diferente de alguém, especialmente seres que não são da Terra
  • Andróide: Robôs humanóides com aparência e comportamento semelhantes aos humanos, muitas vezes dotados de inteligência artificial, como os replicantes de Blade Runner ou o Data de Star Trek.
  • Anomalia Temporal: Irregularidade no fluxo do tempo, comumente explorada em viagens temporais.
  • Antigravidade: Uma força hipotética que se opõe à força da Gravidade
  • Antimatéria: Substância teórica composta de partículas com cargas opostas às da matéria comum, usada em sci-fi como fonte de energia para naves espaciais (Star Trek, Interestelar). “Matéria” composta de antipartículas.
  • Apocalipse: O fim do mundo ou de uma civilização como resultado de um evento catastrófico.
  • Areologia: Estudo da geologia do planeta Marte.
  • Arma de Energia: Qualquer arma que usa plasma, raios laser ou tecnologia futurista para disparar projéteis energéticos, como os blasters de Star Wars ou os phasers de Star Trek.
  • Asimoviano: Relativo ou característico da escrita de Isaac Asimov
  • Avatar: Representação gráfica de uma pessoa em um ambiente gerado por computador

B

  • Betelgeuseano: Nativo ou habitante do sistema estelar de Betelgeuse (constelação de Órion); o idioma dos betelgeuseanos.
  • Biomecânica – Mistura entre organismos vivos e componentes mecânicos, comum em ficção científica cyberpunk e em criaturas como os Xenomorfos da franquia Alien.
  • Biônico: Termo que se refere a organismos ou dispositivos que combinam partes biológicas e tecnológicas, geralmente que melhoram suas capacidades físicas.
  • Biorrobótica – Tecnologia que integra elementos biológicos a máquinas, como ciborgues e exoesqueletos inteligentes, encontrados em Ghost in the Shell e Robocop.
  • Bioship (Nave Biológica): Espaçonave orgânica que cresce e se adapta ao ambiente, como as naves dos Vorlons em Babylon 5 ou dos Yuuzhan Vong em Star Wars.
  • Biotecnologia: Aplicação de tecnologia para manipular organismos vivos ou seus processos biológicos ou o emprego de engenharia genética para criar seres modificados ou curar doenças.
  • Buraco de Minhoca: Possível atalho no espaço-tempo que permitiria viagens mais rápidas entre pontos distantes do Universo, explorado em Interestelar e Stargate.
  • Buraco Negro: Objeto astronômico com gravidade extrema capaz de deformar o espaço-tempo e ser um portal para dimensões alternativas, como em Interestelar e Doctor Who.

C

  • Capacitor de Fluxo: Componente fictício que armazena e libera grandes quantidades de energia, comum em histórias de viagem no tempo. Exemplo clássico é o uso de um capacitor de fluxo para alimentar um dispositivo de viagem temporal, como o veículo DeLorean em “De Volta para o Futuro”.
  • Cápsula de Suspensão: Um dispositivo que permite a hibernação ou suspensão da vida de um indivíduo por longos períodos.
  • Ciberespaço: Ambiente virtual onde a informação é representada, muito explorado em histórias do gênero ciberpunk.
  • Ciborgue: Um organismo que combina partes biológicas e tecnológicas para substituir ou melhorar funções humanas; ser humano com partes mecânicas.
  • Cidade Flutuante: Uma cidade ou assentamento construído em uma estrutura flutuante acima do solo.
  • Cli-fi: Subgênero da ficção científica que se ocupa dos efeitos causados por mudanças climáticas
  • Clonagem: O processo de criação de um organismo geneticamente idêntico a partir de uma única célula ou material genético.
  • Clone: Qualquer membro de uma população hipotética de seres idênticos produzidos artificialmente; uma duplicata de uma pessoa viva
  • Colonização espacial: A expansão da presença humana além da Terra para estabelecer assentamentos em outros planetas ou sistemas estelares.
  • Computador quântico: Um computador que utiliza princípios da mecânica quântica para realizar cálculos complexos.
  • Comunicação hiperespacial: O meio de comunicação instantânea entre diferentes pontos do espaço.
  • Consciência Artificial: Uma forma de inteligência artificial que possui autoconsciência e capacidade de pensamento autônomo.
  • Construção de Mundos (Worldbuilding): Técnica de criação de universos fictícios detalhados, usada em obras como Duna e Star Wars.
  • Criogenia: O processo de congelamento de um corpo ou tecido a temperaturas extremamente baixas para preservação.
  • Cura Instantânea: A capacidade de curar feridas ou doenças em um curto período de tempo.
  • Cyberpunk: Um subgênero de ficção científica que retrata uma sociedade distópica dominada por alta tecnologia e um um ambiente sombrio com baixa qualidade de vida, no qual existe uma subcultura sem lei.

