Tipo de dados SET no MySQL

Tipo de dados SET no MySQL

O tipo SET em MySQL é um objeto string que pode ter zero ou mais valores (membros), cada um dos quais deve ser escolhido a partir de uma lista de valores permitidos, que são especificados quando a tabela é criada.

Ao criar uma coluna do tipo SET, especificamos seus membros – os valores válidos – separando cada item com vírgulas. Desta forma, não é possível usar vírgulas nos nomes dos próprios itens.

Uma coluna do tipo SET pode ter no máximo 64 membros. Além disso, uma tabela não pode ter mais de 255 elementos do tipo listas de itens, como ENUM e SET. Os valores SET são armazenados como valores numéricos pelo MySQL.

Tipo Tam. em Bytes Descrição
SET 1-8 Permite armazenar zero ou mais valores selecionados de uma lista de valores aceitáveis.

Vejamos um exemplo de aplicação do tipo de dados SET em MySQL.

Exemplo

Como exemplo, vamos supor uma tabela de cadastro de pedidos de lanches em uma lanchonete, que oferece a possibilidade aos clientes de selecionar quais temperos serão adicionados a cada lanche, podendo-se acrescentar de 1 a 5 temperos, ou mesmo não acrescentar nenhum. Os temperos serão sempre os mesmos, não sendo necessário acrescentar nem tirar nenhum deles desta lista.

Neste caso, podemos inserir os temperos como um conjunto do tipo SET ao criarmos a tabela (que chamaremos de pedidos), configurando uma coluna com esse tipo de dado (chamaremos a essa coluna de tempero).

Os temperos disponíveis em nosso exemplo serão os seguintes:

  • Azeite
  • Vinagre
  • Sal
  • Orégano
  • Pimenta

Usaremos uma enumeração para criar a coluna de lanches, pois os lanches também são “fixos”, ou seja, não há  a possibilidade de escolher lanches que não estejam no cardápio.

Precisamos criar a tabela de pedidos para realizarmos nossos testes:

CREATE TABLE pedidos (
  idPedido SMALLINT PRIMARY KEY AUTO_INCREMENT,
  lanche ENUM ('Presunto','Frango','Salame'),
  tempero SET ('Azeite','Vinagre','Sal','Orégano','Pimenta')
);

Vamos inserir quatro registros de pedidos na tabela. Um dos lanches não terá nenhum tempero, e os demais terão entre dois e três temperos escolhidos:

INSERT INTO pedidos (lanche, tempero)
VALUES
('Presunto','Sal,Orégano'),
('Salame','Azeite,Pimenta'),
('Frango','Azeite,Sal,Orégano'),
('Presunto','');

Vamos consultar os registros inseridos na tabela de pedidos:

SELECT * FROM pedidos;

Tipo de dado SET no MySQL

Note que, como o pedido #4 é um lanche de presunto sem nenhum tempero desejado, a coluna tempero aparece vazia neste registro.

O que acontece se tentarmos inserir um valor que não está presente na lista de valores permissíveis da coluna de temperos, como, por exemplo, Mostarda? Vejamos o que ocorre:

INSERT INTO pedidos (lanche, tempero)
VALUES ('Frango','Sal,Mostarda');

Tipo de dados SET no MySQL - Erro de dados truncados

Consultando valores em colunas SET

Podemos consultar os pedidos que levem algum tempero em particular usando o operador LIKE. Por exemplo, para ver os pedidos que devem levar Azeite executamos:

SELECT * FROM pedidos
WHERE tempero LIKE '%Azeite%';

Ou ainda usando a função do MySQL FIND_IN_SET():

SELECT * FROM pedidos
WHERE FIND_IN_SET('Azeite',tempero) > 0;

Consultando coluna do tipo SET no MySQL com LIKE

E para retornar os pedidos que possuem mais de um tempero adicionado, como por exemplo lanches que levem Pimenta e Azeite podemos combinar operadores LIKE:

SELECT * FROM pedidos
WHERE tempero LIKE '%Pimenta%' AND tempero LIKE '%Azeite%';

É isso aí! Aprendemos nesta lição a usar o tipo de dado SET para criar colunas que armazenam conjuntos de valores no MySQL.

Referências

Murach, J. Murach´s MySQL. 2ª Edição. Mike Murach & Associates. 2015

Anterior: Tipo de dados ENUM – Enumerações no MySQL

 

Sobre Fábio dos Reis (1325 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Trackbacks & Pingbacks

  1. Tipo de dados ENUM no MySQL - Bóson Treinamentos em Tecnologia

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*