Hackers conseguem roubar dados usando os LEDs de um roteador banda larga

Hackers roubam dados usando LEDs de um roteador banda larga

Hackers roubam dados usando os LEDs de um roteador

De acordo com uma notícia publicada no jornal The Jerusalem Post, pesquisadores em Israel desenvolveram uma forma pela qual hackers conseguem roubar informações do computador de uma vítima usando as luzes de LED de seu roteador, usando para isso um malware chamado xLED.

Como o ataque funciona

O Centro de Pesquisa de Segurança Cibernética da Universidade Ben-Gurion, que está localizado em Israel, criou uma maneira de invadir o computador de um usuário e roubar dados importantes usando as luzes LED que são exibidas em um roteador.

Um malware especialmente criado, chamado xLED, deve ser instalado em um roteador para roubar dados da vítima. Assim, o roteador precisa ter uma falha de segurança que permita que o hacker instale o malware a princípio.

Uma vez que o malware esteja instalado, os dados podem ser exibidos na forma binária representada pelo piscar das luzes dos LEDs. Assim, quando a luz estiver desligada, será representado um bit zero, e quando estiver ligada, teremos um bit um.

Um dispositivo de gravação de vídeo qualquer pode ser usado para capturar o padrão do piscar dos LEDs e utilizado para roubar informações importantes que estejam sendo transmitidas através do roteador. O equipamento de gravação pode ser qualquer um, como drone ou uma câmera CCTV.

Enquanto a câmera estiver captando os LEDs piscando, os dados que estão sendo transmitidos podem ser facilmente roubados.

Os pesquisadores disseram que, uma vez que a taxa de extração de dados depende do número de LEDs existentes no roteador, quanto maior o número de LEDs, maior a quantidade de dados que pode ser roubada.

O vídeo a seguir mostra a técnica em execução:

Fonte: The Jerusalem Post

Sobre Fábio dos Reis (1273 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*