D

  • Dimensão Paralela: Universo alternativo coexistindo com o nosso, acessível por portais ou fenômenos quânticos, um conceito chave em Fringe e Rick and Morty.
  • Discovery One: Nave espacial enviada a Júpiter para investigar o monólito, sendo a principal ambientação do filme durante a jornada espacial.
  • Distopia: Sociedade futurista imaginária marcada por opressão, vigilância extrema e desigualdade, principalmente como resultado de um estado político totalitário ou desumanizador, comum em obras como 1984, Admirável Mundo Novo, Blade Runner e Jogos Vorazes.
  • Dobra Espacial (Warp Drive):  Método fictício de propulsão que “encurta” o espaço para permitir viagens mais rápidas que a luz, famoso em Star Trek e The Expanse.
  • Droides – Robôs inteligentes com personalidade e consciência limitada, como C-3PO e R2-D2 de Star Wars. Ver Andróide.
  • Drone Espacial: Veículo não tripulado utilizado para explorar o espaço.

E

  • Efeito Estilingue (Slingshot Maneuver): Técnica utilizada para aumentar a velocidade de uma nave ao aproveitar a gravidade de um planeta ou estrela, mostrada na missão para Júpiter em 2001: Uma Odisseia no Espaço.
  • Engenharia genética: A manipulação do material genético de organismos para modificar características hereditárias.
  • Espaço Interdimensional: Uma dimensão ou reino além das três dimensões espaciais conhecidas.
  • Espaçonave: Uma nave projetada para viajar pelo espaço.
  • Estação Espacial: Estrutura habitável em órbita ao redor da Terra ou outros corpos celestes.
  • Eugenia: Melhoria genética seletiva que visa criar seres humanos com características desejadas.
  • Exoesqueleto: Um esqueleto externo usado como armadura ou suporte físico para um organismo.
  • Exoplaneta: Um planeta que orbita uma estrela fora do nosso sistema solar.
  • Extraterrestre: Qualquer forma de vida que exista fora da Terra.

F

  • Fanfic: ver Fan fiction
  • Fan fiction: Obra de ficção, normalmente fantasia ou ficção científica, escrita por um fã em vez de um autor profissional, principalmente baseada em personagens já existentes de uma série de TV, livro, filme, etc.
  • Fenda Temporal: Uma ruptura no espaço-tempo que permite viagens no tempo.
  • Ficção científica: Um gênero literário e cinematográfico que explora conceitos científicos e tecnológicos futuristas.
  • Foguete de Propulsão Iônica: Veículo espacial impulsionado por emissão de íons.
  • Futuro Alternativo: Um de um número de possíveis futuros, no contexto de viagens no tempo
  • Futuro distante: Uma época imaginada que está muito além do presente, geralmente centenas ou milhares de anos no futuro.

G

  • Gargântua (Interstellar): O buraco negro fictício do filme Interestelar, baseado em cálculos reais de astrofísica para representar com precisão a distorção do espaço-tempo.
  • Genética Sintética: Manipulação avançada do DNA para criar organismos artificiais ou aprimorar humanos, comum em histórias como Gattaca e Jurassic Park.
  • Genoma: O conjunto completo de genes ou material genético de um organismo.
  • Gravidade Artificial: Tecnologia que permite criar campos gravitacionais artificiais em naves espaciais e estações orbitais, como na USS Enterprise de Star Trek.
  • Guerra Interplanetária: Conflitos entre planetas, impérios galácticos ou raças alienígenas, como em Duna, Star Wars e The Expanse.

H

  • HAL 9000: Inteligência artificial que controla a nave Discovery One em 2001: Uma Odisseia no Espaço, demonstrando comportamento quase humano, mas que acaba se tornando uma ameaça à tripulação.
  • Hibernação Criogênica: Suspensão do metabolismo humano para viagens espaciais longas, usada em Alien, Interestelar e The Expanse.
  • Hiperespaço: Conceito ficcional de uma dimensão alternativa que permite viagens mais rápidas que a luz.
  • Hipervelocidade: Viagem extremamente rápida no espaço, permitindo que naves cruzem distâncias interestelares em segundos, como o Hiperspaço de Star Wars.
  • História Alternativa: Narrativa que explora eventos fictícios que divergem da história real em algum ponto, como o mundo em que a Alemanha venceu a Segunda Guerra Mundial, retratado em “O Homem do Castelo Alto”, de Philip K. Dick.
  • Holograma: Projeção tridimensional de imagens ou interfaces, usada para comunicação, simulações e entretenimento em Blade Runner, Star Wars e The Expanse.

