Como instalar o Oracle VirtualBox no Windows para criação de Máquinas Virtuais

Baixando e Instalando o Oracle VirtualBox no Windows

O Oracle VirtualBox é um software para virtualização que pode ser utilizado tanto em ambientes corporativos quanto em ambientes domésticos. É um produto que possui inúmeros recursos para criação de máquinas virtuais, suportando praticamente qualquer sistema operacional convidado que você deseje instalar – incluindo inúmeras versões do Windows, distribuições Linux, BSD, Solaris, Minix, OS/2 e até mesmo Mac OS X (com algumas modificações).

O VirtualBox é um software Open Source, sendo distribuído livremente de acordo com os termos da licença GNU GPL (General Public License), versão 2. Ele pode ser executado em ambientes Windows, Linux, Mac e Solaris.
Nesta primeira parte de nosso tutorial sobre o VirtualBox vamos mostrar como obter o software e instalar o produto em uma máquina com Windows. Os passos são muito similares caso você queira instalar o programa em outro sistema, como uma distro Linux ou o Apple OS X.

Baixando o VirtualBox

O site para download do software é www.virtualbox.org, cuja página inicial você vê na figura abaixo (acessado em 29/04/16). Veja que bem no centro da página há um botão grande para download do VirtualBox, cuja versão mais atual é a 5.0. Clique nele para ir à página de downloads e baixar o programa:

01-máquina-virtual-virtualbox

Uma vez na página de downloads, selecione a versão desejada do software. Como pretendemos instalá-lo no Windows, você deve clicar no link “x86/amd64“, na linha onde se lê “VirtualBox 5.0.20 for Windows hosts“. Caso deseje instalar o programa em outro sistema operacional, procure na lista a versão correspondente ao seu sistema. Há versões disponíveis para Mac OS X, Linux e Oracle Solaris:

02-máquina-virtual-virtualbox

 

Clique em Download para baixar o programa:

03-máquina-virtual-virtualbox

 

E aguarde enquanto o download é realizado. Esse processo pode demorar alguns minutos, dependendo da velocidade de sua conexão. O arquivo baixado tem 108 MB de tamanho.

04-máquina-virtual-virtualbox

 

Instalando o VirtualBox

Após terminar de baixar o programa, execute o arquivo obtido para abrir o Assistente de Instalação do Oracle VirtualBox (Setup Wizard). Clique no botão Next para iniciar o processo de instalação:

05-máquina-virtual-virtualbox

 

Na tela seguinte é possível selecionar quais recursos do programa serão instalados ou não. Para uma instalação padrão não é necessário alterar nenhum parâmetro nesta tela. Apenas clique em Next para prosseguir:

06-máquina-virtual-virtualbox

 

Na próxima tela há três opções que podem ser ativadas – criação de atalhos no Desktop (Área de Trabalho) e na barra de tarefas e registrar associação de arquivos. Eu desmarquei a segunda opção (Create a shortcut in the Quick Launch Bar) para não poluir minha barra de tarefas. Clique em Next para prosseguir:

07-máquina-virtual-virtualbox

 

Na tela seguinte aparecerá um aviso sobre as interfaces de rede. Por padrão, ao instalar o VirtualBox, as conexões de rede do computador são desativadas temporariamente enquanto o recurso de rede do programa é configurado. Caso você esteja realizando algum download no momento, espere até que o download esteja finalizado, sob pena de perder os arquivos que está baixando. Clique em Yes para prosseguir com a instalação então.

08-máquina-virtual-virtualbox

 

Pronto para instalar. Clique no botão Install para que o Oracle VirtualBox seja instalado de acordo com as informações especificadas nas telas anteriores:

09-máquina-virtual-virtualbox

 

Caso a caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário apareça, clique em Sim para permitir que o VirtualBox seja instalado no computador. Note que o fornecedor verificado será detectado com sendo Oracle Corporation.

10-máquina-virtual-virtualbox

 

Agora aguarde enquanto o VirtualBox é instalado em seu computador:

11-máquina-virtual-virtualbox

 

No meio do processo de instalação será perguntado se deseja instalar também os controladores USB no programa. Marque a caixa ‘Sempre confiar em software da “Oracle Corporation”‘, do lado esquerdo da caixa de diálogo, e clique em “Instalar” para instalar esses drivers. Eles são importantes para que você possa acessar dispositivos USB a partir das máquinas virtuais, como cartões de memória e pendrives.

12-máquina-virtual-virtualbox

 

Após aguardar mais alguns instantes, a instalação do VirtualBox será finalizada. Deixe marcada a opção “Start Oracle VM VirtualBox 5.0.20 after installation” para que o programa seja aberto após finalizar o instalador, e clique no botão “Finish” para encerrar o processo de instalação.

13-máquina-virtual-virtualbox

 

Pronto! Oracle VirtualBox instalado com sucesso! Veja a tela inicial do Gerenciador do programa, onde criamos, configuramos e até excluímos as máquinas virtuais:

14-máquina-virtual-virtualbox

 

Na próxima parte do tutorial vamos aprender a configurar uma nova máquina virtual usando o Oracle VM VirtualBox.

Próximo: Criando uma Máquina Virtual com o Oracle VM VirtualBox

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Oracle VirtualBox - Criando uma Máquina Virtual - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*