Instalando o Wireshark no Mac OS X – Parte 01

Wireshark no Mac OS X – Parte 01

Neste artigo, que está dividido em duas partes, vou mostrar os procedimentos necessários para realizar a instalação do analisador de pacotes Wireshark no Mac OS X. Vou usar uma máquina com o OS X Mountain Lion, e os procedimentos foram testados também em iMacs com os sistemas Mavericks e Yosemite.

Requerimentos para instalação do Wireshark no OS X

O Wireshark necessita do pacote X11 instalado no OS X para rodar. Na verdade, há uma versão do Wireshark para download no site oficial que dispensa a instalação do X11, porém trata-se de uma versão em desenvolvimento (development release) e em meus testes não funcionou de forma satisfatória. Por isso, vou mostrar como instalar o X11 nesta parte 01 do artigo, e na parte 02 vamos instalar o Wireshark propriamente dito.
Caso deseje você pode instalar a versão em desenvolvimento do wireshark, bastando para isso acessar a parte 02 do tutorial diretamente, sem a necessidade de instalar o X11.

O que é o X11

O X11, também chamado de X Window System, é um sistema gerenciador de janelas para sistemas operacionais compatíveis com Unix (como é o caso do OS X, do Linux e do BSD). O X11 fornece o framework básico para o ambiente de interface gráfica, permitindo a criação e movimentação de janelas na tela e também a interação com essas janelas por meio de mouse e teclado. Uma boa descrição do X Window System pode ser obtida na página da Wikipedia sobre o assunto
A implementação (versão) do X11 para Mac Os X é chamada de XQuartz.

O que é o XQuartz

O XQuartz é a versão do servidor X, um componente do X Window System, para o Mac OS X. Ele é importante pois possibilita que softwares não escritos especificamente para a plataforma OS X possam rodar nela, incluindo o Wireshark, que é nosso foco nesse artigo. portanto, vamos ter de instalar o XQuartz para podermos usar o Wireshark.

Para baixar o XQuartz basta acessar o site https://xquartz.macosforge.org/, que você pode visualizar na imagem a seguir:

Instalação do XQuartz

Clique no link de download (a versão do XQuartz na data de elaboração deste artigo é a 2.7.7) e baixe o pacote para sua máquina. O pacote tem aproximadamente 68,2 MB de tamanho.

Baixando XQuartz no OS X

 

Após terminar o download do XQuartz, abra o arquivo XQuartz-2.7.7.dmg para que possamos proceder à sua instalação:

Abrindo pacote do XQuartz no Mac OS X

E clique duas vezes no pacote XQuartz.pkg para iniciar o instalado do software:

Abrir o pacote do XQuartz no OS X Yosemite

Será aberto o instalador do XQuartz. Note que na tela de boas-vindas é citado que o pacote é destinado ao Mac OS X versão 10.6.3 ou superior. Se a versão de seu sistema operacional for mais antiga, possivelmente não funcionará. Clique em Continuar.

Instalador do XQuartz no Mac OS X Mavericks

Na tela seguinte, leia as informações sobre o projeto XQuartz e o servidor X11. Caso queira continaur usando o servidor gráfico X11 padrão do OS X, siga as instruções apresentadas nesta janela após instalar o XQuartz. Clique em Continuar para prosseguir:

Instalador do XQuartz no Mac OS X Mavericks - Leiame

Na próxima tela leia a Licença de Uso do Software e clique em Continuar:

Instalador do XQuartz no Mac OS X - Licença

Na caixa de diálogo que aparecerá, clique em Concordar para aceitar a licença de uso do XQuartz:

Instalar XQuartz no Mac OS X - Licença concordar

Tudo pronto para a instalação. Clique no botão Instalar para iniciar o procedimento:

Instalar XQuartz no Mac OS X - Tipo de Instalação

Será necessário digitar sua senha para prosseguir com a instalação. Digite-a na caixa adequada e clique em Instalar Software:

Instalar XQuartz no Mac OS X - Tipo de Instalação - senha

Aguarde enquanto o software é instalado em seu computador:

Instalar XQuartz no Mac OS X Yosemite - Instalando

Quando chegar na tela “Executando scripts do pacote” não se aflija se demorar mais de 10 minutos – apesar dele informar que o tempo restante é de menos de um minuto. É normal para essa aplicação. Apenas aguarde.

Instalar XQuartz no Mac OS X Yosemite - Script do pacote

Quando aparecer a caixa de diálogo com a mensagem “You will need to log out and log back in to make XQuartz your default X11 server”, apenas clique em OK para fechá-la.

Instalar XQuartz no Mac OS X Yosemite - Logout

Excelente! Instalação do XQuartz completada com sucesso. Clique em Fechar para sair do instalador.

Instalar XQuartz no Mac OS X Yosemite - Instalação finalizada

Vamos agora fazer logout e login no sistema para usar o XQuartz. Clique no menu da maçã e escolha a opção Finalizar Sessão de [seu usuário]. Após encerrar a sessão, faça login novamente:

Instalar XQuartz no Mac OS X Yosemite - Finalizar sessão do usuário

Pronto. Vamos verificar se o XQuartz está na pasta de Utilitários do sistema. Abra o Finder, clique em Aplicativos e então em Utilitários. Você deverá encontrar o XQuartz lá:

Instalar XQuartz no Mac OS X - Utilitários

 

XQuartz instalado e operando! No próximo artigo vamos proceder à instalação do Wireshark em si.

Sobre Fábio dos Reis (1360 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

1 Comentário em Instalando o Wireshark no Mac OS X – Parte 01

  1. Wagner Dantas // 20/10/2015 em 12:07 // Responder

    Boa tarde, gostaria de comprar o dvd de linux lpi 1.
    Aguardo o retorno obrigado.

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*