I

  • Imortalidade Digital: Ideia de transferir a consciência humana para uma máquina ou mundo virtual, como em Black Mirror e Altered Carbon.
  • Implante Neural: Um dispositivo eletrônico implantado no cérebro para melhorar ou alterar funções cognitivas.
  • IA (Inteligência Artificial): Sistemas computacionais que simulam a cognição humana, variando de assistentes robóticos a entidades conscientes como HAL 9000 (2001: Uma Odisseia no Espaço).
  • IA Militarizada: Inteligência artificial usada para guerra e extermínio, como o sistema Skynet de O Exterminador do Futuro.
  • Interface Neural: Tecnologia que conecta diretamente o cérebro humano a máquinas, permitindo controle mental sobre sistemas, como em Matrix e Neuromancer.
  • Invasão Alienígena – Tema clássico onde civilizações extraterrestres tentam dominar a Terra, visto em Guerra dos Mundos e Independence Day.

J

  • Jovian (Mundos Jovianos): Planetas gasosos massivos, como Júpiter, muitas vezes explorados em histórias de colonização espacial.
  • Jetpack: Mochilas propulsoras que permitem voo individual, frequentemente vistas em The Mandalorian, Rocketeer e Cyberpunk 2077.
  • Jornada no Tempo: Exploração de diferentes épocas através de máquinas ou fenômenos naturais, conceito central em De Volta para o Futuro e Doctor Who.
  • Jump Drive: Método de viagem espacial que permite saltos instantâneos entre pontos distantes do universo, usado em Battlestar Galactica e Mass Effect.

K

  • Kaiju – Nome dado aos monstros gigantescos da ficção científica japonesa, como Godzilla e os seres de Pacific Rim.
  • Kryptonita: Mineral fictício da mitologia do Superman, que enfraquece o herói e tem diferentes variações de cores e efeitos.
  • Kardashev Scale: Escala teórica que mede o nível de avanço tecnológico de uma civilização com base na quantidade de energia que pode utilizar, indo de Tipo I a Tipo III (ou superior).

L

  • Laser: Tecnologia que emite feixes de luz altamente concentrados que podem ser usados como armas, ferramentas e propulsão em naves espaciais, presentes em Star Wars e Star Trek.
  • Linguagem Alienígena: Conceito de línguas extraterrestres, como o heptapodiano de A Chegada ou o Klingon de Star Trek.
  • Lua Artificial: Estruturas gigantescas criadas artificialmente para abrigar civilizações ou estações militares, como a Estrela da Morte em Star Wars e a Halo na franquia de mesmo nome.
  • Lunático: No contexto sci-fi, pode se referir a habitantes da Lua ou às influências psicológicas que um ambiente lunar poderia causar em humanos.

M

  • Máquina do tempo: Um dispositivo fictício que permite viajar para o passado ou futuro.
  • Megaestrutura: Construção colossal, frequentemente encontrada em órbita ao redor de estrelas.
  • Mente Coletiva: Uma consciência compartilhada por um grupo de indivíduos, permitindo a troca de pensamentos e conhecimentos.
  • Microgravidade: Um estado de gravidade reduzida experimentado no espaço.
  • Monólito: Estrutura negra e enigmática que influencia o desenvolvimento da inteligência humana e parece ter sido criada por uma civilização extraterrestre avançada em 2001: Uma Odisseia no Espaço.
  • Motor de Dobra: Propulsor fictício que possibilita viagens mais rápidas que a luz, comuns em “Star Trek” para explorar o universo com a espaçonave Enterprise.
  • Multiverso: Um conjunto hipotético de universos paralelos que coexistem em diferentes dimensões.
  • Mundo Paralelo: Realidade alternativa que coexiste com a nossa, geralmente com eventos diferentes, onde eventos históricos se desenrolam de maneira distinta.
  • Mundo Virtual: Ambiente simulado por computador onde as interações ocorrem.
  • Mutante: Um organismo que possui características genéticas alteradas, geralmente como resultado de mutações.

