Mostrar numeração de linhas no SQL Server Management Studio

Como mostrar numeração de linhas no SQL Server Management Studio

Às vezes é muito útil podermos visualizar a numeração das linhas em um script SQL quando trabalhamos no Microsoft no SQL Server Management Studio, por exemplo para encontrar erros específicos e tentar corrigi-los.

Por padrão, a numeração de linhas nos scripts não é exibida, mas podemos ativar esse recurso de forma bem simples e rápida. É isso o que faremos com os procedimentos mostrados a seguir.

Procedimentos

A figura a seguir mostra um script carregado no Microsoft SQL Server Management Studio, sem a numeração das linhas:

Mostrar números de linhas no Microsoft SQL Server Management Studio

Vamos ativar a numeração de linhas para facilitar nosso trabalho no script. Para começar, clique no menu Ferramentas e logo após no item Opções…:

números de linhas no SQl server

Na caixa de diálogo aberta clique para expandir, no painel do lado esquerdo, o item Editor de Texto. Logo após, expanda também o sub-item Transact-SQL e então clique na opção Geral.
No painel exibido do lado direito marque a opção “Números de Linha“, e clique em OK para ativar a numeração de linhas nos scripts e então fechar a caixa de diálogo:

numeração de linhas no SQL Server

Agora podemos ver que uma nova coluna foi acrescentada e é exibida à esquerda na janela do script, contendo a numeração das linhas:

linhas numeradas em scripts do sql server

É isso aí! Numeração de linhas ativada com sucesso no SSMS!

 

Sobre Fábio dos Reis (1420 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*