Oracle VirtualBox – Criando uma Máquina Virtual

Criando uma Máquina Virtual no Oracle VirtualBox

Nesta segunda parte de nosso tutorial sobre o Oracle VM VirtualBox, vamos mostrar como proceder para criar uma nova máquina virtual a partir do Gerenciador, a qual será utilizada posteriormente para a instalação de um sistema operacional selecionado.

Para começar, abra o Gerenciador do Oracle VM VirtualBox. Abaixo podemos visualizar o Gerenciador, e você pode ver que no meu sistema já existem diversas máquinas virtuais criadas – você pode criar quantas máquinas virtuais precisar, respeitando sempre o limite de espaço em disco rígido disponível no seu computador físico.

Para criar uma nova máquina virtual, clique no botão “Novo“, no canto superior esquerdo da tela:

01-virtualbox-criar-VM

 

Será aberto um assistente de criação de máquina virtual. Na primeira caixa de diálogo você deve entrar com um nome para sua máquina virtual, selecionar o tipo de sistema operacional, e a versão que será instalada. No meu caso, selecionei o tipo Microsoft Windows e a versão Windows 2012 (64-bit). Configure de acordo com o sistema que você pretende instalar, e clique em Próximo para prosseguir.

Criar VM no Oracle VirtualBox

 

Na tela seguinte você irá ajustar a quantidade de memória RAM  ser destinada à sua máquina virtual. Cuidado para não destinar memória demais, pois como a RAM é compartilhada entre seu computador físico e a VM, existe um limite de uso para que a VM não interfira no funcionamento do seu sistema hospedeiro. Eu configurei um pouco menos de 2 GB para a VM (1966 MB, como se pode ver na figura). Você pode alocar a memória RAM clicando e arrastando a barra azul ou simplesmente digitando a quantidade de memória desejada na caixa do lado direito. Ajuste de acordo com sua necessidade e disponibilidade, e então clique no botão “Próximo” para prosseguir:

03-virtualbox-criar-VM

 

Agora iremos criar um disco rígido virtual, o qual irá receber a instalação do sistema operacional posteriormente. Há três opções disponíveis nesta tela:

  • Não acrescentar um disco rígido virtual: Cria a máquina sem um HD instalado
  • Criar um novo disco rígido virtual agora: Instala um novo HD para particionamento e formatação.
  • Utilizar um disco rígido virtual existente: Permite usar na VM um HD virtual já existente, criado em outro momento.

Vou usar a opção padrão pré-selecionada, “Criar um novo disco rígido virtual agora“, pois ainda não temos um disco para esse sistema. Clique então no botão “Criar“:

04-virtualbox-criar-VM

 

Na tela seguinte você pode escolher o tipo de arquivo de disco rígido virtual. É possível criar arquivos compatíveis com diversos produtos de virtualização, como VHD para o Microsoft Hyper-V ou Citrix XenServer, VMDK para sistemas VMware ou HDD para Parallels. Aqui, vamos manter o tipo padrão do VirtualBox, que é o VDI (VirtualBox Disk Image). Clique em Próximo para continuar:

05-virtualbox-criar-VM

 

Na próxima tela você deve fornecer um nome para o arquivo de disco rígido virtual, e a localização no disco físico deste arquivo. Digite o nome desejado, ou mantenha o padrão sugerido, e ajuste o tamanho do seu disco rígido virtual de acordo com a necessidade de seu sistema, e disponibilidade de espaço em disco físico. Vou alocar 35 GB para esse HD; aloque o que for necessário, e clique em “Criar” para finalizar o processo.

06-virtualbox-criar-VM

 

Processo finalizado. A máquina virtual foi criada com sucesso, e você pode vê-la na lista de VMs do Gerenciador do Oracle VM VirtualBox. Porém, note que o sistema operacional ainda não foi instalado, o que deve ser feito posteriormente – o que fizemos até aqui equivale, grosso modo, a montar um computador físico a partir de componentes selecionados.

Máquina Virtual no Oracle VirtualBox

Na próxima parte do tutorial vamos efetuar mais algumas configurações nesta máquina virtual, para que seja possível instalar o sistema operacional desejado.

Anterior: Como instalar o Oracle VirtualBox no Windows para criação de Máquinas Virtuais

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Oracle VirtualBox – Criando uma Máquina Virtual

  1. Cade a próxima parte???

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Como instalar o Oracle VirtualBox no Windows para criação de Máquinas Virtuais - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*