N

  • Nano robô: Ou nanobot. Um robô extremamente pequeno, no nível molecular ou atômico.
  • Nanotecnologia: Manipulação da matéria em escala molecular para criar materiais, dispositivos e até organismos auto-reparáveis, presente em Homem de Ferro e The Expanse.
  • Nave espacial: Uma embarcação projetada para viajar no espaço sideral.
  • Nave-Mãe Alienígena: Gigantesca espaçonave que serve como base para invasões extraterrestres.
  • Nêmesis (IA ou Vilão Supremo): Entidade artificial ou inimigo implacável que representa um perigo absoluto, como Skynet em O Exterminador do Futuro ou os Reapers de Mass Effect.
  • Neuralink: Interface direta entre cérebro e máquina, permitindo controle mental de dispositivos e troca de informações digitais, presente em Neuromancer e Ghost in the Shell.
  • Nexus-6: Modelo avançado de androide na franquia Blade Runner, projetado para ser fisicamente superior aos humanos, mas com tempo de vida limitado.

O

  • Órbita de Dyson: Estruturas teóricas que envolvem uma estrela para coletar sua energia, popularizadas por Freeman Dyson e frequentemente usadas na ficção científica hard (Star Trek, The Expanse).
  • Órbita geoestacionária: Uma órbita na qual um objeto permanece fixo em relação à superfície da Terra, a uma determinada distância.
  • Organismos Cibernéticos: Seres que misturam biologia e tecnologia, como os Borg de Star Trek e os Cybermen de Doctor Who.
  • Overlords (Senhores Supremos): Seres alienígenas superiores que frequentemente controlam ou guiam a humanidade, como em O Fim da Infância, de Arthur C. Clarke.

P

  • Paradoxo: Situação lógica aparentemente impossível, frequentemente associada a viagens no tempo. Por exemplo, um personagem que viaja ao passado e realiza ações que podem impedir sua própria existência, cria um paradoxo.
  • Paradoxo Temporal: Situação ilógica resultante de viagens no tempo.
  • Phaser: Dispositivo que emite feixes de energia, para defesa e combate, comumente associado à franquia “Star Trek”.
  • Pós-apocalipse: O período após um evento catastrófico que altera drasticamente a sociedade e o ambiente.
  • Projeto Terra à Deriva: Plano global para mover a Terra para fora do sistema solar, utilizando propulsores gigantes para escapar da destruição iminente do Sol, presente na obra The Wandering Earth, de Cixin Liu

Q

  • Quasar – Objetos astronômicos extremamente brilhantes, alimentados por buracos negros supermassivos, e que aparecem em obras de ficção científica espacial.
  • Quantum Entanglement (Emaranhamento Quântico) – Fenômeno onde partículas podem se correlacionar instantaneamente a grandes distâncias, muitas vezes explorado para comunicação FTL (mais rápida que a luz) em ficção científica.
  • Q (Star Trek) – Ser extradimensional da série Star Trek, que representa um ser onipotente e brincalhão com um senso de humor caótico.
  • Quinta Dimensão: Conceito de um espaço além das três dimensões espaciais e do tempo, usado para explicar fenômenos inexplicáveis em Interstellar e A Wrinkle in Time.

R

  • Radiação Cósmica: Fenômeno espacial que pode afetar astronautas e gerar mutações, frequentemente usado em narrativas de super-heróis, como no caso do Quarteto Fantástico.
  • Realidade Alternativa :Uma de muitas realidades possíveis, ou universos possíveis, que pode ter leis físicas diferentes ou uma história diferente da nossa própria.
  • Realidade Virtual: Simulações digitais altamente imersivas, comuns em histórias como Jogador Nº 1 e Matrix.
  • Robô: Uma máquina programável capaz de realizar tarefas de forma autônoma ou semiautônoma.
  • Robôs Autônomos: Máquinas que operam sem controle humano direto, podendo ser desde ajudantes benignos até exterminadores, como T-800 de O Exterminador do Futuro.

S

  • Singularidade Tecnológica: O ponto em que a inteligência artificial supera a inteligência humana e evolui de forma imprevisível, tema de Ex Machina e Westworld.
  • Sociedade Pós-Humana: Conceito de uma sociedade futura após a evolução humana.
  • Sondas Espaciais: Dispositivos enviados para explorar o espaço, comuns tanto na realidade quanto em obras de ficção como 2001: Uma Odisseia no Espaço.
  • Steampunk: Um subgênero de ficção científica que combina elementos do século XIX com tecnologia avançada.
  • Supercomputador: Máquinas de processamento extremamente avançado, como a IA Multivac em contos de Isaac Asimov.
  • Superinteligência: IA que ultrapassa significativamente a inteligência humana.

