Especificações dos Capacitores: Tensão de Operação Máxima

Tensão de Operação de um Capacitor

Todos os capacitores trazem indicada sua Tensão de Operação Máxima, que é o maior valor de tensão elétrica contínua que pode ser aplicado entre seus terminais sem que o componente seja danificado.

É muito importante respeitar esse limite, e dimensionar o capacitor para que tenha um valor de tensão de operação superior ao maior valor de tensão que se espera aplicar ao componente, para evitar danos não só a ele, mas também a outros componentes presentes no circuito.

Em eletrônica, no geral, podemos encontrar capacitores com tensão de trabalho desde 1V a até 1000V DC, ou mais.

O grande problema com a tensão aplicada às armaduras dos capacitores é que se ela ultrapassar certo limite, o dielétrico não consegue mais se comportar como isolante, e então a tensão elétrica passa diretamente entre as armaduras, como se o componente estivesse em curto.

E, nesse caso, ele se danifica irremediavelmente. Capacitores do tipo eletrolítico podem até explodir, derramando seu eletrólito no circuito ao seu redor, o que agrava ainda mais a situação.

A ilustração a seguir mostra um capacitor cuja tensão de operação máxima é de 35V, indicada no corpo do componente:

Tensão de operação de um capacitor

Tensão de operação máxima de um capacitor

Se a tensão elétrica aplicada aos terminais de um capacitor superar seu limite de operação, o dielétrico irá se romper, ocasionando um curto-circuito no componente. A tensão de operação dos capacitores depende do tipo de material dielétrico empregado em sua fabricação, assim como de sua espessura.

É importante notar que a tensão máxima de operação é dada em termos de tensão contínua (DC), e deve-se tomar cuidado ao submeter o capacitor à tensão alternada, pois seu valor de pico pode facilmente exceder a tensão máxima que o componente suporta. No geral, recomenda-se que o capacitor tenha uma tensão de operação máxima cerca de 50% maior do que a tensão máxima efetiva que será aplicada a ele.

Anterior: Especificações de Capacitores - A Capacitância

Próximo: Tipos de Capacitores

 

Sobre Fábio dos Reis (1222 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Astronomia, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*