Consultar e excluir partições com o utilitário parted no Linux

Consultar e excluir partições com o utilitário parted no Linux

Este tutorial é a parte 02 de nosso estudo sobre o utilitário de particionamento parted no Linux, e vamos aqui mostrar como consultar e excluir partições criadas anteriormente. Na primeira parte aprendemos a criar partições usando o parted.

Em nosso sistema de testes temos dois discos (sda e sdb), sendo que o disco sda é onde o sistema está instalado, e o disco sdb é nosso HD de testes.

No artigo 01 nós criamos uma partição neste disco – a partição /dev/sdb1 – e agora vamos mostrar como remover esta partição usando o parted.

Vamos aos procedimentos.

Procedimentos

Para começar, vamos entrar no utilitário parted:

# parted

Vamos verificar os discos e partições existentes em nosso sistema:

(parted) print all

Agora precisamos selecionar o disco que será configurado, que no caso será o disco /dev/sdb:

(parted) select /dev/sdb

Precisamos consultar a tabela de partições do disco para descobrir os números das partições presentes no disco selecionado:

(parted) print

Temos apenas uma partição. Vamos então excluir a partição do disco selecionado (/dev/sdb1), usando o comando rm:

(parted) rm 1

Podemos agora verificar que a partição foi removida com sucesso:

(parted) print

Agora o disco está limpo, e pronto para receber novos esquemas de particionamento, como desejado. Caso não queiramos criar partições no momento, podemos simplesmente sair do parted

(parted) quit

É isso aí! Procedimento simples para verificação e exclusão de partições usando o utilitário parted. No próximo tutorial desta série vamos trabalhar com outro utilitário de particionamento e formatação de discos, desta vez um utilitário gráfico: o GParted.

Até!

Sobre Fábio dos Reis (1317 Artigos)
Fábio dos Reis trabalha com tecnologias variadas há mais de 25 anos, tendo atuado nos campos de Eletrônica, Telecomunicações, Programação de Computadores e Redes de Dados. É um entusiasta de Unix, Linux e Open Source em geral, adora Eletrônica e Música, e estuda idiomas, além de ministrar cursos e palestras sobre diversas tecnologias em São Paulo e outras cidades do Brasil.
Contato: Website

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*