T

  • Technothriller: Subgênero literário que combina elementos de ficção científica e suspense, geralmente centrado em tecnologia avançada.
  • Telecinese: A capacidade de mover objetos com a mente.
  • Teletransporte: Tecnologia que desmaterializa uma pessoa ou objeto em um local e os rematerializa em outro, por exemplo sendo ativada pelo famoso comando “Beam me up, Scotty!” em Star Trek.
  • Terraformação: Processo de transformar planetas inóspitos em ambientes habitáveis para a vida humana, conceito essencial em O Marciano, Duna e Red Mars.
  • Terráqueo: Um nativo ou habitante do planeta Terra.
  • Transumanismo: Um movimento que busca melhorar a condição humana através da aplicação de tecnologia avançada.
  • Tricorder: Dispositivo portátil usado para escanear, analisar e diagnosticar ambientes, organismos e tecnologias desconhecidasem Star Trek.

U

  • Unidade Cibernética: Organizações de seres conectados mentalmente por redes neurais artificiais, como a coletividade dos Borgs em Star Trek.
  • Universo Alternativo: ver Realidade Alternativa
  • Universo paralelo: Um conceito em que existem múltiplos universos além do nosso, cada um com suas próprias leis físicas.
  • Uplift (Elevação Cognitiva): Conceito onde seres vivos, como animais, são geneticamente ou tecnologicamente aprimorados para ganhar inteligência humana ou superior, presente na série Uplift de David Brin.
  • Utopia Tecnológica: Visão otimista de um futuro onde a tecnologia leva à harmonia e prosperidade.

V

  • Viagem Espacial: Deslocamento de espaçonaves entre corpos celestes.
  • Viagem interdimensional: A capacidade de viajar entre diferentes dimensões ou realidades.
  • Viagem interestelar: A capacidade de viajar entre estrelas ou sistemas estelares distantes.
  • Viagem Intergaláctica: A capacidade de viajar entre diferentes galáxias.
  • Viagem Subespacial: Uma forma de viagem espacial mais rápida que a luz, explorando dimensões alternativas.
  • Viagem no tempo: Conceito ficcional de viajar para o passado ou futuro.
  • Visão de raio-X: A habilidade de ver através de objetos sólidos.
  • Visão de infravermelho: A capacidade de enxergar radiação infravermelha e identificar fontes de calor.
  • Visão noturna: A capacidade de enxergar no escuro, utilizando tecnologia ou modificações biológicas.

W

  • Warp Drive (Motor de Dobra): Tecnologia que permite viagens espaciais mais rápidas que a luz, clássica em Star Trek.

X

  • Xenomorfo: Uma criatura alienígena fictícia, popularizada na série de filmes “Alien”, um predador mortal com biologia ácida e instintos letais.
  • Xenotransplante – Transferência de órgãos entre espécies diferentes, frequentemente mencionada em histórias de aprimoramento biológico.
  • Xerófagos (Vida Extraterrestre Extrema) – Organismos que poderiam sobreviver em ambientes extremamente secos, como Marte, um conceito comum em bioficção.

Y

  • Yggdrasil (Sci-Fi Mitológico) – Conceito da árvore cósmica da mitologia nórdica frequentemente reinterpretado na ficção científica como um megacomplexo biotecnológico interplanetário.
  • Yautja (Predador) – A raça alienígena caçadora da franquia Predador, conhecida por sua cultura guerreira e tecnologia avançada.
  • Year Zero (Ano Zero): Tema comum em ficção pós-apocalíptica, indicando o reinício da civilização após um evento catastrófico, explorado em The Walking Dead e Mad Max.
  • Yottabyte (Armazenamento Futurista): Unidade de medida gigantesca para dados digitais, usada em sci-fi para descrever a quantidade absurda de informação processada por supercomputadores avançados.

Z

  • Zerg (Espécie Alienígena): Civilização de criaturas insetoides com mente coletiva da franquia StarCraft, inspirada nos Bugs de Tropas Estelares.
  • Zona de exclusão: Uma área inacessível ou perigosa, geralmente devido a radiação, contaminação ou perigos ambientais.
  • Zona de guerra temporal: Uma área afetada por anomalias temporais e alterações na linha do tempo.
  • Zona Proibida: Áreas misteriosas e perigosas onde leis físicas e biológicas podem ser alteradas, como em Stalker e Aniquilação.
  • Zumbi: Um ser humano reanimado que se tornou um morto-vivo em histórias de ficção científica e terror.
  • Zygote (Experimentos Genéticos): Criaturas originadas de manipulação genética descontrolada, como nos filmes A Experiência e Splice.

 

Sobre Fábio dos Reis (1230 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 30 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Ciência e Tecnologia em geral, adora Viagens e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*